MULTIMODALIDADE EM LIVRO DIGITAL: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM EM PLATAFORMA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.157Palavras-chave:
Textos Multimodais, Metafunção Representacional, Livros Digitais., ImagensResumo
Com a expansão dos usos da tecnologia, houve espaço para a pluralidade de linguagens na escola, e como resultado, ocorreram mudanças consideráveis no que diz respeito aos textos. Nessa perspectiva, este artigo tem por objetivo principal analisar a função dos textos multimodais imagéticos de livros didáticos digitais de Língua Inglesa para brasileiros, a fim de verificar a construção dos sentidos à luz da Gramática do Design Visual-Metafunção Representacional de (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Tal proposta alcança relevância social e acadêmica por conta da importância de pesquisar e trabalhar esses recursos semióticos em sala de aula de modo a oferecer uma reflexão crítica/social, acerca das possibilidades de ensinar e aprender inglês sob uma perspectiva multimodal (ROJO, 2012; MOTTA-ROTH; BEZERRA; NASCIMENTO; HEBERLE, 2011; JEWITT, 2013; ADAMI, 2016). Para esse fim, foram analisados dois livros digitais de Língua Inglesa do 8º e 9º anos do ensino fundamental, na qual encontramos através dessa análise exploratória promover a criticidade visual do estudante. Além disso, esses textos possuem hiperlinks que ligam a outros textos caracterizando, assim, uma hipertextualidade digital.
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