OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA SALA DE AULA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Maria Quintina Bezerra Ribeiro
  • Maria Andréia Gonçalves
  • Júlio dos Santos Silva
  • José Augusto Silva Costa
  • Rosiane da Conceição Abreu
  • Edilene Soares Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4325

Palavras-chave:

Desafios enfrentados, Ensino, Inclusão

Resumo

A tecnologia é uma grande aliada na inclusão escolar. Com os avanços da tecnologia, novos instrumentos e recursos vem sendo desenvolvidos para facilitar o acesso à informação e promover a igualdade de oportunidades. Uma das ferramentas utilizadas é o software leitor de tela, que permite que alunos com deficiência visual acessem conteúdos digitalizados. Esses softwares convertem texto em áudio, permitindo que os alunos ouçam o conteúdo em vez de lê-lo. Além disso, o software de ampliação de tela está disponível, permitindo que alunos com deficiência visual ampliem o conteúdo na tela do computador. Esses softwares também possibilitam que os alunos ajustem o contraste e a cor, facilitando a leitura. Outro instrumento importante são os livros eletrônicos, produzidos de acordo com as normas de acessibilidade digital. Tais livros possuem recursos como audiodescrições, descrições das imagens contidas nos livros e navegação por título e subtítulo, facilitando a leitura. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar os desafios enfrentados pelos professores na inclusão de crianças com deficiência visual em sala de aula por meio de uma revisão de literatura de cunho qualitativo e caráter descritivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Maria Quintina Bezerra Ribeiro

Graduada em Teologia e Ciências da Religião. Pós-graduada em Novas Tecnologias, Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre em Educação - Especialização em as TICs na Educação pela Universidad Europea del Atlántico - Espanha.

Maria Andréia Gonçalves

Graduada em Pedagogia e Educação Especial. Pós-graduada em Educação Especial, Auditiva, Física, Mental e Visual, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno Global do Desenvolvimento, Neuropsicopedagoga, Psicomotricidade, Psicopedagoga Clínica Institucional, Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar e Intervenção ABA Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. Mestranda em Educação.

Júlio dos Santos Silva

Graduado em Pedagogia e Letras/Inglês. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Língua Inglesa. Mestrando em Educação.

José Augusto Silva Costa

Graduado em Pedagogia. Pós-graduado em Gestão, Supervisão e Planejamento Educacional, Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia, Psicologia da Educação e Aprendizagem, Gestão Escolar e Educacional, Atendimento Educacional Especializado e Alfabetização e Letramento. Mestrando em Educação.

Rosiane da Conceição Abreu

Graduada em Pedagogia e Artes. Pós-graduada Lato Sensu em Educação Infantil e Anos Iniciais, AEE e Sala de Recursos Multifuncionais, Ensino Religiosos e Artes, Metodologia do Ensino da História e Geografia. Mestranda em Educação - Especialização em Formação de Professores pela Universidad Europeia del Atlántico – UNEATLÁNTICO.

Edilene Soares Rodrigues

Graduada em Pedagogia e Supervisão Escolar. Pós-graduada em Gestão Educacional. Mestranda em Educação.       

Referências

BONILLA, Maria Helena Silveira; SILVA, Manoela Cristina Correia Carvalho da; MACHADO, Taiane Abreu. Tecnologias digitais e deficiência visual: a contribuição das TIC para a prática pedagógica no contexto da Lei Brasileira de Inclusão. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo (SP), v. 6, n. 12, 2018.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. 2. ed. Salamanca: Ministério da Educação e Ciências da Espanha, 1994.

GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. Tecnologia Assistiva: favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem em contextos educacionais inclusivos. In: GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; OMOTE, S. (Org.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília: Cultura Acadêmica, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JUVÊNCIO, Vera Lúcia Pontes. Contribuição das tecnologias da informação e comunicação (tics) para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual: o caso da Universidade Federal do Ceará. 2013. 159f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2013.

PORTES, Rutileia Maria de Lima. Desafios e perspectivas na utilização das TICS no contexto educativo de crianças com deficiência visual. 2013. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.

QUEIROZ, M. A. DE. Acessibilidade Legal - Navegação Via Teclado e Leitores de Tela. [S. l.]: acessibilidade Legal, 2014. Disponível em: http://acessibilidadelegal.com/33-leitores.php. Acessado em: 16 mar. 2020.

RAISAMO, S. et al. Gambling-related harms among adolescents: A population-based study. Journal of Gambling Studies, v. 29, p. 151–159, 2013.

RODRIGUES, Francisco Sueudo. O uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) por alunos cegos em escola pública municipal de Fortaleza. 2010. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, CE, 2010.

SANTOS, Adenir Fonseca dos. Uso das tecnologias da informação e comunicação - TIC – tecnologia assistiva – sistema inteligente para a capacitação e inclusão de pessoa com deficiência visual no mercado de trabalho – um estudo de caso. 2018. 161f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias) – Uninter, Curitiba, 2018.

WESTIN, T. Game accessibility case study: Terraformers – a real-time 3D graphic game. [S. l.: s. n.], 2004.

Downloads

Publicado

24/11/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Quintina Bezerra Ribeiro, M., Andréia Gonçalves, M., dos Santos Silva, J., Augusto Silva Costa, J., da Conceição Abreu, R., & Soares Rodrigues, E. (2023). OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA SALA DE AULA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114325. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4325