O PAPEL DA LINGUAGEM VISUAL ENQUANTO TEXTO COM IMAGENS NOS PROCESSOS INTERATIVOS DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Joselma Aguiar Andrade Silveira
  • Carlíria Amariz Rodrigues de Freitas
  • Marileuza Raimunda da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i8.5571

Palavras-chave:

Linguagem. Aprendizagem. Visual.

Resumo

Compreender como a linguagem visual, enquanto texto, pode atuar como elemento importante no processo de ensino é o objetivo que norteia este trabalho. A princípio, é feita uma análise sobre a linguagem visual e a sua contribuição para a aprendizagem. Em seguida, encontra-se uma análise reflexiva sobre o papel da linguagem visual como meio pedagógico para aprendizagem com recursos da multimídia na educação, pois, em seu bojo, residem chances de se compreender como os recursos dessa linguagem podem atuar como potencializadores do processo interativo da aprendizagem. A metodologia configurou-se como uma pesquisa de teor essencialmente bibliográfico, tendo como suporte teórico autores que contribuem com os conceitos dessa vertente. Conclui-se que é preciso criar métodos eficazes para o aprendizado por via da linguagem visual, ressaltando a importância dessa modalidade como mediação no processo interativo a favor da aquisição do conhecimento, principalmente no contexto educacional moderno.

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Biografia do Autor

Joselma Aguiar Andrade Silveira

World University Ecumenical Coordenação Acadêmica Núcleo de Tutoria.

Carlíria Amariz Rodrigues de Freitas

Professora. Graduação em História pela Universidade de Pernambuco; Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada de Patos.

Marileuza Raimunda da Silva

Mestrado Internacional em Ciências da Educação.

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Publicado

27/08/2024

Como Citar

Silveira, J. A. A., de Freitas, C. A. R., & Raimunda da Silva, M. (2024). O PAPEL DA LINGUAGEM VISUAL ENQUANTO TEXTO COM IMAGENS NOS PROCESSOS INTERATIVOS DA APRENDIZAGEM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(8), e585571. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i8.5571