MULTIMODALIDADE EM LIVRO DIGITAL: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM EM PLATAFORMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.157

Palavras-chave:

Textos Multimodais, Metafunção Representacional, Livros Digitais., Imagens

Resumo

Com a expansão dos usos da tecnologia, houve espaço para a pluralidade de linguagens na escola, e como resultado, ocorreram mudanças consideráveis no que diz respeito aos textos. Nessa perspectiva, este artigo tem por objetivo principal analisar a função dos textos multimodais imagéticos de livros didáticos digitais de Língua Inglesa para brasileiros, a fim de verificar a construção dos sentidos à luz da Gramática do Design Visual-Metafunção Representacional de (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Tal proposta alcança relevância social e acadêmica por conta da importância de pesquisar e trabalhar esses recursos semióticos em sala de aula de modo a oferecer uma reflexão crítica/social, acerca das possibilidades de ensinar e aprender inglês sob uma perspectiva multimodal (ROJO, 2012; MOTTA-ROTH; BEZERRA; NASCIMENTO; HEBERLE, 2011; JEWITT, 2013; ADAMI, 2016). Para esse fim, foram analisados dois livros digitais de Língua Inglesa do 8º e 9º anos do ensino fundamental, na qual encontramos através dessa análise exploratória promover a criticidade visual do estudante. Além disso, esses textos possuem hiperlinks que ligam a outros textos caracterizando, assim, uma hipertextualidade digital.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Augusto Tamanini, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Pós-Doutor em História pelo PNPD/CAPES/UFPR. Doutoir em História.
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN)

  • João Walison de Oliveira Costa, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

    Graduado em Letras em Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Downloads

Publicado

29/04/2021

Como Citar

MULTIMODALIDADE EM LIVRO DIGITAL: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM EM PLATAFORMA. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(3), 150-166. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.157