O PAPEL DIAMANTE COMO QUADRO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE NÚMEROS RACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i8.6688

Palavras-chave:

Números racionais, Papel diamante, Registros de representação semiótica

Resumo

Ancorado nos estudos de Boaler et al. (2018), Cosenza e Guerra (2011) e Almouloud (2007) sobre, respectivamente, a importância da matemática visual para a aprendizagem, a capacidade do cérebro no processamento dos números e os registros de representação semiótica na perspectiva do filósofo e psicólogo francês Raymond Duval, estruturou-se um estudo de metodologia qualitativa no qual se buscou compreender como recursos didáticos sob uma pauta lúdica, equitativa e visual podem favorecer à aprendizagem de números racionais. Foi realizada uma atividade utilizando o papel diamante como quadro visual de registros de representação semiótica de números racionais, com ênfase nos registros fracionário, decimal, percentual e representação figural do conceito em estudo, a fim de exercitar habilidades voltadas a reconhecer as diferentes representações de um número racional - descritor do 9º ano da matriz de referência de 2001 do teste de matemática da prova SAEB. O papel diamante é um bom aliado à elucidação dos diferentes registros de números racionais, como também um espaço para efetuar transformações internas e externas ao registro, considerando as significações operatórias e os processos de conversão entre registros, tais manuseios são essenciais à compreensão e apreensão dos conceitos estudados. A pesquisa contribuiu para a busca por estratégias que visam despertar o interesse do aluno e gerar motivação pelo o que se aprende, dando significado e estreitando os laços com a realidade em que o estudante está inserido.

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Biografia do Autor

  • Daniela Costa dos Santos

    Ensino fundamental -primeiro grau, pela Escola de 1º e 2º Graus João Paulo II e ensino médio -segundo grau, pelo INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS BATALHA. Licencianda em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL/Campus Arapiraca.

  • José da Silva Barros

    Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. professor associado 4, Docente Orientador do PRP e Coordenador de Área do PIBID da Universidade Federal de Alagoas, Campus de Arapiraca . 

  • Luciano Pontes da Silva

    Doutoramento em Educação (PPGED-CNPq) na Universidade Federal de Sergipe - Campus São Cristóvão, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA-CNPq) pela mesma universidade. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Professor nas esferas municipais como professor da SEDUC-Alagoas e como professor substituto no Instituto Federal de Alagoas, IFAL - Campus Arapiraca. Formação e Prática Docente e Tecnologias Móveis Digitais da Informação e Comunicação, mais precisamente a Educação Estatística, quanto ao nível de Letramento, Pensamento e Raciocínio Estatístico e Educação Matemática. Atuante nos grupos de pesquisa NeuroMAHT (IFS-CNPq) e NUCA (UFS-CNPq). Bolsista da Capes no Nível de Doutorado.

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Publicado

13/08/2025

Como Citar

O PAPEL DIAMANTE COMO QUADRO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE NÚMEROS RACIONAIS. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(8), e686688. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i8.6688