TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DO MODELO TRADICIONAL DE ENSINO

Autores

  • Fabiano Rodrigues de Oliveira MUST University

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v7i1.7118

Palavras-chave:

Tecnologias educacionais, Ensino tradicional, Educação contemporânea

Resumo

Este estudo tem como propósito investigar a importância das tecnologias educacionais na renovação das práticas de ensino tradicional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, apoiada em autores que discutem o papel das ferramentas digitais no cenário educacional atual. A escolha do tema decorre da expansão do uso de recursos tecnológicos nas escolas e de seu potencial para modificar a dinâmica da sala de aula, tornando o processo educativo mais interativo, acessível, flexível e consonante com as demandas formativas do século XXI.O emprego pedagógico das tecnologias possibilita a diversificação das metodologias, incentiva a autonomia dos estudantes, amplia as formas de acesso à informação e favorece aprendizagens mais contextualizadas e significativas. Além disso, contribui para a inclusão educacional ao atender distintos ritmos e perfis de aprendizagem, ao mesmo tempo em que fortalece competências digitais essenciais à participação crítica na sociedade contemporânea. Os resultados da pesquisa indicam que, embora ofereçam inúmeros benefícios, as tecnologias educacionais ainda enfrentam desafios no processo de transformação do ensino, tais como a necessidade de formação continuada dos docentes, limitações de infraestrutura em algumas instituições e resistências às mudanças nas práticas pedagógicas. Conclui-se que, quando planejadas de maneira intencional e integradas ao currículo, as tecnologias constituem aliadas fundamentais à inovação pedagógica, promovendo não apenas a qualificação do ensino, mas também o desenvolvimento social, ao preparar os estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABREU, M. T. C. et al. A importância da didática no processo de formação de professores. Londrina: Sorian, 2022. v. 1. p. 11–21.

AGUIAR, A. A. R. M.; FERREIRA, L. C.; SAMPAIO, R. A. G.; DE SOUSA, J. M.; DE FREITAS MARIANO, E. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Florianópolis: Editora Licuri, 2023. p. 33-50. Disponível em: https://editoralicuri.com.br/index.php/ojs/article/view/189 DOI: https://doi.org/10.58203/Licuri.83152

ALMEIDA, R.; ARAÚJO, S. Aplicativos educacionais na Educação Infantil: impactos no desenvolvimento cognitivo. Revista de Tecnologia Educacional, v. 15, n. 2, p. 45-60, 2020.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso Editora, 2017.

BATISTA, L. A.; CARDOSO, M. D. D. O. Educação Inclusiva: desafios e percepções na contemporaneidade. Revista Educação Pública, v. 20, n. 44, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/44/educacao-inclusiva-desafios-epercepcoes-na-contemporaneidade

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/

BRUNER, J. Actos de significado: más allá de la revolución cognitiva. Madrid; Alianza Editorial, 1991. 153 p. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1218712

BUENO, W. O.; SILVA, KLEYFTON S. da. Metodologias ativas para o ensino de matemática: potencialidades e desafios. In: NAÍOLA, P. M.; GUILHERME, W. D.; MELLO, R. G. (org.). Aprendizagem e tecnologia. Rio de Janeiro, RJ: e-Pub, 2022. v. 1. 514 p. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2326

CAMILO, T. J. Alguns desafios da educação no século XXI. Revista Primeira Evolução, São Paulo, v. 1, n. 28, p. 67-71, 2022. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/249

CARVALHO, J. P. Tecnologias educacionais o porquê devemos utilizá-las em sala de aula: usos, caminhos e possibilidades. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2025. Disponível em: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1092

COMENIUS, I. A. Didactica Magno. Tradução: Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. v. 1. Ebook

COSTA JÚNIOR, J. F. As Metodologias Ativas no processo de Ensino/Aprendizagem e a autonomia docente: um breve estudo sob a ótica de John Dewey. In: Traços e Reflexões Educação e Ensino. Formiga, MG: Editora Uniesmero, 2022. v. 5, p. 1–127.

DA SILVA DIAS, E. P. Dificuldades e Estratégias na Adoção de Tecnologias Educacionais: Um Estudo Comparativo entre a Escola Particular e a Escola Pública, no Distrito Federal, Brasil, no Período de 2022 e 2023. Tese (Doutorado). Rebena Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 10, Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 10, 2025.. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/333

DA SILVA, P. C.; COUTINHO, D. J. G. Tecnologias na Gestão Escolar: Inovações e desafios no contexto educacional contemporâneo. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 11, n. 3, p. 2134-2151, 2025. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/18546 DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18546

DE ARAÚJO, R. B. Integração das tecnologias digitais, o currículo escolar e a formação de professores: necessidades emergentes no cenário educacional. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 17, n. 1, p. e7129-e7129, 2025. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/7129 DOI: https://doi.org/10.55905/cuadv17n1-001

DIAS, E. M. Desafios da educação no século XXI: crise global do aprendizado, exclusão escolar e obsolescência diante da evolução tecnológica. Revista IberoAmericana de Humanidades, Ciências e Educação - REASE. São Paulo, v. 9, n. 07, jul. p. 995-1020, 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10654 DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10654

FARIAS, P. C. B. de et al. Desafios da docência no Ensino Superior: prática docente, ensino remoto, tecnologias de informação e comunicação e currículo. In: ALMEIDA, Elzenir Pereira de Oliveira; SOUSA, Milena Nunes Alves. Preparação Pedagógica: concepções para a prática educativa no Ensino Superior. [S. l.]: Editora Licuri, 2023. 2023. Disponível em: https://editoralicuri.com.br/index.php/ojs/article/view/194 44.

FERRARINI, R.; SAHEB, D.; TORRES, P. L. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0102-77352019000200010&script=sci_arttext DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52ID15762

FREIRE, D. J. D. O uso das novas tecnologias nas séries iniciais do ensino fundamental sob o olhar de professores. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 1, p. 648-660, 2024. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12988 DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12986

GALLEGO, A.; KUO, A.; MANZANO, D.; FERNÁNDEZ-ALBERTOS, J. Technological risk and policy preferences. Comparative Political Studies, v. 55, n. 1, p. 60-92, 2022. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/00104140211024290 DOI: https://doi.org/10.1177/00104140211024290

GASPAR, M. V. Arqueologia e história de povos de línguas Karib: um estudo da tecnologia cerâmica. 2019. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/USP_930e4cd3dd39c450c5cdd0b6fb62315d.

GIL, A. C. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2002. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa__antonio_carlos_gil.pdf.

GONÇALVES, E. H.; OLIVEIRA, G. S.; GHELLI, K. G. M. As tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem da matemática na educação de jovens e adultos. Cadernos da FUCAMP, v. 16, n. 28, 2017. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/1345

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=ptBR&as_sdt=0%2C5&q=Lib%C3%A2neo%2C+J.C.%282013%29.+Did%C3%A1tica.+S%C3%A3o+Paulo%3A+Cortez%2C+2013&btnG

LOVATO, F. L., MICHELOTTI, A.; DA SILVA LORETO, E. L. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3690. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3690

MACHADO, M. D. M. N.; DOS SANTOS, M. P. M. O papel da tecnologia na transformação da educação contemporânea. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 1, p. 1510-1521, 2024. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13048 DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13048

MARINHO, G.; CUNHA, D.; SILVA, A.; SILVA, J. Novas tecnologias educacionais no ensino da Matematica: Desafios e possibilidades. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal da Paraíba, João Pessoa,2021. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/IFPB_36bcecc30297caff6122bc0a1ae4d049

MEINERZ, P. A educação e os valores no século XXI. RCMOS-Revista Científica Multidisciplinar O Saber, v. 1, n. 9, p. 108-117, 2021; Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/147 DOI: https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2021.147

MELLO, R. G. (org.). Enfoques práticos e teóricos na educação do Século XXI. Rio de Janeiro: RJ: e-Pub, 2022. v. 1. 514 p.

MODELSKI, D.; GIRAFFA, L. M.; CASARTELLI, A. D. O. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, v. 45, e180201, 2019. Disponível em. https://www.scielo.br/j/ep/a/qGwHqPyjqbw5JxvSCnkVrNC/ DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945180201

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran

OELKE, E. Criando um ambiente de aprendizagem motivador: o papel do professor na promoção do engajamento dos estudantes. Revista Ilustração, v. 4, n. 2, p. 137-144, 2023. Disponível em: https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/166 DOI: https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.166

OLIVEIRA, G. J. DE; PEREIRA, M. S. C. Uma reflexão sobre o Blended Learning no ensino aprendizagem à distância. In: NAÍOLA, P. M.; GUILHERME, W. D.; MELLO, R. G. (org.). Aprendizagem e tecnologia. Rio de Janeiro, RJ: e-Pub, 2022. v. 1. 514 p.

PEREIRA, F. V.; DE LIMA, F. J.; ALVES, F. R. V. Desafios e possibilidades do curso de Licenciatura em Matemática e a Formação inicial docente: Uma reflexão a partir da revisão Sistemática de Literatura (RSL). REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 12, p. e24019-e24019, 2024. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16411

PEREIRA, M. S. N.; ALENCAR, E. M. L. S. A Educação no século XXI e o seu papel na promoção da criatividade. Revista Psicologia e Educação, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2018. Disponível em: https://psicologiaeeducacao.ubi.pt/Ficheiros/ArtigosOnLine/2018N1/V1N1online/1.%20V1N1online2018.pdf

SANTOS, B. D.; RADTKE, M. L. Inclusão digital: reflexões sobre a formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 327-343.

SANTOS, George Franca dos; HONORATO, Janaine. Usos de tecnologias educacionais na educação de estudantes surdos. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 11, n. 1, e0240007, 2024. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14690 DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240007

SANTOS, V. G. D.; ALMEIDA, S. E. D.; ZANOTELLO, M. A sala de aula como um ambiente equipado tecnologicamente: reflexões sobre formação docente, ensino e aprendizagem nas séries iniciais da educação básica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 252, p. 331-349, 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S217666812018000200331&script=sci_abstract DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i253.3439

SILVA, M. J.; DE CARVALHO JUNIOR, R. N. Tecnologias Digitais: O uso da abordagem tecnológica em favor da cultura digital. Epitaya E-books, [S. l.], v. 1, n. 95, p. 95-112, 2025. Disponível em : https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025783p95 DOI: https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025783p95

SILVA, M.; NASCIMENTO, C. O. C. D.; ZEN, G. C. Didática: abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: Edufba, 2019. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/333.

VIEIRA, L. F. C.; MEDEIROS, C. G. Metodologias ativas: práticas docentes no ensino médio, no Instituto Federal do Pará. REPI - Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 4, p. 1–15, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7900.

Publicado

25/12/2025

Como Citar

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DO MODELO TRADICIONAL DE ENSINO. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 7(1), e717118. https://doi.org/10.47820/recima21.v7i1.7118