INDISCIPLINA ESCOLAR E A NECESSIDADE DE UM PSICOPEDAGOGO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Jussara Aparecida Teixeira Zimmermann
  • Gislaine Araujo Dantas Tanaka

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1738

Palavras-chave:

Psicopedagogo. Escola. Indisciplina

Resumo

Analisar reflexões sobre a indisciplina escolar é o propósito desta pesquisa, assim o presente artigo tem como objetivo analisar a necessidade do psicopedagogo na escola. Portanto, ainda que a indisciplina escolar seja uma expressão particular, via regra, traduz o que ocorre no âmbito coletivo. Para realizar a referida análise foram feitos estudos bibliográficos e leituras. Por meio destas pesquisas, foi possível perceber a importância e a necessidade da atuação de um psicopedagogo na escola, pois ele pode auxiliar de forma mais efetiva toda a comunidade escolar e, principalmente, aos professores, apontando formas, ações e estratégias de como trabalhar com os alunos com problemas de aprendizagem ou de comportamento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Must University

Jussara Aparecida Teixeira Zimmermann

Universidade Internacional Iberoamericana - Unini - Porto Rico

Gislaine Araujo Dantas Tanaka

Psicopedagogia Clínica e Institucional

Referências

VALA, Cleuza. Um diálogo entre professores e pais. http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/file/producoes pde/artigo cleuza luiza santos.pdf. Acessado em 29/03/2019.

FERNANDES, Alícia. A inteligência Aprisionada. Editora Artmed, p.47-48. Porto Alegre,1991.

CONSTITUIÇÃO FEDERAL – Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente. http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069. Acessado em 05/04/2019.

BOARINI, Maria Lucia. Indisciplina escolar: uma construção coletiva.

ALMEIDA, Clebea Lima. Indisciplina na visão Psicopedagógica. http://facsaopaulo.edu.br/wp-content/uploads/sites/16/2018/05ed1/8.pdf. Acessado em 09/04/2019.

CRUVINEL, Alice Conceição. A necessidade de um psicopedagogo na escola. Cadernos da Fucamp,v.13,n.19,p.95-105/2014.

BOSSA, Nádia A . A psicopedagogia no Brasil: Constribuições a partir de práticas. Revista e Atualizada. Porto Alegre, Artmed, 2.ed,131 p. 2007.

GARCIA.Joe. Indisciplina na Escola: Uma reflexão sobre a dimensão preventiva. Curitiba: Rv.paran.Desev.nº95,jan.1999 p.103.

PORTO, Olívia. Bases da Psicopedagogia: Diagnostico e intervenção nos problemas de aprendizagem. Rio de janeiro: wak,2005. P.109.

Downloads

Publicado

25/07/2022

Como Citar

Alves Guimarães, U., Aparecida Teixeira Zimmermann, J., & Araujo Dantas Tanaka, G. (2022). INDISCIPLINA ESCOLAR E A NECESSIDADE DE UM PSICOPEDAGOGO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371738. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1738