A EXTENSÃO ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DE CONHECIMENTO FRENTE À SEMELHANÇA SINTOMATOLÓGICA NAS SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS E GASTROINTESTINAIS

Autores

  • Ana Gabrielle Izidio de Sousa Ribeiro
  • Ana Ellen de Almeida Guerra
  • André Pessoa Silva de Bastos
  • Hariel Bringel Fuentes
  • Luan Kelves Miranda de Souza

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4031

Palavras-chave:

Microbiologia, Infecções Respiratórias, Projetos de Tecnologias de Informação e Comunicação

Resumo

O trabalho evidencia a importância da microbiologia no cuidado integral do ser humano, visando a detecção de microrganismos nocivos à saúde da sociedade. Assim, com o advento da COVID-19 e sua disseminação, os estudos acerca das síndromes virais alavancaram a rede de informações e desencadearam outros métodos de conduta referentes à cada enfermidade. Logo, promover e democratizar o conhecimento sobre as semelhanças e diferenças de cada agente infeccioso torna o cuidado pleno da sociedade possível. Ademais, o projeto “MicroNaMed” trata-se de uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, a partir de uma série de atividades realizadas utilizando novas tecnologias de informação e comunicação, ferramentas pedagógicas inovadoras no projeto. Nesse contexto, os estudantes de medicina desenvolveram competências para construir o conhecimento, de forma autodidata, porém, utilizando grandes referências científicas com o intuito de se autocapacitar, para depois socializar o conhecimento acerca das doenças infecciosas para a comunidade. O projeto foi desenvolvido em três etapas: capacitação interna dos discentes, desenvolvimento de posts informativos na plataforma Instagram e palestras socioeducativas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Mocinha - Módulo 38, em Parnaíba – PI. Contudo, espera-se que o projeto auxilie tanto os profissionais da área da saúde, como a comunidade trabalhada em questão, possibilitando um maior entendimento frente aos diagnósticos diferenciais e suas semelhanças sintomatológicas dos principais microrganismos das síndromes patológicas: COVID-19, gastroenterite e influenza.

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Biografia do Autor

  • Ana Gabrielle Izidio de Sousa Ribeiro

    FAHESP - Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí. | IESVAP - Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba, Brasil.

  • Ana Ellen de Almeida Guerra

    FAHESP - Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí. | IESVAP - Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba, Brasil.

  • André Pessoa Silva de Bastos

    FAHESP - Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí. | IESVAP - Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba, Brasil.

  • Hariel Bringel Fuentes

    FAHESP - Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí. | IESVAP - Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba, Brasil.

  • Luan Kelves Miranda de Souza

    FAHESP - Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí. | Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba - IESVAP.

Referências

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Publicado

02/10/2023

Edição

Seção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias

Como Citar

A EXTENSÃO ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DE CONHECIMENTO FRENTE À SEMELHANÇA SINTOMATOLÓGICA NAS SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS E GASTROINTESTINAIS. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104031. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4031