ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA CONSULTA DE PRÉ-NATAL À GESTANTE COM OBESIDADE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Karinne Vitoria Gomes da Silva
  • Jéssica Cavalcante de Mendonça Luz
  • Eliz Thaiz de Souza Santiago
  • João Fernando Pontes Santos Costa
  • José Luís Silva dos Santos
  • Virgínia Gomes Ferreira da Cruz
  • Giselda Bezerra Correia Neves
  • Paulo Dias de Amorim Neto

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2715

Palavras-chave:

Enfermagem obstétrica. Saúde da mulher. Obesidade materna. Atenção primária à saúde.

Resumo

Objetivo: Relatar a importância da atuação do enfermeiro na consulta de pré-natal à gestante com obesidade na Estratégia Saúde da Família (ESF). Método: Revisão narrativa, segundo Rother (2007), são publicações amplas, apropriadas para descrever e discutir o desenvolvimento ou o "estado da arte" de um determinado assunto, sob ponto de vista teórico ou contextual. Revisão bibliográfica: A obesidade é uma patologia multifatorial e de difícil controle, devido ao acúmulo de gordura corporal resultante do desequilíbrio energético prolongado, diante disso, é notório a importância do pré-natal na consulta de enfermagem na assistência a gestante, tendo em vista que o pré-natal, é caracterizado como um conjunto de procedimentos cuja finalidade é promover o acompanhamento do binômio e de sua família, de forma integral e humanizada. Considerações finais: O presente estudo evidenciou, que a obesidade na gestação é um fator em crescimento, além de identificar uma alta taxa de mulheres que não procuram orientação durante o ciclo gravídico puerperal. Ademais, este estudo identificou que a consulta com o enfermeiro da ESF é necessária, a troca de informações entre o enfermeiro, a usuária e sua família viabiliza a promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karinne Vitoria Gomes da Silva

Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife-PE.

Jéssica Cavalcante de Mendonça Luz

Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife-PE.

Eliz Thaiz de Souza Santiago

Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife-PE.

João Fernando Pontes Santos Costa

Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife-PE.

José Luís Silva dos Santos

Enfermeiro, Pós graduando em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência (CEFAPP), João Pessoa-PB.

Virgínia Gomes Ferreira da Cruz

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE.

Giselda Bezerra Correia Neves

Doutora em Biologia Aplicada à Saúde - LIKA, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE.

Paulo Dias de Amorim Neto

Mestre em enfermagem e educação em saúde, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE.

Referências

AZEVEDO, C. V. et al. Padrões alimentares estão associados à obesidade pré-gravídica em gestantes. Revista Saúde e Pesquisa Promoção da Saúde. 2021; 14(3):509-519.

BRAGA, V. A. S. et al. Atuação de enfermeiros voltada para a obesidade na Unidade Básica de Saúde. Revista Brasileira de Enfermagem. 2020;73(2):e20180404.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 2002. 4. ed. Atlas, São Paulo. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf. Aceso em: Acesso em: 15 de jan 2023.

JORGE, H. M. F.; SILVA, R. M.; MAKUCH, M. Y. Assistência humanizada no pré-natal de alto risco: percepções de enfermeiros. Revista Rene. 2020;21:e44521.

LEMOS, A. C. et al. Influência da obesidade materna durante a gravidez. Saúde & Ambiente em pesquisa. v.5, n.1, p.26-32. 2010.

MALAVÉ, M. M. Obesidade Gestacional: uma situação de alerta. Fundação Oswaldo Cruz. 2019. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/obesidade-gestacional-uma-situacao-de-alerta. Acesso em: 16 jan 2023.

MELO, D. E. B. et al. Consulta de enfermagem no pré-natal: representações sociais de gestantes. Revista Enfermagem UFSM, Santa Maria, v10, p. 1-18, 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). O que é atenção primária. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/smp/smpoquee. Acesso em: 15 de jan 2023.

MONTESCHIO, L. V. C. et al. Ganho de peso gestacional excessivo no Sistema Único de Saúde. Acta Paulista de Enfermagem. 2021; 34:eAPE001105.

NETTO, M. T. F.; BORGES, N. S.; MARTINS, L. M. Reflexões sobre o papel do enfermeiro líder/gestor da ESF. Revista Científica Interdisciplinar. 2020. Nº 5, v.2.

PALMEIRA, C. S.; RAMOS, G. A.; MUSSI, F. C. Avaliação da experiência do telemonitoramento de enfermagem por mulheres com excesso de peso. Escola Anna Nery 2021;25(1):e20200090.

ROTHER, E. T. Revisão Sistemática X Revisão narrativa. Revista Acta Paulista de Enfermagem. 2007;20(2):v.

SCHIAVETTO, P. C. F; TAVARES, B. B. Índice de massa corporal de gestantes na unidade de saúde da família. Revista Enfermería Global. Nº 52. 2018.

SOARES, L. G. et al. Perfil epidemiológico de gestantes de alto risco. Revista Medica de Minas Gerais. 2021; 31: e-31106.

TRIGUEIRO, T. H. et al. Experiência de gestantes na consulta de Enfermagem com a construção do plano de parto. Escola Anna Nery. 2022;26:e20210036.

Downloads

Publicado

09/02/2023

Como Citar

Vitoria Gomes da Silva, K., Cavalcante de Mendonça Luz, J., Thaiz de Souza Santiago , E., Fernando Pontes Santos Costa , J., Luís Silva dos Santos, J., Gomes Ferreira da Cruz, V., … Dias de Amorim Neto, P. (2023). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA CONSULTA DE PRÉ-NATAL À GESTANTE COM OBESIDADE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422715. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2715