DESAFIOS E SOLUÇÕES NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3946Palavras-chave:
Matemática, Ensino, EJAResumo
Um dos desafios enfrentados pelos professores da EJA é a diversidade de conhecimentos prévios dos estudantes. Alguns podem possuir uma base sólida em matemática, enquanto outros podem ter lacunas significativas. Nesse sentido, é necessário adotar estratégias pedagógicas que permitam a inclusão de todos os alunos, ao mesmo tempo em que garantam o avanço do aprendizado. O principal objetivo do presente artigo, é promover a inclusão social, a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento pessoal e profissional dessa população. Ao compreender as especificidades dessa área, podemos desenvolver políticas públicas e estratégias de ensino que atendam às necessidades e desafios enfrentados por esses indivíduos. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, que é uma das principais formas de obter informações sobre um determinado tema. Em conclusão, este estudo sobre o ensino de matemática na EJA, educação de jovens e adultos, revelou a importância de abordagens pedagógicas adequadas e adaptadas às necessidades dos alunos adultos. Foi evidenciado que a falta de base matemática pode ser um desafio inicial para muitos estudantes, mas com o uso de metodologias diferenciadas e recursos didáticos adequados, é possível promover a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das habilidades matemáticas desses alunos.
Downloads
Referências
CAMPOS, Elda Lúcia Freitas. A RELEVÂNCIA DO LETRAMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UM ESTUDO DE CASO. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 5, p. 1742-1768, 2023.
COSTA, M. da; TAVARES, E. dos S. T.; COUTO, M. E. C. Financiamento da Educação Básica no Brasil – desconstrução e reconstrução político-histórica. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 172–187, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n1a2021-57746. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57746. Acesso em: 8 set. 2023.
DE OLIVEIRA BOAVENTURA FILHO, N.; DA SILVA LEÃO, W. A MATEMÁTICA É DIFÍCIL? COMO OS NÚMEROS PODEM NOS ENGANAR. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 4, n. 6, p. e463295, 2023. DOI: 10.47820/recima21.v4i6.3295. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/3295. Acesso em: 9 set. 2023.
GRIGOLO, Jaqueline Inês. Educação de jovens e adultos no Brasil: história, legislação e uma proposta de ensino utilizando investigação matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
GUERRA, A. de L. e R. .; COSTA, M. da .; MATOS, D. de V. .; MELO, N. J. G. de . ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA: O QUE REVELAM ALGUMAS PESQUISAS?. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1348–1357, 2023. DOI: 10.51891/rease.v9i1.8350. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8350. Acesso em: 9 set. 2023.
GUERRA, A. de L. e R. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E ACADÊMICA. Revista OWL (OWL Journal), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 149–159, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8240361. Disponível em: https://www.revistaowl.com.br/index.php/owl/article/view/48. Acesso em: 8 set. 2023.
GUERRA, A. de L. e R. .; ROZENDO, J. F. .; CAVALCANTI, S. D. .; MAIA, G. C. .; RIBEIRO, G. A. .; CARVALHO, L. S. de . AS INTERFACES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 8, n. 12, p. 847–855, 2023. DOI: 10.51891/rease.v8i12.8097. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8097. Acesso em: 9 set. 2023.
GUERRA, A.; DE VARGAS MATOS, D.; BANDEIRA DE FRAGA, F.; FLORENCIO ROZENDO, J.; JOSÉ GOMES DE MELO, N.; AURÉLIO DOS SANTOS, M. P.; MARQUES DE ARAÚJO, E. . Uma proposta de ensino significativo por meio da Modelagem Matemática e o uso pedagógico do jornal. Conjecturas, [S. l.], v. 22, n. 12, p. 672–690, 2022. Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1604. Acesso em: 8 set. 2023.
KOORO, Méri Bello; LOPES, Celi Espasandin. O conhecimento matemático na educação de jovens e adultos. Recuperado de http://alb. org. br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem15dpf/sm15ss13_04. Pdf, 2007.
RIBEIRO DOS SANTOS, J.; SOUZA BONFIM, M. R. O USO DA TECNOLOGIA E DO SOFTWARE GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 4, n. 8, p. e483887, 2023. DOI: 10.47820/recima21.v4i8.3887. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/3887. Acesso em: 9 set. 2023.
RIBEIRO GALVÃO, M.; ALVES DE OLIVEIRA CASIMIRO, S. A. O PAPEL DO PROFESSOR NA ESCOLA: EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO. Revista OWL (OWL Journal), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 134–148, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8221275. Disponível em: https://www.revistaowl.com.br/index.php/owl/article/view/47. Acesso em: 8 set. 2023.
ROZENDO, J. F. POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO: LDB e PNE. Revista OWL (OWL Journal), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 160–167, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8251439. Disponível em: https://www.revistaowl.com.br/index.php/owl/article/view/49. Acesso em: 8 set. 2023.
SACON, Roberta et al. A matemática na visão de alunos da educação de jovens e adultos. 2013.
WESLEY DE MORAIS MATA, A.; VINICIUS BEZERRA DA SILVA, L. A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista OWL (OWL Journal), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 296–305, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8034990. Disponível em: https://www.revistaowl.com.br/index.php/owl/article/view/31. Acesso em: 8 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.