OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4325Palavras-chave:
Desafios enfrentados, Ensino, InclusãoResumo
A tecnologia é uma grande aliada na inclusão escolar. Com os avanços da tecnologia, novos instrumentos e recursos vem sendo desenvolvidos para facilitar o acesso à informação e promover a igualdade de oportunidades. Uma das ferramentas utilizadas é o software leitor de tela, que permite que alunos com deficiência visual acessem conteúdos digitalizados. Esses softwares convertem texto em áudio, permitindo que os alunos ouçam o conteúdo em vez de lê-lo. Além disso, o software de ampliação de tela está disponível, permitindo que alunos com deficiência visual ampliem o conteúdo na tela do computador. Esses softwares também possibilitam que os alunos ajustem o contraste e a cor, facilitando a leitura. Outro instrumento importante são os livros eletrônicos, produzidos de acordo com as normas de acessibilidade digital. Tais livros possuem recursos como audiodescrições, descrições das imagens contidas nos livros e navegação por título e subtítulo, facilitando a leitura. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar os desafios enfrentados pelos professores na inclusão de crianças com deficiência visual em sala de aula por meio de uma revisão de literatura de cunho qualitativo e caráter descritivo.
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