RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: TEORIAS UTILIZADAS NAS PESQUISAS RELACIONADAS À EXPLICAÇÃO DO COMPORTAMENTO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL DAS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.510Palavras-chave:
Comportamento Socioambiental, Responsabilidade Socioambiental, TeoriasResumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar as principais teorias que compõem os estudos relacionados a Responsabilidade Socioambiental analisando as características que explicam e/ou exercem influência na adoção do Comportamento Socialmente Responsável (CSR). As pesquisas relacionadas ao CSR têm buscado relacionar esse comportamento com algumas teorias, as quais apresentam diferentes premissas e que tentam explicar ou influenciam as ações desenvolvidas, principalmente na área de negócios. Por meio de um levantamento bibliográfico, realizado em periódicos com qualis A1, A2 e B1, foram encontrados 67 artigos, publicados no ano de 2018 e dentre estes, 10 teorias que serviram de base para a análise. Os resultados demonstraram que, quando analisadas sob viés da explicação ou influência do CSR, a Teoria Contratual da Firma, da Agência e dos Stakeholders estão vinculadas às decisões de gestão que refletem no relacionamento da empresa com as partes interessadas. As Teorias Institucional e Neoinstitucional abordam a elaboração de informações que possibilitem o estudo dos fenômenos sociais, ambientais e políticos relacionados à sua prática contábil. As Teorias Organizacional e das Decisões estão vinculadas a atuação do profissional no ambiente empresarial como garantia do cumprimento das normas de conduta consideradas éticas e de Responsabilidade Socioambiental. Já a Teoria da Legitimidade explica ou influencia o CSR no que se refere a manutenção do relacionamento com a sociedade, enquanto a Teoria da Divulgação está vinculada à decisão de tornar ou não, públicas, as informações de cunho socioambiental, sobretudo as positivas e/ou negativas que são explicadas ou influenciadas pela Teoria da Externalidades.
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