ESTUDO SOBRE O DÉFICIT DO SISTEMA DE DRENAGEM DO CÓRREGO DA SERVIDÃO NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA/SP
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.2215Palavras-chave:
Sistema de drenagem. Córrego da Servidão. Enchente. Planejamento. Reservatórios.Resumo
O trabalho tem por objetivo realizar uma análise do sistema de drenagem hidráulica do Córrego da Servidão; definir as estratégias para reduzir os problemas de enchentes comumente existentes no local, em período de chuva; e conceituar capacidade hidráulica, enchentes e sistema de drenagem. Para elaborar este trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma análise dos sistema de drenagem hidráulica do Córrego das Servidão, envolto pela Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, do município de Araraquara/SP. Com o estudo, foi possível analisar o déficit do sistema de drenagem do referido Córrego, que, em época de chuva excessiva, por não conseguir escoar rapidamente a água da chuva, acaba sempre alagando a Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, gerando um transtorno entre seus usuários. Para melhor resolver esse problema, foi proposta a construção de reservatórios nas áreas menos impermeabilizadas, já que a impermeabilização do solo – decorrente da urbanização – é um fator relevante de enchentes em cidades responsável por um tráfego muito intenso. Esses reservatórios auxiliarão na distribuição da água e no retardamento do escoamento da água, o que evita as enchentes. Uma estratégia relevante para a realização desta intervenção é a elaboração de um projeto/planejamento, que deveria ser realizado, definindo quais ações a serem realizadas. Desta forma, para melhorar o sistema de drenagem do Córrego da Servidão, em Araraquara, e evitar novas enchentes, este estudo propõe a construção de reservatórios na várzea do córrego que apresenta menor impermeabilização do solo.
Downloads
Referências
ANGELI, R. - Alagamentos na Via Expressa são questionados em requerimento. Disponível em: https://www.camara-arq.sp.gov.br/noticias/alagamentos-na-via-expressa-sao-questionados-em-requerimento,31-01-2020 > Acesso em: 10 de setembro de 2022.
ARARAQUARA- Município, 2016. Mapa da cidade de Araraquara. Disponível em: http://www.araraquara.sp.gov.br > Acesso em 10 de julho de 2022.
ARARAQUARA - Município, 2016.GMQA-Gerência de Monitoramento da Qualidade Ambiental - Banco de Dados da GMQA/SMMA/PMA. Disponível em: www.araraquara.sp.gov.br/Secretarias/MeioAmbiente/ >Acessado em 14 de agosto de 2022.
ARARAQUARA24HORAS – Figura 5 - Chuva forte deixou Via Expressa alagada em Araraquara. Disponível em: https://www.araraquara24horas.com.br/2020/02/chuva-forte-deixou-via-expressa-alagada.html > Acesso em 10 de setembro de 2022.
CANHOLI, A. P. Drenagem Urbana e Controle de Enchentes - São Paulo: Oficina de Textos, 2005. > Acesso em 14 de setembro de 2022.
CANHOLI, A. P. Drenagem Urbana e Controle de Enchentes - São Paulo: Oficina de Textos, 2014. > Acesso em 14 de setembro de 2022.
CETESB, s/d - Aquífero Bauru. Disponível em http://aguassubterraneas.cetesb.sp.gov.br/aquifero-bauru/ > Acesso em 03 de setembro de 2022.
CHUVA - provoca estragos em Araraquara (SP). Uol Notícias, 2014. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/01/23/carro-e-arrastado-durante-chuva-e-cai-em-corrego-no-interior-de-sp.htm#fotoNav=5 >Acesso em 16 de agosto de 2022.
DAEE, 1976. Estudo de águas subterrâneas, Regiões Administrativas 7, 8 e 9: Bauru, São José do Rio Preto e Araçatuba. São Paulo, v.1, v.2. Acesso em 24 de agosto de 2022.
DAEE. Guia Prático Para Projetos de Pequenas Obras Hidráulicas, 2005. Disponível em: http://www.pliniotomaz.com.br/downloads/guiapratico_daee_2005.pdf > Acesso em 24 de agosto de 2022.
DAEE. Treinamento – Obras Hidráulicas Sujeitas à Outorga, 2012. Disponível em: http://www.daee.sp.gov.br/outorgatreinamento/Obras_Hidr%C3%A1ulic/vazaoproj.pdf > Acesso em 24 de agosto de 2022.
DANNEMANN, F. K. Pluviômetro, 2013. Disponível em: http://www.efecade.com.br/pluviometro/ > Acesso em 24 de agosto de 2022.
HANSMANN, H.Z. Descrição e caracterização das principais enchentes e alagamentos de Pelotas-RS. 2013. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/esa/files/2013/10/TCC-HENRIQUE-HANSMANN1.pdf > Acesso em 06 de agosto de 2022.
PERRE, A et al. Análise crítica da capacidade hidráulica da canalização do Córrego da Servidão e proposta para mitigação de enchentes na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira no município de Araraquara/SP. 2017. Disponível em: https://slidetodoc.com/anlise-crtica-da-capacidade-hidrulica-da-canalizao-do/ > Acesso em 01 de setembro de 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.