UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE A APLICAÇÃO DO MARKETING INVISÍVEL COMO FERRAMENTA PUBLICITÁRIA EM PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS

Autores

  • Patrick Hernanne Leonel Alves
  • Luiz Felipe Piai Silva Ferreira
  • Júlio Afonso Alves Dutra

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.6915

Palavras-chave:

Marketing invisível, Cinema, Estratégia, Publicidade, Propaganda

Resumo

O presente artigo visa à discussão teórica do conceito de “marketing invisível” no processo estratégico da publicidade e propaganda, com ênfase na sua aplicabilidade em produções cinematográficas. O estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, buscando identificar formatos e possibilidades de estruturação estratégica do marketing invisível, analisando suas vantagens e desvantagens para as organizações e para os clientes. O marketing invisível está diretamente relacionado ao marketing tradicional, que tem como objetivo a divulgação de produtos e a influência na escolha do consumidor, mas diferencia-se por sua natureza sutil, pois busca influenciar e atrair o consumidor sem que o produto ou o serviço exibido seja o foco principal da obra. Para o sucesso dessa estratégia, é necessário que o espectador construa, durante a obra cinematográfica, uma imagem positiva da marca. Para isso, devem ser avaliados, por parte das empresas, o processo produtivo da obra cinematográfica, o público-alvo e a mensagem que o filme pretende transmitir ao espectador. Caso a obra apresente posições controversas perante o público, gerando sensações negativas, há o risco de que a imagem da marca exibida também seja avaliada de forma negativa.

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Biografia do Autor

  • Patrick Hernanne Leonel Alves

    Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG – Unidade Frutal MG. 

  • Luiz Felipe Piai Silva Ferreira

    Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG – Unidade Frutal MG. 

     

  • Júlio Afonso Alves Dutra

    Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG – Unidade Frutal MG. 

     

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Publicado

03/11/2025

Como Citar

UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE A APLICAÇÃO DO MARKETING INVISÍVEL COMO FERRAMENTA PUBLICITÁRIA EM PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(11), e6116915. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.6915