ETAPAS DO MÉTODO CIENTÍFICO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.233

Palavras-chave:

Formiga, Ensino básico, Método científico

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estimular o saber científico nos educandos desde a Educação Básica de Ensino através do desenvolvimento das etapas dos métodos científicos. Buscou-se descrever, neste trabalho, o relato sobre um conjunto de ações investigativa, seguindo os passos do Método científico. O método utilizado foi a observação de uma publicação em site sobre o comportamento de uma espécie de formiga (Camponotus terebrans), foi levantado o problema (Será que a formiga pixixica (Wasmannia auropunctata) também prefere xixi do que água açucarada?), elaboração de hipóteses, início de experimentação, análise dos resultados, aceitação ou rejeição da hipótese. O comportamento das formigas (W. auropunctata) observadas nas quatro experiências, levou os alunos a aceitarem a hipótese  "a formiga prefere água açucarada do que xixi" diferente do comportamento da formiga C. terebrans relatada no site https://www.valedoitaunas.com.br/artigo/formigas-preferem-ingerir-xixi-a-acucar-e-isso-faz-bem-ao-planeta. Firmando-se nos relatórios, percebe-se que os educandos compreenderam, através da prática, o assunto que estava exposto no livro didático, bem como demonstraram um caráter científico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12/05/2021

Como Citar

Ferraz, Ícaro G. D., Barros , K. G., Campolina Camargo , L., De Carvalho , M. . C., Da Silva , A. S., & Teixeira Silva, F. . (2021). ETAPAS DO MÉTODO CIENTÍFICO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(4), e24233. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.233