DESAFIOS E SOLUÇÕES NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA

Autores

  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra
  • Michel da Costa
  • Nedilson José Gomes de Melo

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3946

Palavras-chave:

Matemática, Ensino, EJA

Resumo

Um dos desafios enfrentados pelos professores da EJA é a diversidade de conhecimentos prévios dos estudantes. Alguns podem possuir uma base sólida em matemática, enquanto outros podem ter lacunas significativas. Nesse sentido, é necessário adotar estratégias pedagógicas que permitam a inclusão de todos os alunos, ao mesmo tempo em que garantam o avanço do aprendizado. O principal objetivo do presente artigo, é promover a inclusão social, a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento pessoal e profissional dessa população. Ao compreender as especificidades dessa área, podemos desenvolver políticas públicas e estratégias de ensino que atendam às necessidades e desafios enfrentados por esses indivíduos. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, que é uma das principais formas de obter informações sobre um determinado tema. Em conclusão, este estudo sobre o ensino de matemática na EJA, educação de jovens e adultos, revelou a importância de abordagens pedagógicas adequadas e adaptadas às necessidades dos alunos adultos. Foi evidenciado que a falta de base matemática pode ser um desafio inicial para muitos estudantes, mas com o uso de metodologias diferenciadas e recursos didáticos adequados, é possível promover a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das habilidades matemáticas desses alunos.

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Biografia do Autor

  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra

    Instituto Federal da Paraíba.

  • Michel da Costa

    Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN, Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo - UNIBAN, Pós Graduação em Educação a Distância pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES, Especialização em Formação Pedagógica - Tecnologias para Gestão da Aprendizagem pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES, Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Don Domênico e Licenciatura em Ciências - com habilitação plena em Matemática pela Universidade Santa Cecília - UNISANTA. Professor Integral da Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES, Professor Permanente no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Práticas Docentes no Ensino Fundamental; Coordenador do Curso de Matemática EaD e Professor nos Cursos de Graduação - Matemática, Pedagogia e Psicologia.  

  • Nedilson José Gomes de Melo

    Graduação em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO pelo Centro Universitário Internacional, graduação em GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS pelo INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ENSINO SUPERIOR, especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO JOAQUIM NABUCO, especialização em TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR pela UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES, especialização em ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO pela UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES, mestrado em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pela UNIVERSIDAD DEL SOL, curso-tecnico-profissionalizante em TÉCNICO EM LOGÍSTICA pela ESCOLA TÉCNICA ESTUDUAL PROFESSOR ANTÔNIO CARLOS GOMES DA COSTA e curso-tecnico-profissionalizante em TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO pela ESCOLA TÉCNICA REGIONAL. COORDENADOR DE CURSO da ESCOLA TÉCNICA ESTUDUAL EPITÁCIO PESSOA. Membro de corpo editorial da Revista OWL (OWL Journal).

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Publicado

14/09/2023

Como Citar

DESAFIOS E SOLUÇÕES NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e493946. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3946