A EXTENSÃO ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DE CONHECIMENTO FRENTE À SEMELHANÇA SINTOMATOLÓGICA NAS SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS E GASTROINTESTINAIS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4031Palavras-chave:
Microbiologia, Infecções Respiratórias, Projetos de Tecnologias de Informação e ComunicaçãoResumo
O trabalho evidencia a importância da microbiologia no cuidado integral do ser humano, visando a detecção de microrganismos nocivos à saúde da sociedade. Assim, com o advento da COVID-19 e sua disseminação, os estudos acerca das síndromes virais alavancaram a rede de informações e desencadearam outros métodos de conduta referentes à cada enfermidade. Logo, promover e democratizar o conhecimento sobre as semelhanças e diferenças de cada agente infeccioso torna o cuidado pleno da sociedade possível. Ademais, o projeto “MicroNaMed” trata-se de uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, a partir de uma série de atividades realizadas utilizando novas tecnologias de informação e comunicação, ferramentas pedagógicas inovadoras no projeto. Nesse contexto, os estudantes de medicina desenvolveram competências para construir o conhecimento, de forma autodidata, porém, utilizando grandes referências científicas com o intuito de se autocapacitar, para depois socializar o conhecimento acerca das doenças infecciosas para a comunidade. O projeto foi desenvolvido em três etapas: capacitação interna dos discentes, desenvolvimento de posts informativos na plataforma Instagram e palestras socioeducativas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Mocinha - Módulo 38, em Parnaíba – PI. Contudo, espera-se que o projeto auxilie tanto os profissionais da área da saúde, como a comunidade trabalhada em questão, possibilitando um maior entendimento frente aos diagnósticos diferenciais e suas semelhanças sintomatológicas dos principais microrganismos das síndromes patológicas: COVID-19, gastroenterite e influenza.
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