CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA DE KÖPPEN NA ZONA DA MATA PERNAMBUCANA – BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.312

Palavras-chave:

Clima, Zona da Mata Pernambucana, Brasil

Resumo

O método da classificação climática de Köppen é pouca aplicação em áreas de estudos agrícolas, devido as enormes extensões das escalas de plantio em que são usadas. Tem-se como objetivo realizar a classificação climática utilizando-se o modelo do aplicativo de Köppen para a área da Zona da Mata Pernambucana com a elaboração de gráficos e tabelas. Utilizou-se dos valores da temperatura média do ar dos últimos 67 anos estimados pelo software Estima_T para os 44 municípios que formam a Zona da Mata Pernambucana. As classificações climáticas resultantes demonstraram sensibilidade à orografia local, aos índices pluviais e as flutuações das temperaturas médias. O modelo de classificação de Köppen identificou duas características climáticas: do tipo climático Am em 12 municípios e o tipo climático As predominando em 32 municípios. A altitude é uma componente de controle climático, pois devido ao efeito da gravidade, a densidade da atmosfera diminui com a altura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Mainar de Medeiros, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil

 

Pós-doutorado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Romildo Morant de Holanda, Universidade Federal Rural de Pernambuco

DepartamentodeTecnologia Rural

Manoel Vieira de França, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Tecnologia Rural

Luciano Marcelo Fallé Saboya, Universidade Federal de Campina Grande

Departamento deEngenharia de Agricultura

Fernando Cartaxo Rolim Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departameno de Tecnologi Rural

Wagner Rodolfo de Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Universidade Estácio de Sá, Brasil

Downloads

Publicado

11/06/2021

Como Citar

Medeiros, R. M. de, Holanda, R. M. de ., França, M. V. de, Saboya, L. M. F., Rolim Neto, F. C., Araújo, W. R. de, & Pereira , M. L. F. (2021). CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA DE KÖPPEN NA ZONA DA MATA PERNAMBUCANA – BRASIL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(5), e25312. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.312