BARREIRAS, DESAFIOS, POSSIBILIDADES DO MODAL BICICLETA NO TRANSPORTE URBANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2382

Palavras-chave:

Bicicleta, Barreiras, Escolha Modal, Infraestrutura Cicloviária

Resumo

A escolha modal da bicicleta como meio de transporte nas áreas urbanas tem desafios e barreiras a serem ultrapassadas. Este artigo mostra como a sociedade mundial ainda está vinculada ao automóvel e como tal preferência tem bloqueado a oferta de infraestrutura destinada aos modos ativos (caminhadas, ciclismo, skate, patinetes, cadeirantes) de se desenvolverem como prática cotidiana nas viagens utilitárias no meio urbano. A partir do Diagrama de McClintock, são analisados fatores positivos e negativos das seguintes barreiras à bicicleta: naturais, artificiais, sociais, políticas e urbanísticas. De forma propositiva, elenca os desafios existentes em cada uma das barreiras descritas, apresentando soluções possíveis a serem adotadas pelos administradores e técnicos das municipalidades. Uma das recomendações deste trabalho é a continuidade dos movimentos ativistas conhecidos no exterior como critical mass, que no Brasil recebeu o batismo de ‘bicicletada’ pelos cicloativistas. A principal recomendação, no entanto, é a construção de mais e melhores infraestruturas cicláveis, sejam elas ciclovias, estacionamento rápido de bicicletas ou bicicletários, sendo significativa a implementação de bicicletas públicas compartilhadas, como é o caso da ação levada a cabo pela administração municipal de Paris.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos de Mattos Miranda

Mestrando em Tecnologia e Sociedade, na Linha de Pesquisa Mediações e Cultura, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Nestor Cortez Saavedra Filho

Doutor em Física, Docente do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade da UTFPR

 

Referências

AJUNTAMENT DE BARCELONA. Initial approval for the 2024 Urban Mobility Plan. Disponível em: . Acesso em: 24.abr.2022.

AJUNTAMENT DE BARCELONA. Pla de Mobilitat Urbana 2024. Disponível em: . Acesso em: 25.abr.2022.

ALVES, J. E. D. A urbanização e o crescimento das megacidades. Revista EcoDebate, 22/04/2015. Disponível em: <http://www.ecodebate.com.br/2015/04/22/a-urbanizacao-e-o-crescimento-das-megacidades-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/>. Acesso em: 20.abr.2022.

BALSAS, Carlos José Lopes. Urbanismo Sustentável: Medidas para um Política de Ciclismo Urbano. Curitiba: Editora CRV, 2020, pp. 45-46.

BARROS, Laura Pozzana: KASTRUP, Virginia. (2015). Cartografar é acompanhar processos. In E. Passos, V. Kastrup, & L. da Escóssia (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade (pp. 52-75). 1 ed. Porto Alegre: Editora Sulina, v. 01.

BUEHLER, Ralph; PUCHER, John. Cycling to work in 90 large american cities: new evidence on the role of bike paths and lanes. Transportation 39(2), 2011, pp. 409–432.

BUEHLER, Ralph; PUCHER, John; GERIKE, Regine; GÖTSCHI Thomas. Redução da dependência de carros no coração da Europa: lições da Alemanha, Áustria e Suíça, Avaliações de Transportes. 37:1, 4-28. Disponível em: <(PDF) Reducing car dependence in the heart of Europe: Lessons from Germany, Austria, and Switzerland (researchgate.net)>. Acesso em: 05.fev.2022.

CARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro. Desafios da mobilidade urbana no Brasil. Texto para discussão, Brasília, 2198, pp. 14-17, 2016. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/6664/1/td_2198.pdf>. Acesso em: 26.fev. 2021.

DAGNINO, Renato. Os estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade e a abordagem da análise da Política: Teoria e Prática. Ciência & Ensino, nov.2007. Disponível em: <https://www.academia.edu/21450246/Os_estudos_sobre_Ci%C3%AAncia_Tecnologia_e_Sociedade_e_a_abordagem_da_an%C3%A1lise_de_pol%C3%ADtica_teoria_e_pr%C3%A1tica>. Acesso em: dez.2021.

E&T Engineering and Technology. Cities must be fully car-free to survive, UCL experts say. By Hilary Lamb. Published June 23, 2021, London, p. 3. Disponível em: <https://eandt.theiet.org/content/articles/2021/06/cities-must-be-fully-car-free-to-survive-ucl-experts-say/>. Acesso em: 06.mar.2022.

ECF – European Cyclists’ Federation. Disponível em: <https://ecf.com/projects/velo-city>. Acesso em: 24.abr.2022.

ECO-COUNTER. Análise do tráfego de bicicletas na Europa, 1º trimestre de 2022. 14.abr.2022. Disponível em: . Acesso em: 28.abr.2022.

ESCOLA DE BICICLETA. A história da bicicleta no mundo. Atualizado em 2013. Disponível em: ; também em: . Acesso em: 02.nov.2021.

ESTADÃO – Jornal Digital. Amsterdã é modelo de mobilidade ativa. Publicado em 24/11/2021. Disponível em: <https://mobilidade.estadao.com.br/inovacao/amsterda-e-modelo-de-mobilidade-ativa/>. Acesso em: 08.mai.2022.

FALZONI, Renata. Afuá – Cidade das Bicicletas. Youtube. Portal “Bike é legal”. Disponível em: <https://youtu.be/FOCZY9BF57Q> Acesso em fev. 2022. Vídeo, ano de produção: 2019., 24min 16’.

GEHL, Jan. Cidades Para Pessoas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2015, pp. 9-13; pp. 7-197.

GORZ, Andre. The social ideology of the motorcar. Disponível em: <https://unevenearth.org/2018/08/the-social-ideology-of-the-motorcar/>. Acesso em 24.mar.2022.

GOULARTI, Alcides Filho. Estado, transportes e planejamento no Brasil: a atuação do GEIPOT na formulação de políticas. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, G&DR, v. 12, n. 3, pp. 228-258, set-dez/2016, Taubaté, SP, Brasil. Disponível em: <https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/download/2522/541 públicas para os transportes>. Acesso em: 24 fev. 2021.

GUIMARÃES, Eduardo Augusto de Almeida. A dinâmica de crescimento da indústria de automóveis no Brasil: 1957/1978*. Pesq. Plan. Econ., Rio de Janeiro, 10(3), dez. 1980, pp. 875-812. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3672/4/PPE_v10_n03_Dinamica.pdf>. Acesso em: 23.fev. 2021.

LOGIODICE, Pedro; PIZZOL, Bruna; GIANNOTTI, Mariana. A desigualdade na mobilidade urbana: entre ativa e não ativa. NEXOJORNAL - Centro de Estudos da Metrópole, Seção Opinião. São Paulo – SP, 2020. Disponível em: em: <https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2020/A-desigualdade-na-mobilidade-urbana-entre-ativa-e-n%C3%A3o-ativa>. Acesso em: 05.abr.2022.

MENEZES, Thaynara Carinhanha; MACHADO, Danielle Carusi. Mobilidade urbana e alternativas sustentáveis: um estudo sobre o projeto de ciclovias de Niterói. Cede – Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento. Texto para Discussão N.º 119 – outubro de 2016. UFF – Universidade Federal Fluminense. Niterói. Disponível em: <http://cede.uff.br/wp-content/uploads/sites/251/2021/04/TD-119-MENEZES-T.-MACHADO-D.-2016.-Mobilidade-urbana-e-alternativas-sustentaveis.-Um-estudo-sobre-o-projeto-de-ciclovias-de-Niteroi.pdf>. Acesso em: 08.mai.2022

MOBILIZE BRASIL. O projeto para tornar Paris uma ‘cidade de 15 minutos’. Disponível em: <https://www.mobilize.org.br/noticias/12461/o-projeto-para-tornar-paris-uma-cidade-de-15-minutos.html>. Acesso em: 27.abr.2022.

NEW YORK CITY GOVERN - DOT. 2019 Citywide Mobility Survey Results. Prepared for NYC DOT by RSG. Disponível em: <https://www1.nyc.gov/html/dot/downloads/pdf/nycdot-citywide-mobility-survey-report-2019.pdf>. Acesso em: 31.mai.2022.

NIEUWENHUIJSEN, J. Mark. New urban models for more sustainable, live able and healthier cities post covid-19; reducing air pollution, noise and heat island effects and increasing green space and physical activity. Disponível em: <https://capes-primo.ez48.periodicos.capes.gov.br/primo-explore/fulldisplay?docid=TN_cdi_doaj_primary_oai_doaj_org_article_f47907a412d64ce0a3e8cc74fb853167&context=PC&vid=CAPES_V3&lang=pt_BR&search_scope=default_scope&adaptor=primo_central_multiple_fe&tab=default_tab&query=any%2Ccontains%2CCities%20free%20of%20cars&offset=0>. Acesso em 20.mar.2022. Elsevier, 2021.

ONB – Organics News Brasil. Em 2030, o mundo terá 41 megacidades. Equipe ONB, 25/03/2016. Disponível em: <https://organicsnewsbrasil.com.br/em-2030-o-mundo-tera-41-megacidades/>. Acesso em: 20.abr.2022.

ONU News. ONU prevê que cidades abriguem 70% da população mundial até 2050. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2019/02/1660701> Acesso em: 16.out.2022.

PIZZOL, Bruna; BITTENCOURT, Tainá; LOGIODICE, Pedro; FREIBERG, Diego; TOMASIELLO, Matheus Barboza; GIANNOTTI, Mariana. Desigualdade na infraestrutura cicloviária. NEXOJORNAL - Centro de Estudos da Metrópole, Seção Opinião, 2020. Disponível em: <https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2020/Desigualdades-na-oferta-de-infraestrutura-ciclovi%C3%A1ria>. Acesso em: 15.jun.2022.

PUCHER, John; BUEHLER, Ralph. Cycling for Sustainable Cities. Webinar at June 8, 2021. Disponível em:<https://youtu.be/ZU5Ij0GZNaY> Acesso em: set. 2022.

RAZÃO AUTOMÓVEL, 2018. Megacidades. O que são e quais os desafios que colocam? Ed. 11. Patrocínio da Audi. Disponível em: <https://www.razaoautomovel.com/futuro/megacidades-o-que-sao-quais-desafios>. Acesso em: 21.abr.2022.

ROCHA, Valden da Costa. Tarauacá - Cidade amazônica das bicicletas e a terra do abacaxi gigante. In: O Brasil que pedala. Rio de Janeiro: Editora Jaguatirica, 2018. 11(2), pp. 80-94.

SISSON, Patrick. O que é uma cidade de 15 minutos? Citymonitor. Disponível em: <https://citymonitor.ai/environment/what-is-a-15-minute-city>. Acesso em: 28.abr.2022.

SOARES, André; GUTH, Daniel. O Brasil Que Pedala. Rio de Janeiro: Editora Jaguatirica, 2018. 256 p.

SPECK, Jeff. Cidade Caminhável. São Paulo: Editora Perspectiva, 2017. 278 p.

STEINBERGER, Marília; BRUNA, Collet Gilda. Cidades médias: elos do urbano-regional e do público-privado. Brasília, DF, Brasil. 2000. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3081/5/cap_2_cidademedias.pdf/>. Acesso em: 24 fev. 2021.

THE ECONOMIST. Urbanization and the rise of the megacity. Feb. 4th,2015. Reino Unido. Disponível em: . Acesso em: 21.abr.2022.

TRANSPORTE ATIVO. Conferência em Munique. Disponível em: <http://transporteativo.org.br/ta/?p=8703>. Acesso em: 28.abr.2022.

TRID, TRB - Transportation Research Board. EUA. Relatório anual de 1972 sobre Programas de Melhoria de Operações de Tráfego de Área Urbana (TOPICS). Relatório do Secretário de Transportes ao Congresso dos Estados Unidos, Lei Federal de Ajuda Rodoviária de 1968, James D. Lacy - University of Michigan. pp. 327-340, 1972. Disponível em:<https://babel.hathitrust.org/cgi/pt?id=mdp.39015021808863&view=1up&seq=351&skin=2021> Acesso em: 25 fev. 2021.

UCB – União de Ciclistas do Brasil – Observatório da Bicicleta. Manual de Planejamento Cicloviário (2001). Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes – GEIPOT. Dez.2001. Brasília – DF. Disponível em: https://observatoriodabicicleta.org.br/acervo/manual-de-planejamento-cicloviario/>. Acesso em: 17.jun.2022.

UOL - BestCars. Carros: como está o Brasil no cenário mundial. Publicado em 22/08/2017. Disponível em: <https://autolivraria.com.br/bc/informe-se/carros-como-esta-o-brasil-no-cenario-mundial/>. Acesso em: 01.fev.2021.

VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara. Mobilidade Urbana e Cidadania. São Paulo: Editora SENAC, 2018, pp. 149-216.

WEATHER SPARK. Clima e condições meteorológicas médias em Afuá no ano todo. Disponível em: <https://pt.weatherspark.com/y/29870/Clima-caracter%C3%ADstico-em-Afu%C3%A1-Brasil-durante-o-ano#:~:text=Em%20Afu%C3%A1%2C%20a%20esta%C3%A7%C3%A3o%20com,superior%20a%2035%20%C2%B0C.>. Acesso em: 17.jun.2022.

WIKIPÉDIA. New York City. Atualizado em 2022. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/New_York_City> Acesso: em 18.set.2022.

Downloads

Publicado

16/12/2022

Como Citar

de Mattos Miranda, A. C., & Cortez Saavedra Filho, N. (2022). BARREIRAS, DESAFIOS, POSSIBILIDADES DO MODAL BICICLETA NO TRANSPORTE URBANO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122382. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2382