A EXTENSÃO ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DE CONHECIMENTO FRENTE À SEMELHANÇA SINTOMATOLÓGICA NAS SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS E GASTROINTESTINAIS

Autores

  • Ana Gabrielle Izidio de Sousa Ribeiro
  • Ana Ellen de Almeida Guerra
  • André Pessoa Silva de Bastos
  • Hariel Bringel Fuentes
  • Luan Kelves Miranda de Souza

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4031

Palavras-chave:

Microbiologia, Infecções Respiratórias, Projetos de Tecnologias de Informação e Comunicação

Resumo

O trabalho evidencia a importância da microbiologia no cuidado integral do ser humano, visando a detecção de microrganismos nocivos à saúde da sociedade. Assim, com o advento da COVID-19 e sua disseminação, os estudos acerca das síndromes virais alavancaram a rede de informações e desencadearam outros métodos de conduta referentes à cada enfermidade. Logo, promover e democratizar o conhecimento sobre as semelhanças e diferenças de cada agente infeccioso torna o cuidado pleno da sociedade possível. Ademais, o projeto “MicroNaMed” trata-se de uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, a partir de uma série de atividades realizadas utilizando novas tecnologias de informação e comunicação, ferramentas pedagógicas inovadoras no projeto. Nesse contexto, os estudantes de medicina desenvolveram competências para construir o conhecimento, de forma autodidata, porém, utilizando grandes referências científicas com o intuito de se autocapacitar, para depois socializar o conhecimento acerca das doenças infecciosas para a comunidade. O projeto foi desenvolvido em três etapas: capacitação interna dos discentes, desenvolvimento de posts informativos na plataforma Instagram e palestras socioeducativas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Mocinha - Módulo 38, em Parnaíba – PI. Contudo, espera-se que o projeto auxilie tanto os profissionais da área da saúde, como a comunidade trabalhada em questão, possibilitando um maior entendimento frente aos diagnósticos diferenciais e suas semelhanças sintomatológicas dos principais microrganismos das síndromes patológicas: COVID-19, gastroenterite e influenza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Gabrielle Izidio de Sousa Ribeiro

FAHESP - Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí. | IESVAP - Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba, Brasil.

Ana Ellen de Almeida Guerra

FAHESP - Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí. | IESVAP - Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba, Brasil.

André Pessoa Silva de Bastos

FAHESP - Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí. | IESVAP - Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba, Brasil.

Hariel Bringel Fuentes

FAHESP - Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí. | IESVAP - Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba, Brasil.

Luan Kelves Miranda de Souza

FAHESP - Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí. | Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba - IESVAP.

Referências

BOELL, Márcia; DE ARRUDA, Arlene Aparecida. Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 9963-9977, 2021.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014.Plano Nacional de Educação. Brasília: Presidência da República, 2014.

CARVALHO, Irineide Teixeira de. Microbiologia Básica. Recife: EDUFRPE, 2010, 111 p.

DE SANTA CATARINA, Governo. Manual de Orientações da COVID-19 (vírus SARS-CoV-2). 2020.

DIAS, V. M. C. H. et al. Testes sorológicos para COVID-19: Interpretação e aplicações práticas. J. Infect. control, v. 9, n. 2, p. 90-101, 2020.

LEVINSON, Warren. Microbiologia médica e imunologia. McGraw Hill Brasil, 2016.

VALLIM, Claudio Avelar et al. Casos de doença diarreica aguda e qualidade da água da comunidade rural do Taquaral, no Município de Três Corações–MG. Revista Augustus, v. 24, n. 49, p. 241-259, 2019.

SILVA FILHO, Edivá Basilio da et al. Infecções respiratórias de importância clínica: uma revisão sistemática. 2017.

WU, Yi-Chi; CHEN, Ching-Sung; CHAN, Yu-Jiun. The outbreak of COVID-19: An overview. Journal of the Chinese medical association, v. 83, n. 3, p. 217, 2020.

Downloads

Publicado

02/10/2023

Como Citar

Gabrielle Izidio de Sousa Ribeiro, A., Ellen de Almeida Guerra, A., Pessoa Silva de Bastos, A., Bringel Fuentes, H., & Miranda de Souza, L. K. (2023). A EXTENSÃO ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DE CONHECIMENTO FRENTE À SEMELHANÇA SINTOMATOLÓGICA NAS SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS E GASTROINTESTINAIS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104031. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4031

Edição

Seção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias