UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE A APLICAÇÃO DO MARKETING INVISÍVEL COMO FERRAMENTA PUBLICITÁRIA EM PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.6915Palavras-chave:
Marketing invisível, Cinema, Estratégia, Publicidade, PropagandaResumo
O presente artigo visa à discussão teórica do conceito de “marketing invisível” no processo estratégico da publicidade e propaganda, com ênfase na sua aplicabilidade em produções cinematográficas. O estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, buscando identificar formatos e possibilidades de estruturação estratégica do marketing invisível, analisando suas vantagens e desvantagens para as organizações e para os clientes. O marketing invisível está diretamente relacionado ao marketing tradicional, que tem como objetivo a divulgação de produtos e a influência na escolha do consumidor, mas diferencia-se por sua natureza sutil, pois busca influenciar e atrair o consumidor sem que o produto ou o serviço exibido seja o foco principal da obra. Para o sucesso dessa estratégia, é necessário que o espectador construa, durante a obra cinematográfica, uma imagem positiva da marca. Para isso, devem ser avaliados, por parte das empresas, o processo produtivo da obra cinematográfica, o público-alvo e a mensagem que o filme pretende transmitir ao espectador. Caso a obra apresente posições controversas perante o público, gerando sensações negativas, há o risco de que a imagem da marca exibida também seja avaliada de forma negativa.
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