THE TRAINING OF THE TEACHER OF PHYSICAL EDUCATION IN BRAZIL: CONTEXT OF ACTION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1293

Keywords:

Teacher training, Historical context, Physics education

Abstract

This article presents a brief historical contextualization of the formation of the Physical Education teacher from the different fields of activity. Therefore, the proposed objective is to map the historical context of teacher education to understand the challenges and possibilities of acting in the face of contemporary changes. The methodological procedures are characterized by a qualitative nature, focusing on the type of bibliographic and documentary research. The final considerations and analyzes demonstrated the need to promote discussions, in order to enable the (re)structuring of knowledge in line with the observed systematizations that demonstrate a certain legislative setback regarding the curricular component. Finally, with this perspective of reflection, the promotion of debates and actions that support the permanent improvement of Physical Education teachers in the public school system is envisaged.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Hemelly da Silva Areias

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad pela Universidad de la Integración de Lãs Américas (UNIDA). Mestrado em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pelo UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACIÓN DE LAS AMÉRICAS, Paraguai (2021). Professora de Educação Física do SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E QUALIDADE DO ENSINO, Brasil

 

References

AREIAS, Hemelly da Silva. Formação Continuada dos Professores de Educação Física e o Uso das Tecnologias: Desafios e Possibilidades na Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas - Brasil - 2017 a 2019. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência da Educação Universidad de La Integración de Las Américas, 2021.

AREIAS, H. da S. EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: revisão literária sistemática sobre a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Scientia Generalis, [S. l.], v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/139. Acesso em: 18 mar. 2022.

AREIAS, H. da S. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO AMAZONAS E O USO DAS TECNOLOGIAS. Scientia Generalis, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 63–72, 2022. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/380. Acesso em: 18 mar. 2022.

BRASIL/SEMTEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Mec/Semtec, 2002a. _______. PCN+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Volume Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002b. _______. Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 1). BRASIL. Plano Nacional de Educação. PNE / Ministério da Educação. Brasília: Inep, 2001. Disponível em: < http://pde.mec.gov.br/ index.php?option=com_content&view=article&id= 122:tecnologias-dainforma-cicloavano&catid=27:educa-superior>. Acesso em: Agosto de 2018.

BRASIL. LEI Nº 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: Agosto 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: Agosto de 2018.

BRASIL. Legislação Informatizada - Decreto de Lei nº 1.212, de 17 de abril de 1939 - Publicação Original. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1212-17-abril1939-349332-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: Janeiro de 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 010172 de 09 de Janeiro de 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf. Acesso fev, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de Dezembro de 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222 DEDEZEMBRODE2017.pdf. Acesso em: 10 de dez de 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 4, de 17 de Dezembro de 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104101- rcp004-18/file. Acesso em: 10 de dez de 2019.

BRASIL. Decreto de Lei nº 8.529, de 2 de Janeiro de 1946 - Lei Orgânica do Ensino Primário. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940- 1949/decreto-lei-8529-2-janeiro-1946-458442-publicacaooriginal-1-pe.html. Julho de 2019.

BRASIL. Decreto de Lei nº 6.370, de 8 de Novembro de 1876. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-6370-8-novembro1876-549695-norma-pe.html. Julho de 2019.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de Dezembro de 1961 - Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961- 353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Julho de 2019.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de Agosto de 1971 - Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971- 357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Julho de 2019.

BRASIL. CFE. Resolução nº 69/69, de 06 de novembro de 1969 – Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem observados na organização.

BRASIL. CFE. Resolução nº 03, de 16 de Junho de 1987 - Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem observados nos cursos de graduação em Educação Física (Bacharelado e/ou Licenciatura Plena).

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília :MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Decreto de nº 69.450, de 1º de Novembro de 1971. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-69450-1-novembro1971-418208-publicacaooriginal-1-pe.html, Janeiro 2019.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação fixada através da Lei nº 4.024, de 20 de Dezembro de 1961. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961- 353722-publicacaooriginal-1-pl.html, janeiro de 2019.

BRASIL. Portaria de nº 727, de 13 de junho de 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/74121-portaria727-2017-emtipdf/file.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação fixada através da Lei nº 4.024, de 20 de Dezembro de 1961. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961- 353722-publicacaooriginal-1-pl.html, janeiro de 2019.

BRASIL. Portaria de nº 727, de 13 de junho de 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/74121-portaria727-2017-emtipdf/file.

BRASIL. Lei de nº 4.448 de 28 de março de 2017. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57632003/ do1e-2018-12-31-portaria-n-4-448-de-31-de-dezembro-de-2018-57631761.

BRASIL. Lei nº 4.817, de 17 de Abril de 2019. Assegura a Educação Física como componente Curricular obrigatório. Diário Oficial do Estado do Amazonas, 2019.

BRASIL. Resolução nº 03 de 16 de junho de 1987. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem observados nos cursos de graduação em Educação Física (Bacharelado e/ou Licenciatura Plena). Disponível em: encurtador.com.br/cjKPR. Julho de 2019.

DARIDO, S. C. e Rangel, I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2005.

MARINHO, I.P. História Geral da Educação Física. São Paulo: Cia. Brasil, 1980.

PUGA. Barbosa, Rita. BATALHA. Josilma, AMARAL. Sheyla, Moura do. Tópicos da História da Educação Física do Amazonas - Personalidades, Formação, Produção Científica, Esportes, Gestão e Eventos. Manaus, Editora Valer, 2007.

VERENGUER, Rita de Cássia Garcia. V585p. Preparação profissional em Educação Física: das leis à implementação dos currículos. - Campinas, SP: [s. n ], 1996.

Published

02/04/2022

How to Cite

Silva Areias, H. da. (2022). THE TRAINING OF THE TEACHER OF PHYSICAL EDUCATION IN BRAZIL: CONTEXT OF ACTION . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(4), e341293. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1293