ANÁLISE DOS INDICADORES DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE RIACHO DAS ALMAS-PE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3545Palavras-chave:
Gerenciamento de Resíduos Sólidos. PMGIRS. Sustentabilidade Ambiental.Resumo
Fatores como o crescimento populacional e econômico, juntamente com a mudança no estilo de vida da sociedade, proporcionam no aumento da geração de resíduos sólidos, consequentemente medidas estão sendo tomadas para mitigar os impactos ambientais negativos. Com isso, a importância de avaliar indicadores para verificar a situação atual local e implementar planejamentos dos resíduos municipais. Com isso, esse trabalho visa realizar um diagnóstico desses indicadores no município de Riacho das Almas - PE. Com levantamento em campo juntamente com os fornecidos pelo SNIS, foram verificados os indicadores: serviços de coleta, Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), Resíduos da Construção Civil (RCC), geração per capita, gravimetria, frequência de coleta e trabalhadores envolvidos. E calculados alguns indicadores para comparação com a situação atual do município. A cidade não possui plano de gestão, porém todo o resíduo gerado em transportado para um aterro de um município próximo, no entanto não atende a coleta para toda a cidade, poucos operadores e maquinários para a situação atual, sem incentivo educacional e coleta seletiva. Concluiu-se a necessidade de elaboração e implantação de uma PMGIRS.
Downloads
Referências
AGUIAR, E. S.; RIUBEIRO, M. M.; VIANA, J. H.; PONTES, A. N. Panorama da disposição de resíduos sólidos urbanos e sua relação com os impactos socioambientais em estados da Amazônia brasileira. urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, 2021, 13, e20190263.
BRASIL. Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Qualidade Ambiental. Brasília, 2022.
CETRULO, T. B., MARQUES, R. C., CETRULO, N. M., PINTO, F. S., MOREIRA, R. M., MENDIZÁBAL-CORTÉS, A. D., MALHEIROS, T. F. (2018). Effectiveness of solid waste policies in developing countries: a case study in Brazil. Journal of Cleaner Production, 205, 179-187. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.09.094.
CONKE, L. S.; NASCIMENTO, E. P. A coleta seletiva nas pesquisas brasileiras: uma avaliação metodológica. urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, 10(1), 199-212, 2018.
SILVA, E.V; PEREIRA, A.L.F.F. Diagnóstico do gerenciamento de resíduos sólidos na cidade de Meruoca – Ceará (Brasil). Open Journal Systems, v. 8, n. 3, p. 232-247, jul. 2020. ISSN 2595-4431.
PAZ, D.H.F.da; FREITAS, D.A.de, MENDONÇA, M.C.M.de, CONTIN, L.C.A., BARBOSA, J.W.G. Análise e Prognóstico dos Indicadores de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Município do Cabo de Santo Agostinho. XI Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária – SBEA. 30 a 02 de novembro, Curitiba-PR.
TCE/ES – TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Orientações técnicas para elaboração do Projeto Básico de Coleta de Resíduos Sólidos Urbanos. Vitória, 2019.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.