O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR CONTEMPORÂNEO: O CROSS MERCHANDISING E AS ESTRATÉGIAS DAS REDES DE VAREJO PARA O CRESCIMENTO DAS VENDAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.432

Palavras-chave:

Consumo. Ponto de venda. Cross merchandising. Trade Marketing.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as constantes mudanças no comportamento de compras das sociedades contemporâneas por meio da influência da cultura do consumo, a qual propõe um agrupamento de regras submetidas ao encadeamento dos negócios, assim como ampliação do fascínio das pessoas por acúmulo de bens materiais e da criação de sociedades capitalistas, valendo-se da liberdade das escolhas dos indivíduos, conforme elucidadas em várias literaturas ao longo deste trabalho. O estudo visa esmiuçar os benefícios auferidos pelo varejo, tendo como foco as redes de supermercados com a gestão feita em diferentes categorias de produtos e tendo o cross merchandising como uma das alavancas para o impulsionamento de itens que se associam e se complementam em suas mais variadas utilizações, por meio do uso da gestão de planogramas que viabilizem as melhores tomadas de posição em relação ao olhar dos consumidores às suas gôndolas, construindo as ações elaboradas no layout dos pontos de vendas em referência às estratégias de merchandising de modo a facilitar e influenciar os melhores resultados do shopper em relação as suas escolhas.

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Biografia do Autor

Silas da Silva Franco, Unigranrio

Graduado em Sistemas de Informação e Marketing Estratégico pela UNESA, Bacharel em Administração pela UNIGRANRIO, pós graduado em Gestão de Negócios pela UNESA e Mestre em Humanidade, Culturas e Artes pela UNIGRANRIO. Coordenador dos cursos de Gestão Comercial e Marketing. Atuou nas áreas comercial/marketing em empresas como a Kibon, Danone e Polenghi. Palestrante e consultor.

Paulo Roberto de Sant'Anna, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Ciências Contábeis - Faculdades Integradas Simonsen (1983), graduação em Administração - Faculdades Integradas Simonsen (2008), Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Grande Rio (2000), Mestrado em Sistema de Gestão- UFF (2011) , Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2013) e Pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense-2016, membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, membro da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, Fez parte da Comissão Própria de Avaliação -CPA 2004/2020 da Unigranrio, Fez parte da Comissão Assessora da Área de Ciências Contábeis-INEP Enade /2015. Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - Portaria nº 483, de 04 de junho de 2018. atualmente professor Associados da Universidade Federal Fluminense tem experiência nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Ciências econômicas atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia da Informação, Governança Corporativa, Gestão Financeira , Contabilidade e Administração de Empresa.

Marcelo Fonseca Marques, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Profissional graduado em Administração de Empresas pela Centro Universitário da Cidade (2006). Especialização em QSMS - Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde ON e OFFshore na Universidade Castelo Branco (2016). Mestrando em Administração de Empresas pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Experiência de mercado marcada por 20 anos de atuação na área de Recursos Humanos (e seus subsistemas) em empresas de consultoria, indústria e comércio. Professor convidado dos cursos de pós graduação e MBA da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Professor/tutor do curso de MBA na Escola de Negócios da Faculdade Unyleya.

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Publicado

11/07/2021

Como Citar

Franco, S. da S., Sant’Anna, P. R. de, & Marques, M. F. (2021). O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR CONTEMPORÂNEO: O CROSS MERCHANDISING E AS ESTRATÉGIAS DAS REDES DE VAREJO PARA O CRESCIMENTO DAS VENDAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26432. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.432

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias