O PAPEL DA LINGUAGEM VISUAL ENQUANTO TEXTO COM IMAGENS NOS PROCESSOS INTERATIVOS DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Joselma Aguiar Andrade Silveira
  • Carlíria Amariz Rodrigues de Freitas
  • Marileuza Raimunda da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i8.5571

Palavras-chave:

Linguagem. Aprendizagem. Visual.

Resumo

Compreender como a linguagem visual, enquanto texto, pode atuar como elemento importante no processo de ensino é o objetivo que norteia este trabalho. A princípio, é feita uma análise sobre a linguagem visual e a sua contribuição para a aprendizagem. Em seguida, encontra-se uma análise reflexiva sobre o papel da linguagem visual como meio pedagógico para aprendizagem com recursos da multimídia na educação, pois, em seu bojo, residem chances de se compreender como os recursos dessa linguagem podem atuar como potencializadores do processo interativo da aprendizagem. A metodologia configurou-se como uma pesquisa de teor essencialmente bibliográfico, tendo como suporte teórico autores que contribuem com os conceitos dessa vertente. Conclui-se que é preciso criar métodos eficazes para o aprendizado por via da linguagem visual, ressaltando a importância dessa modalidade como mediação no processo interativo a favor da aquisição do conhecimento, principalmente no contexto educacional moderno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joselma Aguiar Andrade Silveira

    World University Ecumenical Coordenação Acadêmica Núcleo de Tutoria.

  • Carlíria Amariz Rodrigues de Freitas

    Professora. Graduação em História pela Universidade de Pernambuco; Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada de Patos.

  • Marileuza Raimunda da Silva

    Mestrado Internacional em Ciências da Educação.

Referências

ALMEIDA, M. E. B.; SILVA, M. G. M. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, São Paulo, 2011.

ARAÚJO, M. I. Uma abordagem sobre as tecnologias da informação e da comunicação na formação do professor. Maceió: EDUFAL, 2004.

ARNHEIM, R. Sign, Image and Symbol. London: Studio Vista, 1966.

AUGUSTINI, C. L. H.; ARAÚJO, E. D.; LEITE, J. D. A leitura do texto não-verbal imagético em livros didáticos: reflexões a partir de um olhar discursivo. Entremeios [Revista de Estudos do Discurso, on-line], v. 14, p. 213-231, jan./jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.20337/ISSN2179-3514revistaENTREMEIOSvol14pagina213a2 DOI: https://doi.org/10.20337/ISSN2179-3514revistaENTREMEIOSvol14pagina213a231

BARROS, D. M. V. Estilos e aprendizagem e o uso das tecnologias digitias interativas. 2007. Monografia (Pós-graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

BEHRENS, R. R. Art, Design and Gestalt Theory. Leonardo, v. 31, n. 4, p. 299–303, 1998. DOI: Disponível em: https://doi.org/10.2307%2F1576669. Acesso em: 03 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.2307/1576669

BOLÍVAR, A.; DOMINGO, J.; FERNÁNDEZ, M. La investigácion biográfico-narrativa em educación: Enfoque e metodologia. Madrid: La Muralla, 2001.

BOSI, A. Fenomenologia do olhar. In: NOVAES, Adauto (org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 65 - 87.

CESARINO, P. Cartografias do cosmos: Conhecimento, iconografia e artes verbais entre os Marubo. Revista Mana, v. 19, n. 3, p. 437-471, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-93132013000300002

BRAGGIO, S. L. B. Leitura e alfabetização: Da concecpção maecanisista à socio psicolinguística. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

COMPIANI, M. Narrativas e desenhos (imagens) no ensino fundamental com temas geocientíficos. Revista Ciência Educação, v. 19, n. 3, p. 715-737, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S1516 73132013000300013. Acesso em: 02 jul.2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000300013

FAHEINA, E. F. A. A formação do-a pedagogo-a no contexto da cultura midiática: unindo as novas linguagens e as práticas interdisciplinares. In: CARLOS, E. J. (Ed.). Por uma pedagogia critica da visualidade. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2010. p. 10-26.

FERNANDES, J. D. C.; ALMEIDA, D. B. L. Revisitando a gramática visual nos cartazes de guerra. In: ALMEIDA, D. B. L. (org.). Perspectivas em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008. p. 13-30.

FRANCASTEL, F. Imagem, visão e imaginação. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1987.

FREITAS, N. K.; RAMALHO, S. R. Variantes na visualidade. Florianópolis: UDESC, 2010.

FRÓIS, J. P.; GONÇALVES, R. M.; MARQUES, E. Primeiro olhar: Programa integrado de artes visuais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HERNÁNDEZ, F. Catadores da Cultura Visual: Proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história: Fotografia diferenciação necessária. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2012. Disponível em: https://pt2.slideshare.net/ValdriaSouza/fotografiaehistria?from_action=save. Acesso em: 07 dez. 2020.

LEÃO, L. O labirinto da hipermídia: Arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Iluminuras, 1999. Disponivel em: https://pucsp.academia.edu/LuciaLeao. Acesso em : 07 jul. 2021.

LÉVY P. Uma perspectiva vitalista sobre a cibercultura. In: ANDRÉ, L. (Ed.). Cibercultura: Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002. p. 12-14.

MARTINS, M. H. Palavra e imagem: Um diálogo, uma provação. In: MARTINS, M. H. (Ed.), Questões de linguagem. 7. Ed. São Paulo: Contexto, 2004. p. 94-106.

MORAES, A. S.; DIONÍSIO, A. P. O entorno dos pôsteres acadêmicos. In: Anais do XVII Congresso de Iniciação Científica. Recife: UFPE, 2009.

NAKASHIMA, R. H. R.; BARROS, D. M. V.; AMARAL, S. F. O uso pedagógico da lousa digital associado à teoria dos estilos de aprendizagem. Scribd – Lousa Digital, v. 8, n. 10, 2009. Disponível em: http://goo.gl/DmKL2N. Acesso em: maio 2017. DOI: https://doi.org/10.55777/rea.v2i4.897

OLIVEIRA S. Explorando o texto visual em sala de aula. Revista de Linguística Aplicada, v. 46, n. 2, p. 182-98, 2007.

OLIVERIA, S. Explorando o texto visual em sala de aula. Revista de Linguística Aplicada, v. 46, n. 2, p. 181-97, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-18132007000200004

PEREIRA, V. A. As linguagens publicitárias e os meios digitais. In: CARAMELLA, Eliana. et al. (Eds.). Mídias: multiplicação e convergências. São Paulo: Editora SENAC, 2009. p. 637-650.

PILLAR, A. D. A educação do olhar no ensino da arte. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. p.72-83.

PINHEIRO, M. T. F. As características da complexidade na linguagem digital: Um referencial para a prática pedagógica. Revista PEC, v. 2, n. 1, p. 47-8, 2002.

RIBEIRO, A. M. O Museu de Imagens na Imprensa do Romantismo: Património Arquitectónico e Artístico nas Ilustrações e Textos do Archivo Pittoresco (1857-1868). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014. ISBN: 978-989-26-0151. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-0730-6

SANTAELLA, L. Da cultura das mídias à cibercultura: O advento do pós-humano. Revista Famecos, v. 22, p. 23-32, 2003. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.22.3229

SANTOS, E. F. Os efeitos da leitura de imagem em produção de contos: A interdiscursividade e o conhecimento de mundo. 2012. Tese (Doutorado) - UFPE, Recife, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19131.

SANTOS, S. (2011). Texto visual: Uma nova concepção de leitura. Pesquisas em Discurso Pedagógico, (10)1, 1-14. DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.17885

SILVA, M. (2001). Sala de aula interativa: A educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. Trabalho publicado nos anais do 24º Congresso Brasileiro da Comunicação (pp. 1-20). Campo Grande,

SILVA, Marco. Internet na escola e inclusão. In: Tecnologia na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2013, cap. 2, p. 62-68. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.

SILVA, S. L. P. (2007). Cultura Visual e Afirmações Identitárias: Novos Processos de Reconhecimento Social. Anais do II Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia. UFS. Florianópolis. p.606-618. Disponível em: www.sociologia.ufsc.br/npms/sergio_silva.pdf

SILVA, Vanessa Cerqueira. Tecnologia Interativa: A Utilização das Novas Mídias na Educação. Artigo publicado no Boletim Arte na Escola. 2012.Disponível em:< http://www.artenaescola.org.br/sala_relatos_artigo.php?id=497 Acesso em: 19 de Maio. de 2022

TWYMAN, M. (1972). Graphic Images in Relation to Learning. Typography Unit, Reading University.

Zeki, S. (1999). Inner Vision: an Exploration of Art and the Brain.

Downloads

Publicado

27/08/2024

Como Citar

O PAPEL DA LINGUAGEM VISUAL ENQUANTO TEXTO COM IMAGENS NOS PROCESSOS INTERATIVOS DA APRENDIZAGEM. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(8), e585571. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i8.5571