TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA GESTÃO DAS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORES E GESTORES EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz
  • Emerson Rodrigo Gomes Camelo
  • Natalina Moraes Santos
  • Jamison Luiz Barros Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4303

Palavras-chave:

Gestão escolar; Gestão participativa; Gestão democrática; Relações entre professores e gestores; Educação pública.

Resumo

Este artigo aborda as tendências e desafios na gestão das relações entre professores e gestores em escolas públicas. Identificamos a gestão escolar participativa e democrática como uma tendência emergente na área, que envolve a participação ativa dos professores na tomada de decisões e na definição de políticas educacionais. No entanto, também identificamos diversos desafios que precisam ser superados para que essa gestão participativa e democrática seja efetiva. Para aprimorar a gestão das relações entre professores e gestores em escolas públicas, é necessário adotar práticas de gestão participativa e democrática, estabelecer metas claras e objetivas para a gestão escolar e promover a comunicação efetiva entre professores e gestores.

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Biografia do Autor

  • Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz

    Universidade Internacional Iberoamericana - UNIB.

  • Emerson Rodrigo Gomes Camelo

    Faculdade Interamericana de Ciências Sociais – FICS.

  • Natalina Moraes Santos

    Faculdade Interamericana de Ciências Sociais – FICS.

  • Jamison Luiz Barros Santos

    Faculdade Interamericana de Ciências Sociais – FICS.

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Publicado

16/11/2023

Como Citar

TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA GESTÃO DAS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORES E GESTORES EM ESCOLAS PÚBLICAS. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114303. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4303