A IMPORTÂNCIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Adriano Mello de Andrade Sem instituição https://orcid.org/0000-0002-2654-3375
  • Augusto Baade Accarino Yunes Rocha
  • Breno Carvalho Santos
  • Fernanda Larrúbia Marques Fundação CEDERJ
  • Marcel Mariano Neres

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.503

Palavras-chave:

impacto das transformações socioeconômicas trazidas pela criação

Resumo

Com o propósito de estudar o impacto das transformações socioeconômicas trazidas pela criação e expansão dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, este artigo tem por objetivo estabelecer uma análise acerca das mudanças que a presença das escolas técnicas federais tem provocado nos municípios do estado de São Paulo em termos de ampliação dos níveis de renda per capita da população. A metodologia adotada na pesquisa foi quantitativa e empírica, baseada na realização de um teste de diferença de médias, de um teste de hipóteses e de uma análise de regressão que permite a quantificação e inferência das variáveis utilizadas e a posterior análise dos dados correlatos. Os resultados observados dizem respeito à constatação de que a presença de Institutos Federais não está diretamente associada às alterações nos patamares de PIB per capita da população. Já os resultados concernentes à variável de controle de renda formal são significantes e fornecem evidências de que a sua presença em alguns municípios do estado de São Paulo está correlacionada às mudanças nos níveis de renda formal média da população local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Mello de Andrade, Sem instituição

Mestrando em Ciências Contábeis pela Fundação Instituro Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE), possui graduação em Gestão Pública e Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá, Pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Contabilidade Pública pela Universidade Cândido Mendes.

Augusto Baade Accarino Yunes Rocha

Mestrando em Ciências Contábeis pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE), graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá. Pós-graduado em Gestão Pública, com ênfase em Orçamento Público. Ocupa o cargo de Contador do quadro permanente de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Desde setembro de 2020, encontra-se cedido para a Agência Nacional do Cinema (ANCINE), lotado na Coordenação de Contabilidade.

Breno Carvalho Santos

Mestrando em Ciências Contábeis pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia.

Fernanda Larrúbia Marques, Fundação CEDERJ

Mestranda em Ciências Contábeis pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças - FUCAPE, graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Candido Mendes, MBA em Gestão Empresarial, Pós-graduada em Custos, em Docência do Ensino Superior e em Perícia Contábil. Contadora da Força Aérea Brasileira, Perita judicial - Tribunal de Justiça, Articuladora e Mediadora Acadêmica da Fundação CEDERJ/ UFRJ.

Marcel Mariano Neres

Mestrando em Ciências Contábeis pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE). Bacharel em Ciências Contábeis.

Downloads

Publicado

30/07/2021

Como Citar

Mello de Andrade, A., Baade Accarino Yunes Rocha, A., Carvalho Santos, B., Larrúbia Marques, F., & Mariano Neres, M. (2021). A IMPORTÂNCIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27503. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.503