RISCOS DE INFECÇÃO POR COVID-19 PELOS CATADORES DE RESÍDUOS: REFLEXÕES À LUZ DE JEAN WATSON

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.433

Palavras-chave:

Catadores, Reciclagem, COVID-19, Prevenção de Doenças, Educação em Saúde

Resumo

Objetivou-se refletir sobre os riscos de infecção por Sars-CoV-2 no exercer da função dos catadores de resíduos e segurança destes por intermédio de ações de prevenção via orientações em saúde sob a perspectiva teórica de Jean Watson. Trata-se de um estudo de reflexão, cujos referenciais são a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, o tempo de atividade do coronavírus e a perspectiva teórica de Jean Watson. O conteúdo apresentado reflete sobre os riscos de infecção pelo Sars-CoV-2 aos quais os catadores estão sujeitos sobre duas vertentes categóricas, sendo elas: “A Política Nacional de Resíduos Sólidos em vigor no Brasil e a insegurança frente ao Sars-CoV-2” e “As ações de prevenção de infecção pelo Sars-CoV-2 por intermédio das orientações em saúde associada ao cotidiano dos catadores sob a perspectiva teórica de Jean Watson”. Conclui-se que os riscos aos quais os catadores estão sujeitos no exercício profissional são minimizados mediante o uso de equipamentos de proteção individual e pela lavagem e higienização das mãos, mas a conscientização destes indivíduos sobre a importância de se adotar medidas as preventivas de modo adequado deve ser realizada por intermédio de orientações em saúde ancoradas na Teoria do Cuidado Transpessoal, pois esta apresenta seu desenvolvimento partindo do sujeito para o sujeito.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Moraes dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira; Bióloga. Pós-graduada Lato Sensu em Controle de Infecção em Assistência à Saúde pela Universidade Federal Fluminense. Mestranda do programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense.

Fabiana Lopes Joaquim, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora e Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense. Professora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Controle de Infecção em Assistência à Saúde da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

09/07/2021

Como Citar

dos Santos, R. M., & Joaquim, F. L. . (2021). RISCOS DE INFECÇÃO POR COVID-19 PELOS CATADORES DE RESÍDUOS: REFLEXÕES À LUZ DE JEAN WATSON. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26433. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.433