O IMPACTO DA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE NA PERCEPÇÃO DE VALOR DA MARCA PESSOAL: UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA BASEADA EM MARKETING SENSORIAL E ENCANTAMENTO

Autores

  • Mariana Débora Araújo Costa Ruiz

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i8.6708

Palavras-chave:

Marca Pessoal, Experiência do cliente, Percepção de valor

Resumo

Em um cenário extremamente competitivo, com milhares de profissionais com competências semelhantes disputando o mesmo mercado, somado a grande transformação digital ocorrida nos últimos anos e o advento da inteligência artificial que está alterando completamente as relações de trabalho, tornou-se essencial compreender como fortalecer a própria marca pessoal daqueles que almejam posições de destaque em suas carreiras. Esse artigo visa analisar como a gestão da experiência do cliente e o marketing sensorial podem contribuir para o aumento da percepção de valor e diferenciação da marca pessoal. A metodologia utilizada baseou-se em uma revisão bibliográfica e documental. Os resultados desse estudo indicam que, além da gestão das competências técnicas, dos atributos, da comunicação e das presenças — online e offline —, é indispensável que o profissional também gerencie estrategicamente as experiências que oferece. Isso promove encantamento, gera conexão emocional e contribui diretamente para a fidelização. A experiência sensorial em cada ponto de contato, aliada às estratégias de marca pessoal, não somente consolida o posicionamento, como se torna um diferencial competitivo, uma vez que cada interação deixa uma impressão significativa na percepção da marca pessoal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana Débora Araújo Costa Ruiz

    Pb Academy.

Referências

AAKER, D. A. Managing brand equity: capitalizing on the value of a brand name. New York: Free Press, 1991.

BARRIOS, L. Marketing sensorial: estratégias para estimular os sentidos no ponto de venda. São Paulo: Atlas, 2012.

BATEY, M. Brand meaning. New York: Routledge, 2010.

BRANDGYM. História do branding. [S. l.]: Brand Gym, 2020. Disponível em: https://brandgym.com.br/historia-do-branding/ Acesso em: 15 mar. 2025.

CAETANO NEGÓCIOS E MARCAS. Branding: como tudo começou. Caetano Branding, 2021. Disponível em: https://caetanobranding.com.br/branding-como-tudo-comecou/. Acesso em: 15 mar. 2025.

COCKERELL, D. Os segredos da Disney para encantar e fidelizar seus clientes. São Paulo: Buzz, 2021.

DAUCÉ, B.; RIEUNIER, S. Le marketing sensoriel du point de vente. Recherche et Applications en Marketing, v. 17, p. 45–65, 2002. DOI: https://doi.org/10.1177/076737010201700408

GABRIEL, C. Os 3 Vs do marketing de experiência. Rock Content Blog, 2018. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-de-experiencia/. Acesso em: 15 maio 2025.

KRISHNA, A. Sensory marketing: research on the sensuality of products. New York: Routledge, 2012.

LINDSTROM, M. Brandsense: a marca multissensorial. Rio de Janeiro: BestSeller, 2012.

MORAES, R. de. O marketing e a arte do luxo na era da experiência: e inspirações para outros segmentos. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.

ODIN, S. A vaca roxa: como transformar o seu negócio e se destacar dos concorrentes. Rio de Janeiro: Best Business, 2003.

PETERS, T. The brand called you. [S. l.]: Fast Company, 1997. Disponível em: https://www.fastcompany.com/28905/brand-called-you. Acesso em: 10 maio 2025.

RIES, A.; TROUT, J. Positioning: the battle for your mind. New York: McGraw-Hill, 1981.

SALGADO, J. V. D. Brasil tem um advogado para cada 164 habitantes. Jornal Jurid, 2023. Disponível em: https://www.jornaljurid.com.br/noticias/brasil-tem-um-advogado-para-cada-164-habitantes. Acesso em: 25 fev. 2025.

SCHEFFER, M. Brasil terá mais médicos por habitantes do que EUA em 2025. Jornal da USP, 1ª ed, 2025. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/brasil-tera-mais-medicos-por-habitantes-em-2025-o-que-e-sinal-de-alerta-para-ausencia-de-planejamento/. Acesso em: 25 fev. 2025.

SCHIFFMAN, H. R. Sensation and perception. 6. ed. New York: Wiley, 2005.

SCHMITT, B. H. Gestão da experiência do cliente: uma revolução no relacionamento com os consumidores. Porto Alegre: Bookman, 2004.

SMITH, W. Product differentiation and marketing strategies. The Journal of Marketing, v. 21, p. 3–8, jul. 1956. In: Reeditado em: Marketing Management, v. 4, p. 63–68, 1995. DOI: https://doi.org/10.1177/002224295602100102

SPANGENBERG, E. R.; CROWLEY, A. E.; HENDERSON, P. W. Improving the store environment: do olfactory cues affect evaluations and behaviors? Journal of Marketing, v. 60, n. 2, p. 67–80, 1996. DOI: https://doi.org/10.1177/002224299606000205

Publicado

17/08/2025

Como Citar

O IMPACTO DA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE NA PERCEPÇÃO DE VALOR DA MARCA PESSOAL: UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA BASEADA EM MARKETING SENSORIAL E ENCANTAMENTO. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(8), e686708. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i8.6708