A TRANSVERSALIDADE DO EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE TEÓRICA SOBRE AS DEMANDAS DO MUNDO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i12.7120Palavras-chave:
Educação, Mercado de trabalhoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a importância da inserção de competências empreendedoras nos currículos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), considerando as transformações do mercado de trabalho contemporâneo. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo revisão bibliográfica, fundamentado em levantamento nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e BDTD, utilizando descritores como "Empreendedorismo" e "Mercado de Trabalho". A discussão fundamenta-se em autores seminais como Schumpeter (1984), McClelland (1987) e Drucker (1985), dialogando com a legislação educacional vigente (LDB e BNCC). Ficou compreendido que o ensino do empreendedorismo, quando focado em características comportamentais e na formação omnilateral, instrumentaliza o discente para a incerteza do mercado contemporâneo. Conclui-se que a modernização curricular é essencial para desenvolver a autonomia e o pensamento crítico, superando a visão tecnicista.
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