DISLEXIA: ENTRE OS SABERES TEÓRICOS E AS DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA

Autores

  • Rosana Cordeiro da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1739

Palavras-chave:

dislexia, dificuldade de escrita, habilidades motoras, caligrafia automática, ortografia, composição escrita.

Resumo

A International Dyslexia Association define a dislexia como problemas inesperados de origem neurobiológica na precisão e na taxa de leitura oral de palavras reais, pseudopalavras, texto ou ortografia escrita. No entanto, pesquisas anteriores se concentraram mais na leitura do que nos problemas de ortografia de alunos com dislexia. A leitura e a escrita são processos fundamentais para que o indivíduo construa seu próprio conhecimento e aprenda ser um cidadão ativo, exercendo a democracia nos diversos contextos sociais. Baseado na neurociência, a dislexia é um transtorno de natureza neurobiológica Os alunos com dislexia têm um problema na escrita automática de letras e na nomeação, que está relacionado à inibição e fluência verbal prejudicadas, e pode explicar seus problemas de ortografia. Os resultados são discutidos em referência à importância de fornecer instrução explícita nos processos fonológico, ortográfico e morfológico da ortografia e na composição para alunos com dislexia e não apenas oferecer acomodação para seus problemas de escrita.

 

 

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Biografia do Autor

Rosana Cordeiro da Silva

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Universidad de La Integración de Las Américas, - UNIDA. 

 

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Publicado

30/07/2022

Como Citar

Cordeiro da Silva , R. (2022). DISLEXIA: ENTRE OS SABERES TEÓRICOS E AS DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371739. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1739