GESTÃO DA DIVERSIDADE NO CAMPO EDUCACIONAL: O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NESSE PROCESSO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Eliane Moraes da Cruz Gomes
  • Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1808

Palavras-chave:

Gestão da diversidade, Educação, Escola

Resumo

Este artigo apresenta as relações estabelecidas entre os profissionais de educação e o gestor no  século XXI, além de promover reflexões com finalidade de reavaliar sua prática numa perspectiva democrática para uma melhor educação. A pesquisa trata-se de revisão bibliográfica com caráter exploratório e metodologia qualitativa. Ao investigar as competências e funções desenvolvidas pelo gestor, foram destacados os preceitos pedagógicos que a instituição deve seguir, que são: analisar, avaliar e acompanhar os planos do ensino; sugerir recursos e livros; acompanhar as metodologias dos professores, analisando aspectos que possam vir a atrapalhar as atividades da escola; além de organizar reuniões de professores para concedê-los assistência metodológica e pedagógica; e estimular e sugerir atividades que possam tornar a experiência da educação eficiente para todos. Este trabalho visa demonstrar que a escola é o ambiente onde acontecem a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Por isso, uma das funções do Gestor escolar é gerar novas formas de participação e incentivar o trabalho em grupo com membros da comunidade escolar, permeando assim, um ambiente que preze por um modelo de excelência e instigue uma convivência mútua entre todos os  inseridos no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Eliane Moraes da Cruz Gomes

Possuo graduação em Geografia pela Universidade de Mato Grosso (UNIC). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Tangará da Serra). Pós graduada Lato Sensu em (Metodologia do Ensino de história e geografia). Pós graduada Lato Sensu em psicopedagogia e educaçâo. especial) e mestranda em Educação - Formação de Professores pela Universidad Europeia del Atlántico - UNEATLÁNTICO (ESPANHA).

Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz

Graduada em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós graduada em Administração escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Educação Especial Inclusiva Histórico Profissional Formação Acadêmica pela Faculdade Avantis, Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Castelo Branco e mestranda em Educação – Especialização em Organização e Gestão de Centros Educacionais pela UNIB – Porto Rico.

Referências

BRASIL. Lei no 11.274, 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as 129 diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 7 fev. 2006. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br. Acesso em 17 de novembro de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 17 de novembro de 2021.

Boschetti, V. R.; Mota, A. B.; Abreu, D. L. F. Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas. Santa Maria, 2016.

Croti, A.; Ikeshoji, E. A. B.; Ruiz, A. R. Gestão Escolar: Reflexões e Importância. Colloquium Humanarum, 2014.

Cunha, L. A. O legado da ditadura para a educação brasileira: a simbiose estado-capital. Palestra proferida em 30 de maio de 2014, na Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: http://www.ige.unicamp.br/cact/wpcontent/uploads/2014/06/CUNHA-Luiz-Antonio Olegadoda-ditadura-paraa-educacao-brasileira.pdf . Acesso em 17 de novembro de 2021.

Ferreira, A. B. de H. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

Gandin, D. Planejamento como processo educativo. Revista de Educação AEC, Brasília: AEC do Brasil, 1984.

Ilha, F. R. da S.; Krug, H. N. A gestão educacional/escolar numa perspectiva democrática. São Paulo, 2009.

Libâneo, J. C. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012. Lück, H. et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Petrópolis: Vozes, 2005.

Lück, H. Gestão escolar: democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2008.

Oliveira, D. A.; Rosar, M. de F. F. Política e gestão da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

Paro, V. H. Gestão Democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2001.

Paro, V. H. Gestão da Escola Pública: alguns fundamentos. Revista Brasileira Est. De Pedagogia. Brasília, n. 179/180/181, 1994.

Sander, B. Gestão da Educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento. Campinas, 1995.

Severino, A. J. C, 2007. Metodologia do trabalho científico. 23 2 ª ed. ª ed. São Paulo: São Paulo:

Silva, E. P. da. A importância do Gestor Educacional na Instituição Escolar. Conteúdo, n.2, 2009.

Vasconcelos, C. S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano de sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.

Vieira, S. L.; Vidal, E. M. Educação básica: a equidade numa perspectiva territorial. In: XVIII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Maceió, Alagoas, 2006.

Downloads

Publicado

18/08/2022

Como Citar

Alves Guimarães, U., Moraes da Cruz Gomes, E. ., & Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz, S. . (2022). GESTÃO DA DIVERSIDADE NO CAMPO EDUCACIONAL: O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NESSE PROCESSO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381808. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1808