ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO CUIDADO A PESSOAS HIPERTENSAS NO DOMICILIO: REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1320

Palavras-chave:

Hipertensão; Equipe Multiprofissional; visita domiciliar.

Resumo

Introdução: a tenção primária a saúde constitui-se como primeiro contato dos usuários com a saúde pública, e o responsável pela oferta de ações promocionais, preventivas e curativas a população, tendo o atendimento domiciliar crescido em decorrência das mudanças geográficas, epidemiológicas, sociais e culturais que vem se alastrando pelo cenário mundial, buscando uma proposta de cuidados que promova maior conforto e bem-estar as famílias, incluindo o público portador de doenças crônicas, como a Hipertensão Arterial Sistêmica. Objetivo: refletir acerca das estratégias utilizadas pela equipe multiprofissional de saúde no cuidado a hipertensos no âmbito domiciliar, e transcender uma reflexão relacionada as dificuldades prevalentes para esses pacientes. Método: trata-se de uma revisão narrativa. A busca ocorreu nas bases de dados: Lilacs, Bdenf e no portal da SciELO, com os critérios de inclusão, artigos publicados na integra que abordassem a temática, teses, dissertações, livros e documentos nos idiomas português, inglês e espanhol. Excluíram-se estudos duplicados, em idiomas diferentes dos selecionados e estudos disponíveis de forma paga. Resultados e discussão: Nesse contexto as estratégias comumente utilizadas foram as ações educativas através de rodas de conversas utilizando crachás personalizados e debates acerca dos referentes temáticos, promoção de saúde, prevenção de agravos, orientações de forma didática acerca de hábitos alimentares saudáveis, e enfatizando a importância do acolhimento em saúde. Conclusão: As estratégias implementadas pelas ESF são fundamentais, pois auxiliam no tratamento da HAS e proporciona uma melhora na qualidade de vida dos pacientes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gerson Pedroso de Oliveira

    Graduado na  UNINOFAFAPI, no curso odontologia formando-se em 2016. Pos Doc Centro de Pós Graduação e Aperfeiçoamento LTDA.

  • Rosângela Simões Gonçalves

    Mestre em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal. Doutoranda em Ciências da Saúde . Instituto Nacional de Saúde

  • Daniel Simões Gonçalves Castilho

    Graduado em Nutrição pelo Centro universitário CESMAC,. Especialista em nutrição clínica, esportiva, estética e fitoterápica

  • Yasmim Xavier Arruda Costa

    Graduação em Fisioterapia pela Universidade Potiguar, Natal, RN, Brasil

  • Fábio José Antônio da Silva

    Doutor em Educação Física. Universidade Norte do Paraná

  • Natalia Maria Chagas Evangelista

    Enfermeira graduada pela universidade de fortaleza. Universidade Federal do Ceará

  • Aline Souza de Castro

    Graduanda  de medicina do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (Uniceplac). Sou competente executiva com experiência em cargos na Universidade como Diretora de Intercâmbio Nacional da Uniceplac - International Federation of Medical Students Association, Diretora de Marketing da Associação das Ligas da Uniceplac - Alfa Uniceplac e Diretora de Extensão da Liga de Clínica Médica do Distrito Federal. Trabalho na equipe de projetos da Empresa Júnior de Medicina - Impulse MED. 

  • Tais Layane de Sousa Lima

    Graduanda do curso de Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG - Campus Cuité/PB). 

  • Weberton Dorásio Sobrinho

    Graduando de medicina pela Universidade de Rio Verde (UniRV) - Campus Goianésia, Goiás, Brasil.

  • Micaela Henriette Gaspar Souza

    Graduada em medicina pela UNICEUMA

  • Joao Bosco Martins de Sousa

    Graduando em Fisioterapia pela Universidade Potiguar - UnP

  • Martha Eliana Waltermann

    Mestra em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade. Universidade Luterana do Brasil

  • Danielle Cavalcante Cruz Almeida

    Graduanda em Medicina/ Universidade Ceuma

  • Allan Bruno Alves de Sousa Santos

    Graduando em enfermagem pela Faculdade de Educação São Francisco - FAESF

  • Julio Cesar Pereira da Silva

    Acadêmico de Enfermagem na Universidade Paulista - UNIP

Referências

BRASIL, M.S. Portaria GM/MS n 2.488 de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para Estratégia e Saúde da Família (ESF) e Programas de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

BRASIL, M.S. PORTARIA No 825, DE 25 DE ABRIL DE 2016 - Imprensa Nacional. Disponível em: <https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/22685962/do1-2016-04-26-portaria-n-825-de-25-de-abril-de-2016-22685827>. Acesso em: 27 mar. 2022.

CAIRES, E. S.; REMPEL, C.; MEDEIROS, C. R. G. AÇÕES DESENVOLVIDAS PARA PROMOVER A QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista de Atenção à Saúde, v. 16, n. 58, 15 abr. 2019.

CARVALHO FILHA, F. S. S.; NOGUEIRA, L. T.; MEDINA, M. G. Avaliação do controle de hipertensão e diabetes na Atenção Básica: perspectiva de profissionais e usuários. Saúde em Debate, v. 38, n. special, 2014.

DANTAS, R. C. DE O.; RONCALLI, A. G. Protocolo para indivíduos hipertensos assistidos na Atenção Básica em Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, p. 295–306, 1 jan. 2019.

EMERSON ELIAS MERHY. Saúde : cartografia do trabalho vivo em ato. São Paulo: Editora Hucitec, 2002.

FERREIRA, A. D. S.; ABRAHÃO, A. L. Produção do cuidado e a Educação Permanente na estratégia Saúde da Família: uma roda de conversa. Debates em Educação, v. 12, n. 27, p. 306, 22 jun. 2020.

FIGUEIREDO, N. N.; ASAKURA, L. Adesão ao tratamento anti-hipertensivo: dificuldades relatadas por indivíduos hipertensos. Acta Paulista de Enfermagem, v. 23, n. 6, p. 782–787, 2010.

LOPES VIEIRA, L. et al. ASSOCIAÇÃO ENTRE HÁBITOS ALIMENTARES E DE VIDA DE IDOSOS HIPERTENSOS USUÁRIOS DE UMA FARMÁCIA MUNICIPAL. Revista de Atenção à Saúde, v. 19, n. 70, 9 fev. 2022.

ROTHER, E. T. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, p. v–vi, jun. 2007.

SANTOS, F. P. DOS A.; NERY, A. A.; MATUMOTO, S. A produção do cuidado a usuários com hipertensão arterial e as tecnologias em saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 47, n. 1, p. 107–114, fev. 2013.

SANTOS, H.A; GOMES, S.C.S; LIMA, R.J.C.P. EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA NO CUIDADO COM IDOSOS HIPERTENSOS. Pesquisa em foco, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 221 - 228, 4 jul. 2018.

SIQUEIRA, J. B. de V.; CEOLIN, T.; CEOLIN, S.; MINUTO, J. do C.; OLIVEIRA, S. G.; OLIVEIRA, A. D. L. de. USO DE PLANTAS MEDICINAIS POR HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DE UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA RURAL. Revista Contexto & Saúde, [S. l.], v. 17, n. 32, p. 33–45, 2017. DOI: 10.21527/2176-7114.2017.32.33-45. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoesaude/article/view/6613. Acesso em: 27 mar. 2022.

Downloads

Publicado

13/04/2022

Como Citar

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO CUIDADO A PESSOAS HIPERTENSAS NO DOMICILIO: REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(4), e341320. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1320