CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE GESTÃO DIRECIONADA A UMA METODOLOGIA PEDAGÓGICA COM EMPREGO DE NOVOS MÉTODOS DE APRENDIZAGEM E APOIO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5205Palavras-chave:
Era digital. Conhecimento. Profissional internacional.Resumo
O presente artigo enfatiza a importância das redes e conexões digitais na educação. Ele sugere que os discentes aprendem de forma mais eficaz quando estão conectados a uma ampla gama de recursos de interação. Para isso, realizou-se uma pesquisa direcionada a uma metodologia pedagógica com emprego de novos métodos de aprendizagem com apoio de ferramentas tecnológicas e emprego de uma abordagem qualitativa. A partir do estudo bibliográfico, com objetivo de apresentar modelos educacionais vigentes que sejam reflexos do conectivismo, buscou-se ainda realizar um levantamento contrapondo diferentes áreas do conhecimento a partir das relações de conexões de rede. Nesse sentido, conforme apresentado na pesquisa, o conectivismo é evidenciado na criação do conhecimento internalizado através da era digital, atuando como requisitos inerentes a uma aprendizagem significativa. Como resultado, identificamos que a relevância reside na compreensão de que o aprendizado não é mais restrito a instituições educacionais tradicionais, pois a internet e a tecnologia permitem informações entre as pessoas. Assim, acompanhando a eficácia de um ambiente digital, reflete em ser condicionada pela evolução dos mecanismos que conectam ao aprendizado, permitindo uma colaboração de significativas implicações nas diversas áreas do conhecimento.
Downloads
Referências
BASTOS, G.; SEQUEIRA, R. M.; BARROS, Daniela Melaré Vieira. O papel da educação on-line na formação de adultos: o caso da Universidade Aberta. Revista Lusófona de Educação, n. 45, 2020. DOI: https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle45.06
CASSUNDÉ, F. R.; MENDONÇA, J. R. C.; BARBOSA, M. A. C. As Condições Institucionais e o Desenvolvimento de Competências Digitais dos Professores do Ensino Superior para EaD: Um Estudo De Caso Em Universidade Pública. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 3, p. 155-175, 2016. 2018.
CASSUNDÉ, F. R.; MENDONÇA, J. R. C.; BARBOSA, M. A. C. As Condições Institucionais e o Desenvolvimento de Competências Digitais dos Professores do Ensino Superior para EaD: Um Estudo De Caso Em Universidade Pública. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 3, p. 155-175, 2016. DOI: https://doi.org/10.14244/198271991521
FERRARI, A. Digital competence in practice: An analysis of frameworks. Sevilla: JRC, 2012.
FIGUEIREDO, Paulo Negreiros. Gestão da inovação: conceitos, métricas e experiências de empresas no Brasil. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GUITERT, M.; FONTANILLAS, T. R.; ROMERO, M. El proyecto virtual colaborativo como metodología para la adquisición de las competencias digitales: El caso de la asignatura de competencias tic de la uoc. In: XX Jornadas universitarias de tecnología educativa: Jute 2012: Girona, 28 y 29 de junio de 2012. Grup de recerca sobre Tecnologies de la Informació i la Comunicació en Educació, 2012. p. 12.
KOEHLER, Cristiane. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Brasilia: Ministério da Educação; Universidade Aberta Do Brasil, 2020. Disponível em: https://setec.ufmt.br/ri/bitstream/1/88/1/FASCICULO_Ambientes_Virtuais_Aprendizagem.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.
MACHADO, L. R. Modelos de Competências Digitais para M-Learning com foco nos Idosos (MCDMSÊNIOR). 2019 199f. Tese (Doutorado em Educação0 - Instituição de Ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
PÉREZ, María Mateo; ROMERO, Marc; FONTANILLAS, Teresa Romeu. La construcción colaborativa de proyectos como metodología para adquirir competencias digitales. Comunicar: Revista científica iberoamericana de comunicación y educación, n. 42, p. 15-24, 2014.
REEDY, K.; GOODFELLOW, R. Digital and information literacy framework. [S. l.]: Open University, 2012.
RIGO, R.; MOREIRA, J. A.; VITÓRIA, M. I. C. Engagement Acadêmico no Ensino Superior: Premissa Pedagógica para o desenvolvimento de Competências Transferíveis. Educação em Revista, v. 36, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698217239 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698217239
SANTACANA, A. P. Universidades virtuales: el caso de la Universidad Oberta de Catalunya (UOC). Edutec. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, n. 14, p. a023-a023, 2001.
SCHLATTER, G. V. Arquitetura pedagógica para construção de competências de gestão através de simuladores de negócios. 2016. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
SCHNEIDER, D. O desenvolvimento da competência de reflexão a partir de portfólios de aprendizagem. 2010. 15f.Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Tutoria em Educação a Distância) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.
SERAFIM, L. L. Modelos Pedagógicos no ensino de instrumentos musicais em modalidade a distância: projetando o ensino de instrumento de sopro. 2014. 178f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal Da Bahia, Salvador, 2014.
SIEMENS, George. Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. [S. l.: s. n.], 2004. Disponível em http://www.elearnspace.org/Articles/connectivism.htm. Acessado em: 17 out. 2023.
SIEMENS, George. Learning Development Cycle: Briding Learning Design and Modern Knowledge Needs. [S. l.: s. n.], 2005.
SILVA, K. K. A. da. Modelo de Competências Digitais em Educação a Distância: Mcompdigead - um Foco no Aluno. 2018. 279f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, 2018.
SILVA, K. K. A. da; BEHAR, P. A. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, v. 35, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698209940
SOUZA, Maria Eliana Lopes; MARTINS, Olga Aparecida da Silva; DUARTE, Mathaus Natan Moura; SILVA, Marilene Rosa. Ensino híbrido e conectivismo: desafios da educação na atualidade. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v. 7, n. 3, mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.759
VENDRUSCOLO, M. I. Modelo pedagógico para o desenvolvimento de competências docentes em Contabilidade por educação à distância. [S. l.: s. n.], 2015 DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.1
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.