TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA GESTÃO DAS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORES E GESTORES EM ESCOLAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4303Palavras-chave:
Gestão escolar; Gestão participativa; Gestão democrática; Relações entre professores e gestores; Educação pública.Resumo
Este artigo aborda as tendências e desafios na gestão das relações entre professores e gestores em escolas públicas. Identificamos a gestão escolar participativa e democrática como uma tendência emergente na área, que envolve a participação ativa dos professores na tomada de decisões e na definição de políticas educacionais. No entanto, também identificamos diversos desafios que precisam ser superados para que essa gestão participativa e democrática seja efetiva. Para aprimorar a gestão das relações entre professores e gestores em escolas públicas, é necessário adotar práticas de gestão participativa e democrática, estabelecer metas claras e objetivas para a gestão escolar e promover a comunicação efetiva entre professores e gestores.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC,1996.
GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisão sistemática da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, n. 1, p. 183-184, 2014.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: MF Livros, 2008.
LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
LÜCK, H. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
LÜCK, H. Lideranças em gestão escolar. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.