(RE) CONFIGURANDO AS TRILHAS FORMATIVAS EM EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DO PRODUTO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.760Palavras-chave:
Educação Superior, Formação Docente, Educação Interprofissional, Produto EducacionalResumo
O presente artigo tem como objetivo descrever os processos de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, que culminou na elaboração de um material educativo para discutir a temática da Educação Interprofissional, junto aos docentes que atuam em cursos da área de saúde. Trata-se de um estudo metodológico cujas etapas estruturam-se a partir da experiência das atividades propostas pelo PET-Saúde/Interprofissionalidade e dos resultados obtidos através da Oficina “Aproximações Teóricas da Educação Interprofissional”. O Curso “Educação Interprofissional: formação do profissional de saúde do futuro” será desenvolvido na modalidade de ensino remoto. Na construção do produto educacional foram observados aspectos relativos à compreensão de Interprofissionalidade articulada às unidades de sentido que darão sustentabilidade à necessária mudança curricular da formação de profissionais de saúde. Para tal, propõe-se, por meio de um formulário digital (Forms), a ser disponibilizado a docentes da Educação Superior que atuam em Cursos na área da saúde, com intuito de obter contribuições para validação de um material educativo a ser utilizado, em futuros processos formativos nesta área.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BARR, H.; KOPPEL, I.; REEVES, S.; HAMMICK, M.; FREETH, D. Effective Interprofessional Education: Arguments, Assumption & Evidence. Oxford: Blackwell; 2005.
BATISTA, N.A. Educação interprofissional em saúde: concepções e práticas. Caderno FNEPAS, v.2, p. 25-8, 2012.
BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Políticas de formação docente para a Educação Básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, v. 20, nº 62, jul./set. 2015.
BATISTA, C.B. Movimentos de reorientação da formação em saúde e as iniciativas ministeriais para as universidades. Barbaroi, Santa Cruz do Sul, n. 38, p. 97-125, 2013.
BECKER, S.;KUNZE, C.; VANCEA, M. Community energy and social entrepreneurship: Addressing purpose, organisation and embeddedness of renewable energy projects. Journal of Cleaner Production,v. 147, p. 25–36,2017.
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é -o eu não é. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p.107.
CASTANHO, M.C. Professores de ensino superior da área da saúde e sua prática pedagógica. Interface-Comunic, Saúde, Educ, 2002, v. 6, n.10, p.51-62.
CIHC. Canadian Interprofessional Health Collaborative. A National Interprofessional Competency Framework, 2010.
FERREIRA, L. C. Sustentabilidade: uma abordagem histórica da sustentabilidade. In.: BRASIL. Encontros e caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. Disponível em:https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos10/31_cons%20teor%20bacha. pdf. Acesso em: 14 nov. 2020.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 58. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
GARCIA, M. A. A. Saber, agir e educar: o ensino-aprendizagem em serviços de saúde. Interface (Botucatu). 2001;5(8):89-100. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/QxXkW3C7DFsRMnYnJ5j4cZg/abstract/?lang=pt Acesso em: 14 nov. 2020.
GOMES, Manoel Messias; GOMES, Francisco das Chagas; ARAUJO NETO, Benjamim Bento de; MOURA, Niege Dagraça de Sousa; MELO, Severina Rodrigues de Almeida; ARAUJO, Suelda Felício de; NASCIMENTO, Ana Karina do; MORAIS, Lourdes Michele Duarte de. Reflexões sobre a formação de professores: características, histórico e perspectivas. Revista Educação Pública, v. 19, nº 15, 6 de agosto de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/15/reflexoes-sobre-a-formacao-de-professores-caracteristicas-historico-e-perspectivas Acesso em: 14 nov. 2020.
IPIRANGA, Ana Silva Rocha; GODOY, Arilda Schmidt. Relatório Brundtland. RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online), São Paulo, v.12, n.3, jun. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712011000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em:14nov. 2020.
MACEDO, S. M. F. Formação profissional docente: revisitando sentidos e modelos: Revisiting Meanings and Models. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 317–336, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.59006. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/59006. Acesso em: 6 set. 2021.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8 ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.
MARCHAND, L. Características e problemáticas específicas: a formação universitária pela videoconferência. In: ALAVA, Seraphin & colaboradores. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais. Porto Alegre: Artmed, 2002.
NÓVOA, A.; AMANTE, L. Em busca da liberdade. A pedagogia universitária do nosso tempo. Revista Docencia Universitaria, enero-abril, 2015, v.13. n,1, p. 21-34.
NÓVOA, Antonio. Prefácio. In: JOSSO, M. C. (Org.). Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004. p. 11-17.
PEDUZZI, Marina et al. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 47, n. 4, p. 977-983, 2013.
PIMENTA, S.G. Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. – São Paulo: Cortez, 2012.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Framework for action on interprofessional education and collaborative practice. Geneva: WHO, 2010.
RAIMANN, Elizabeth Gottschalg. A profissionalização docente e seus desafios. V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente – SIPO – Cátedra Unesco. PUC-PR. Curitiba, de 26 a 29 de outubro de 2015.
ROCHA, Thelma; GOLDSCHMIDT, ANDREA (Coords). Gestão dos Stakeholders: como gerenciar o relacionamento e a comunicação entre as empresas e seus públicos de interesse. São Paulo: Saraiva, 2010. p.1.
SANTOS, F. M. A Positive Theory of Social Entrepreneurship. Journal of Business Ethics, v. 111, p. 335–351,2012
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 2015. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v. 40).
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad.Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000, 256p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.