A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i12.7058Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Revisão Sistemática da Literatura, Cálculo, Ensino superiorResumo
O Cálculo Diferencial e Integral, comumente presente nas grades curriculares de cursos de Engenharia, Matemática e Tecnologia da Informação, costuma ter taxas altas de reprovação na Educação Superior. Sabendo que a Inteligência Artificial (IA) vem se popularizando, oferecendo suporte a múltiplas aplicações, é importante entender como ela pode auxiliar no ensino-aprendizagem desse componente curricular, de modo a auxiliar na redução das taxas de insucesso. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) para investigar o uso de ferramentas de IA no ensino-aprendizagem de Cálculo, buscando responder a três Questões de Pesquisa (QPs): (QP1) “Quais são as metodologias que utilizam IA para o ensino-aprendizagem de Cálculo?”; (QP2) “Quais são os principais benefícios do uso de IA para o ensino-aprendizagem de Cálculo?”; (QP3) “Quais são as principais dificuldades do uso de IA para o ensino-aprendizagem de Cálculo?”. Os resultados apontam para o uso de diferentes metodologias (QP1), como: o uso de Large Language Models (LLMs), como ChatGPT, MathGPT e Gemini. Os benefícios do uso de IA (QP2) incluem a autonomia dos estudantes e o aumento do engajamento. No tocante às dificuldades (QP3), foram informados problemas, como erros produzidos pela IA e dependência da IA.
Downloads
Referências
ARAÚJO DE OLIVEIRA , M. C.; RIBEIRO RAAD, M. . A existência de uma cultura escolar de reprovação no ensino de Cálculo. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 61, p. 125–137, 2012. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.260. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/260. Acesso em: 3 dez. 2025. DOI: https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.260
CAVASOTTO, M.; VIALI , L. Dificuldades na aprendizagem de cálculo: o que os erros podem informar. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 59, p. 15–33, 2011. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.276. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/276. Acesso em: 3 dez. 2025. DOI: https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.276
CROMPTON, Helen; BURKE, Diane. Artificial intelligence in higher education: the state of the field. Education and Information Technologies, v. 28, p. 1–23, 2023. DOI: 10.1186/s41239-023-00392-8. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1186/s41239-023-00392-8. Acesso em: 3 dez. 2025.
CRUZ, João Pedro; OLIVEIRA, M. Paula de Sousa; CAÇÃO, Isabel. Teaching and learning calculus with ChatGPT: Benefits and limitations. In: International Conference of Education, Research and Innovation, 16., Online. Anais [...]. Sevilha, Espanha: IATED Digital Library, p. 456-463, 2023. DOI: 10.21125/iceri.2023.0175. Disponível em https://library.iated.org/view/CRUZ2023TEA. Acesso em: 3 dez. 2025. DOI: https://doi.org/10.21125/iceri.2023.0175
DE MARIA, Otoniel Soares. Cálculo diferencial no Ensino Médio: noções de limites, derivadas e aplicações. 2013 63f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN, 2013. Disponível em: https://ppgmat.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/58/2016/02/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Otoniel-Soares.pdf. Acesso em: 3 dez. 2025.
FONTES, Líviam Santana; GONTIJO, Cleyton Hércules. O ensino de Cálculo nas universidades brasileiras e a compreensão do conceito de limite. VIDYA, Santa Maria (RS, Brasil), v. 42, n. 2, p. 165–180, 2022. DOI: 10.37781/vidya.v42i2.4242. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4242. Acesso em: 3 dez. 2025. DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4242
GONÇALVES, Etereldes Júnior. Projeto de nivelamento em Matemática: uma proposta para diminuir o índice de reprovação em Cálculo 1 nas engenharias. Revista de Ensino de Engenharia, v. 37, n. 3, 2018. DOI: 10.5935/2236-0158.20180026. Disponível em: https://revista.abenge.org.br/index.php/abenge/article/view/1115. Acesso em: 3 dez. 2025.
JUNG-KYUNG, Lee; HYEON-JIN, Kim. Teaching Calculus in Universities for Artificial Intelligence. Cultura e Convergência, v. 45, n. 10, p. 191-203, 2023. Disponível em: https://www.kci.go.kr/kciportal/ci/sereArticleSearch/ciSereArtiView.kci?sereArticleSearchBean.artiId=ART003009102. Acesso em: 3 dez. 2025. DOI: https://doi.org/10.33645/cnc.2023.10.45.10.191
JUNIOR, Wilson Rodrigues Lima; LONGHINI, Tatielle Menolli; DA SILVA, Willerson Custódio. Impactos de projeto de ensino para melhoria dos índices de reprovação no ciclo básico em curso de engenharia. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 19, n. 55, p. 117-135, 2023. DOI: 10.3895/rts.v19n55.14339. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14339. Acesso em: 3 dez. 2025. DOI: https://doi.org/10.3895/rts.v19n55.14339
KITCHENHAM, Barbara. Procedures for performing systematic reviews. Technical report, Keele, UK, v. 33, n. 2004, p. 1-26, 2004. Disponível em https://www.inf.ufsc.br/~aldo.vw/kitchenham.pdf. Acesso em: 3 dez. 2025.
MEDINA, José Miguel Garcia; DOS PASSOS MARTINS, João Paulo Nery. A era da inteligência artificial: as máquinas poderão tomar decisões judiciais. Revista dos Tribunais, v. 1020, 2020. Disponível em: https://www.oasisbr.ibict.br/vufind/Record/STJ1_ae42996fe7f98b45a4483fa6084a03db. Acesso em: 3 dez. 2025.
MENDES, L. O. R.; JOLANDEK, E. G.; LUZ, J. A. da; PEREIRA, A. L. O uso da Inteligência Artificial no ensino de Cálculo Diferencial e Integral: reflexões sobre erros e posicionamento crítico. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 9, n. 25, p. 135–149, 2024. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1075. Acesso em: 3 dez. 2025.
PEREIRA, Matheus Vinícius Costa. Análise sobre os índices de reprovação nos cursos de cálculo I da UFERSA. 2018. 9 f. Monografia (Graduação em Ciência e Tecnologia) – Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/items/f4619d84-c4bb-4f53-b3ac-1ff7a1ae0000. Acesso em: 3 dez. 2025.
PORTILLO, Roberto; ALVARADO, Alberth. Plenary: The Impact of AI Tools on Student Learning in Integral Calculus: A Case Study of Latin American Students. In: IEEE Engineering Education World Conference, 16. On-line. Anais [...]. Montevideo, Uruguay: IEEE, 2025. p. 1-2. DOI: 10.1109/EDUNINE62377.2025.10981379. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/10981379. Acesso em: 3 dez. 2025. DOI: https://doi.org/10.1109/EDUNINE62377.2025.10981379
SERHAN, Derar; WELCOME, Natalie. Integrating ChatGPT in the Calculus Classroom: Student Perceptions. International Journal of Technology in Education and Science, v. 8, n. 2, p. 325-335, 2024. DOI: 10.46328/ijtes.559. Disponível em https://ijtes.net/index.php/ijtes/article/view/1734. Acesso em: 3 dez. 2025. DOI: https://doi.org/10.46328/ijtes.559
SICHMAN, Jaime Simão. Inteligência Artificial e sociedade: avanços e riscos. Estudos Avançados, v. 35, n. 101, p. 37–50, 2021. DOI: 10.1590/s0103-4014.2021.35101.004 Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/c4sqqrthGMS3ngdBhGWtKhh. Acesso em: 3 dez. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.004
SOUZA, Maria Eduarda Ferreira; SOUSA, Reudismam Rolim de; GONÇALVES, Samara Martins Nascimento. A Inteligência Artificial no ensino superior na visão discente: uma revisão sistemática da literatura. Revista Científica Multidisciplinar, [S. l.], v. 6, n. 7, p. e676611, 2025. DOI: 10.47820/recima21.v6i7.6611. Disponível em https://recima21.com.br/recima21/article/view/6611. Acesso em: 3 dez. 2025. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6611
STEWART, James. Cálculo. 7. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014. Disponível em https://www.amazon.com.br/C%C3%A1lculo-1-James-Stewart/dp/8522112584. Acesso em: 3 dez. 2025.
TALL, David. Students’ difficulties in calculus. In: TALL, David (ed.). Advanced Mathematical Thinking. Dordrecht: Springer, 1993. p. 43–62. Disponível em: https://scispace.com/pdf/students-difficulties-in-calculus-plenary-presentation-in-5f6b615gby.pdf. Acesso em: 3 dez. 2025.
TORRES-PEÑA, Roberto Carlos; PEÑA-GONZÁLEZ, Darwin; CHACUTO-LÓPEZ, Ellery; ARIZA, Edwan Anderson; VERGARA, Diego. Updating calculus teaching with AI: A classroom experience. Education Sciences, v. 14, n. 9, p. 1019, 2024. DOI: 10.3390/educsci14091019. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/14/9/1019. Acesso em: 3 dez. 2025. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci14091019
WONG, Shiau Foong; MAHMUD, Malissa Maria; SAN WONG, Shiau. Balancing AI and Autonomy: The Role of AI in Enhancing Calculus Education. In: International Conference on Information Technology and Education Technology, 6. Online. Anais [...]. Chengdu, China: IEEE, 2025. p. 16-21. DOI: 10.1109/ITET65804.2025.11100716. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/11100716. Acesso em: 3 dez. 2025. DOI: https://doi.org/10.1109/ITET65804.2025.11100716
ZHANG, Xiaohui. An Innovative Model of Higher Mathematics Curriculum Education Incorporating Artificial Intelligence Technology. Applied Mathematics and Nonlinear Sciences, v. 9, n. 1, p. 1-16, 2024. DOI: 10.2478/amns.2023.2.01524. Disponível em: https://amns.sciendo.com/article/10.2478/amns.2023.2.01524. Acesso em: 3 dez. 2025. DOI: https://doi.org/10.2478/amns.2023.2.01524
ZHANG, Yingying. Teaching Innovation and Practice of Advanced Mathematics Course Enabled by AI. In: International Conference on Big Data and Informatization Education, 25., On-line. Anais [...]. Suzhou China: ACM Digital Library, 2025. p. 67-75. DOI: 10.1145/3729605.3729618. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3729605.3729618. Acesso em: 3 dez. 2025. DOI: https://doi.org/10.1145/3729605.3729618
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.








