ESTATÍSTICA - UMA FERRAMENTA CRUCIAL NO CONTROLE DA PANDEMIA DA COVID19: A REALIDADE DOS FATOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1311

Palavras-chave:

Palavras-chave: Matemática, Estatística, Dados, Gráficos, Porcentagem

Resumo

Com o surgimento do (SARS-COV-2), popularmente conhecido como Corona Vírus no final do ano de 2019 na província de Wuhan na China, países próximos tiveram de adotar medidas extremas. A Coréia do Sul ficou muito conhecido pela agilidade em que rastreou, quantificou e isolou cidadãos que haviam tido contato com pessoas supostamente infectadas. Mapeando e estratificando regiões, conseguiu de forma inequívoca, conter o surto que mais tarde devastaria o planeta.Com o passar do tempo, o patógeno foi descoberto no Brasil, no final do mês de fevereiro de 2020, onde um Homem vindo da Itália, traria com sigo o primeiro caso oficial registrado do país. Não demorou muito e dezenas, centenas e milhares de pessoas começaram a apresentar os sintomas da doença. As autoridades políticas e a medicina nunca se depararam com um problema desta natureza, medidas insanas foram tomadas, não haviam precedentes para se embasarem, como uma primeira resposta, fora atribuída um (lockdown), confinamento na tradução para o português, para que hospitais, médicos e enfermeiros pudessem se preparar para uma guerra, onde o inimigo era invisível, rápido e altamente transmissível. Neste caso, foi de suma importância a criação de dados estatísticos, amostragens, frequências e gráficos para um acompanhamento dos casos que subiam de forma exponencial. Neste contexto, esta pesquisa visa mostrar a importância da matemática estatística para uma resposta rápida no controle e na inoculação da doença. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ruiz Watzeck

Neuropsicopedagogo, Jornalista, Geógrafo, Professor, Matemático, Pedagogo, Escritor e Autor, Especialista em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental, Pós Graduado em Geoprocessamento, Georreferenciamento, Especialista em Docência do Ensino Superior e Pesquisador.

Referências

ANDRADE, E. L. Introdução à pesquisa operacional: métodos e modelos para análise de decisões. 4. ed. – Rio de Janeiro: LTC, 2009.

AZEVEDO, Paulo Roberto Medeiros de. Introdução à estatística [recurso eletrônico] / Paulo Roberto Medeiros de Azevedo. – 3. ed. – Natal, RN : EDUFRN, 2016.

COSTA, Paulo Roberto da. Estatística. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, Curso Técnico em Automação Industrial, 3. ed., 2011.

DIEHL, C.A; SOUZA, M.A.; DOMINGOS, L.E.C. O uso da estatística descritiva na pesquisa em custos: Análise do XIV Congresso Brasileiro de Custos. SEER UFRGS, Porto Alegre, v. 7, n. 12, 2º semestre 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/ConTexto/article/viewFile/11157/6605 . Acesso em: 03 jun. 2021.

FALCO, Javert; JUNIOR, Roberto. Estatística. Curitiba – PR, 2011

FREITAS, ARF; NAPIMOGA, MH; DONALISIO, MR. Análise da gravidade da pandemia de Covid-19; Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Saúde Coletiva, Campinas, SP, Brasil.

HUFF, D. Como mentir com estatística. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.

IGNÁCIO, S.A. Importância da Estatística Para o Processo de Conhecimento e tomada de decisão. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 118, p.175 – 192.jan./jun.2010.

LOPES, P. A. Entendendo a importância da estatística sem ser gênio, matemático ou bruxo. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/entendendo-a-importancia-da-estatistica-sem-ser-genio-matematico-ou-bruxo Acesso em: 04 jun. 2010.

MORETTIN, P. A. Introdução à estatística para ciências exatas. São Paulo: Atual, 1981.

Painel de casos de doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) no Brasil pelo Ministério da Saúde: disponível em www.covid.saude.gov.br

Site www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/01/25/tire-suas-principais-duvidas-sobre-o-coronavirus-que-se-espalha-pelo-mundo.htm (Acessado em 20/06/2021).

VIEIRA, S. Estatística básica. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

Downloads

Publicado

11/04/2022

Como Citar

Ruiz Watzeck, J. (2022). ESTATÍSTICA - UMA FERRAMENTA CRUCIAL NO CONTROLE DA PANDEMIA DA COVID19: A REALIDADE DOS FATOS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(4), e341311. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1311