A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR NA VISÃO DISCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Maria Eduarda Ferreira Souza
  • Reudismam Rolim de Sousa
  • Samara Martins Nascimento Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6611

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Revisão Sistemática da Literatura, Estudantes, Educação Superior.

Resumo

Este estudo examina a influência das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no aprendizado de estudantes universitários, tendo em vista os grandes avanços tecnológicos e as mudanças na forma de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é realizar uma revisão sistemática da literatura (RSL) para investigar o uso de ferramentas de IA nas universidades, respondendo a quatro questões de pesquisa (QPs): QP1 – Como a IA é utilizada por estudantes de nível superior? QP2 – Quais ferramentas de IA são utilizadas pelos estudantes universitários na aprendizagem? QP3 – Quais os desafios enfrentados pelos estudantes no uso da IA dentro das universidades? QP4 – A IA pode ser um problema ao tornar os estudantes dependentes deste mecanismo? A análise mostrou que existem diferentes formas de uso da IA na educação superior (QP1), como: o apoio à redação, suporte ao desenvolvimento de pesquisas, entre outros. A ferramenta predominante utilizada pelos estudantes foi o ChatGPT (QP2). No tocante aos desafios enfrentados pelos estudantes ao utilizar IA (QP3), foram informados preocupações, como falta de diretrizes institucionais, dificuldade de se confiar nos resultados produzidos pela IA e risco de ocorrer problemas éticos. Sobre o risco de dependência da IA (QP4), destaca-se a dificuldade de desenvolver o raciocínio crítico e a falta do desenvolvimento de criatividade e autonomia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Eduarda Ferreira Souza

    Graduanda em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Pau dos Ferros.

  • Reudismam Rolim de Sousa

    Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Professor na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

  • Samara Martins Nascimento Gonçalves

    Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Líder do Laboratório de Inovações em Software (LIS).

Referências

ADNIN, R.; PANDKAR, A.; YAO, B.; WANG, D.; DAS, M. Examining Student and Teacher Perspectives on Undisclosed Use of Generative AI in Academic Work. In: Proceedings of the 2025 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. 2025. p. 1-17. DOI: https://doi.org/10.1145/3706598.3713393

ALMASSAAD, A.; ALAJLAN, H.; ALEBAIKAN, R. Student perceptions of generative artificial intelligence: Investigating utilization, benefits, and challenges in higher education. Systems, v. 12, n. 10, p. 385, 2024. DOI: https://doi.org/10.3390/systems12100385

AQUINO, J. G. Autoridade docente, autonomia discente: uma equação possível e necessária. Autoridade e autonomia na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1999. p. 131-153.

BAEK, C.; TATE, T.; WARSCHAUER, M. “ChatGPT seems too good to be true”: College students’ use and perceptions of generative AI. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 7, p. 100294, 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.caeai.2024.100294

BAIG, M. I.; YADEGARIDEHKORDI, E. ChatGPT in the higher education: A systematic literature review and research challenges. International journal of educational research, v. 127, p. 102411, 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2024.102411

BEATON, C.; WEEDEN, E.; ZILORA, S. Instructional Approaches Complementing the Use of Generative Artificial Intelligence in Higher Education. In: Proceedings of the 25th Annual Conference on Information Technology Education. 2024. p. 62-67. DOI: https://doi.org/10.1145/3686852.3687075

CLIFT, L.; PETROVSKA, O. Learning without limits: analysing the usage of generative AI in a summative assessment. In: Proceedings of the 9th Conference on Computing Education Practice. 2025. p. 5-8. DOI: https://doi.org/10.1145/3702212.3702214

COSTA, Sandro Lucas Reis et al. Pensamento crítico no ensino de ciências e educação matemática: uma revisão bibliográfica sistemática. Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 1, p. 145-168, 2021. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p145

DAI, Y.; LIU, A.; LIM, C. P. Reconceptualizing ChatGPT and generative AI as a student-driven innovation in higher education. Procedia CIRP, v. 119, p. 84-90, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.procir.2023.05.002

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GONÇALVES, S. Ética e rigor na escrita académica. Coimbra: CINEP/IPC, 2018.

GRÁJEDA, A.; BURGOS, J.; CÓRDOVA, P.; SANJINÉS, A. Assessing student-perceived impact of using artificial intelligence tools: Construction of a synthetic index of application in higher education. Cogent Education, v. 11, n. 1, p. 2287917, 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/2331186X.2023.2287917

HEMALATHA, K.; SASIREKHA, DR. K.; PRIYADHARSANI, T.; VISHNUPRIYA, R.; HARIBALA, R.K. Influence of Artificial Intelligence (AI) Tools on the Research Capabilities of College Students. International Journal of Scientific Research in Engineering and Management, v. 08, n. 10, p. 1-7, 17 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.55041/IJSREM37999

KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, v. 33, n. 2004, p. 1-26, 2004.

LORIERI, M. A. Filosofia: fundamentos e métodos. Filosofia no ensino fundamental. São Paulo: Cortez.

LÜNICH, M.; KELLER, B.; MARCINKOWSKI, F. Diverging perceptions of artificial intelligence in higher education: A comparison of student and public assessments on risks and damages of academic performance prediction in Germany. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 7, p. 100305, 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.caeai.2024.100305

MAHMUD, M. M.; WONG, S. F.; MOHD A'SERI, M. S.; AHMAD, R.; YAACOB, Y.; QAZI, A.; MUSTAMAM, N. I.; NAGASUNDRAM, U. Exploring Academic Perceptions and Challenges in AI Integration in Higher Education. In: Proceedings of the 2024 the 16th International Conference on Education Technology and Computers. 2024. p. 167-172. DOI: https://doi.org/10.1145/3702163.3702410

MALIK, A. R.; PRATIWI, Y.; ANDAJANI, K.; NUMERTAYASA, I. W.; SUHARTI, S.; DARWIS, A. Exploring artificial intelligence in academic essay: higher education student's perspective. International Journal of Educational Research Open, v. 5, p. 100296, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2023.100296

MOHD A’SERI, M. S.; MAHMUD, M. M; YAACOB, Y.; AHMAD, R.; NAGASUNDRAM, U.; MUSTAMAM, N. I. Beyond the Textbook: A Study of ChatGPT Patterns of Use Perceptions and Experiences Among Students in Higher Education. In: Proceedings of the 2024 the 16th International Conference on Education Technology and Computers. 2024. p. 110-116. DOI: https://doi.org/10.1145/3702163.3702179

MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. Rio de Janeiro: Cortez Editora, 2011.

MUJTABA, B. Clarifying ethical dilemmas in sharpening students’ artificial intelligence proficiency: Dispelling myths about using AI tools in higher education. Business Ethics and Leadership, v. 8, n. 2, p. 107-127, 2024. DOI: https://doi.org/10.61093/bel.8(2).107-127.2024

PARK, H.; AHN, D. The promise and peril of ChatGPT in higher education: opportunities, challenges, and design implications. In: Proceedings of the 2024 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. 2024. p. 1-21. DOI: https://doi.org/10.1145/3613904.3642785

QU, X.; SHERWOOD, J.; LIU, P.; ALEISA, N. Generative AI Tools in Higher Education: A Meta-Analysis of Cognitive Impact. In: Proceedings of the Extended Abstracts of the CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. 2025. p. 1-9. DOI: https://doi.org/10.1145/3706599.3719841

QUINDE, G. A. L.; MUÑOZ, M. Y. T.; SUÁREZ, J. M. R.; VILLARREAL, R. E. P.; VÉLEZ, W. A. Z.; LAÍNEZ, A. A. D. P. Perception of university students on the use of artificial intelligence (AI) tools for the development of autonomous learning. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 18, n. 2, p. 1-20, 2024. DOI: https://doi.org/10.24857/rgsa.v18n2-136

SILVA, A.; COELHO, K. Integridade académica e plágio: como levar à mudança dentro e fora da sala de aula. Plágio e integridade académica na sociedade da informação, p. 68-78, 2020.

STÖHR, C.; OU, A. W.; MALMSTRÖM, H. Perceptions and usage of AI chatbots among students in higher education across genders, academic levels and fields of study. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 7, p. 100259, 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.caeai.2024.100259

STOJANOV, A.; LIU, Q.; KOH, J. H. L. University students’ self-reported reliance on ChatGPT for learning: A latent profile analysis. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 6, p. 100243, 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.caeai.2024.100243

TAYAN, O.; HASSAN, A.; KHANKAN, K.; ASKOOL, S. Considerations for adapting higher education technology courses for AI large language models: A critical review of the impact of ChatGPT. Machine Learning with Applications, v. 15, p. 100513, 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.mlwa.2023.100513

TORRES, P. L.; TRINDADE, R.; CARNEIRO, V. B. Autonomia discente na universidade: metodologias ativas e a cibercultura. Revista teias, v. 20, n. 56, p. 171-187, 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.39666

XU, X.; SU, Y.; ZHANG, Y.; WU, Y.; XU, X. Understanding learners’ perceptions of ChatGPT: A thematic analysis of peer interviews among undergraduates and postgraduates in China. Heliyon, v. 10, n. 4, 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2024.e26239

ZHOU, X.; ZHANG, J.; CHAN, C. Unveiling students' experiences and perceptions of Artificial Intelligence usage in higher education. Journal of University Teaching and Learning Practice, v. 21, n. 6, p. 126-145, 2024. DOI: https://doi.org/10.53761/xzjprb23

Downloads

Publicado

15/07/2025

Como Citar

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR NA VISÃO DISCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(7), e676611. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6611