CIDADE NEGRA: O RIO DE JANEIRO NAS TELAS DE HEITOR DOS PRAZERES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.759Palavras-chave:
Resistência, Racismo, SambaResumo
A cultura negra está presente em diversos espaços da cidade do Rio de Janeiro, sendo, portanto, um elemento crucial para a identidade e história de sua população, bem como para o processo de resistência ao racismo. Heitor dos Prazeres (1898-1966), um artista visual e compositor, retratou o cotidiano da cidade em suas pinturas, a fim de apresentar o outro lado do Rio de Janeiro, até então invisível, onde havia o mundo do samba e outros ambientes do carnaval, com os negros, e passistas. Em suas pinturas Heitor resistiu ao padrão estético vigente, apresentando as casas com cores variadas e o fluxo de pessoas pelos espaços públicos da cidade. Suas telas também apontavam para a vida difícil que as mulheres levavam ao transportar bacias e latas de água em suas cabeças, e o trabalho pesado realizado pelos negros nas estivas e nos transportes de caminhões. Assim, o objetivo deste artigo, na perspectiva interdisciplinar, é apresentar cenas da cidade do Rio de Janeiro presentes nas obras de Heitor, mostrando como os negros são deslocados do centro em direção à periferia, inicialmente ocupando a base dos morros, em seguida, subindo pelas suas encostas. Com isso, ele registrou outra cidade, até então sem visibilidade e cheia de problemas sociais e impotente ao status quo.
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