NEUROPEDAGOGIA E NEURODIDÁTICA NA IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE TRANSTORNOS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4886

Palavras-chave:

Neuropedagogia. Desenvolvimento Cognitivo. Aprendizagem

Resumo

A neuropedagogia é uma área que se dedica ao estudo das relações entre o cérebro, o desenvolvimento humano e a aprendizagem. Por meio de uma abordagem multidisciplinar, a neuropedagogia busca entender como o cérebro processa informações e como isso pode afetar o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo geral deste estudo é compreender a importância da neuropedagogia e da neurodática na identificação precoce de transtornos que afetam o desenvolvimento cognitivo e escolar de crianças e adolescentes, com foco no diagnóstico e intervenção. Um dos principais objetivos da neuropedagogia é identificar e intervir precocemente em transtornos que possam afetar o desenvolvimento cognitivo e escolar de crianças e adolescentes. A metodologia foi a revisão de literatura descritiva, realizada nas bases de dados multidisciplinares e nas bases específicas da área da saúde e farmácia. As bases de dados utilizadas foram: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), ferramenta Google Acadêmico. Esta publicação procura definir os pressupostos teóricos da neuropedagogia. Esta é a primeira e essencial etapa do processo de investigação, uma vez que a literatura científica carece deste panorama científico da realidade, a partir do qual os pedagogos seriam capazes de conceber a investigação pedagógica e neurobiológica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jádia Elane Oliveira

    Mestranda em Educação com Ênfase em Formação de Professores, Pós-Graduação em Educação Infantil e Series Iniciais do Ensino Fundamental I (Faveni). Pós-Graduada em Políticas Públicas na Educação (FACEI) Graduação em Gestão Pública - UNOPAR, Pós-Graduação em Orientação, Supervisão (Coordenação), Inspeção e Administração Escolar (Faculdade Promove). Graduação em CURSO DE PEDAGOGIA - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA. Professora da Escola Técnica do Extremo Sul da Bahia - EUNATEC. Professora e coordenadora dos Cursos Técnicos em Nível Médio de Normal Superior (magistério), Serviços Públicos e Administração, promovidos pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais na Escola Estadual Cel. Elpídio Alves Ferreira e como Assessora de Assuntos Extraordinários da Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Salto da Divisa MG. Diretora Pedagógica das Escolas de Educação Infantil do Município de Salto da Divisa MG. Especialista em Educação Básica (Coordenadora Escolar) do Ensino Fundamental II Escola Estadual Coronel Tinô Salto da Divisa MG. Diretora Pedagógica das Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Salto da Divisa MG. Supervisora Escolar das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Alziton da Cunha Peixoto Salto da Divisa MG. Professora do  Ensino Fundamental I na Escola IASC Instituto Associados Saber e Cultura Eunápolis Ba. Professora na Escola Gilberto Abade - Projeto Maravilha de 2008 a 2009 - Eunápolis Ba.

Referências

AIKEN, L R. Tests Psicológicos y Evaluación. Mexico: Pratice Hall Hispano.1996.

ALCHIERI, J. C., CUNHA, R. Guia de referência: testes psicológicos comercializados no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo, FAPESP, 2003.

ALMEIDA, A. P. D. Quando o vínculo é doença: a influência da dinâmica familiar

na modalidade de aprendizagem do sujeito. Rev. Psicopedagogia, v. 28, n. 86, p. 201-13, 2011.

ALMEIDA, Laurinda De Ramalho; MALHONEY, Abigail, Alvarenga. Afetividade e Aprendizagem: Contribuições de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2007.

ANTUNHA, E. L. G. Investigação Neuropsicológica na Infância. Boletim de Psicologia, v. 37, n. 87, p. 29-45, 1987.

AUSUBEL, D. P. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 24 mar. 2023.

BEAUCLAIR, J. Neuropsicopedagogia: inserções no presente, utopias e desejos futuros. Rio de Janeiro: Essence All, 2014.

BEN-YISHAY, Y. Cognitive Remediation after TBD: toward a Definition of its Objectives, Tasks and Conditions. In: INSTITUTE OF REHABILITATION MEDICINE. Working Approaches to Remediation of Cognitive Deficits in Brain Damage Persons. New York: University Medical Center, 1981.

BOSSA (Org.), Avaliação psicodedagógica da criança de 0 a 6 anos. Rio de Janeiro: Vozes. 2000. p. 13-30.

BOURDIEU, Pierre, Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982.

CABRAL, Gabriela. Afetividade. [S. l.: s. n.], 2008. Disponível em: http://www.mundoeducação.com/psicologia/afetividade.htm. Acesso em: 29 jan. 2024.

CHALITA, Gabriel. Educação: A solução está no afeto. São Paulo: Ed Gente, 2001.

CUNHA, J. A. (org). Psicodiagnóstico. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

DROUDET, R. C. R. Distúrbios da aprendizagem. São Paulo: Ática.1995.

FAGALI, Eloísa Quadros (org.) et al. Múltiplas faces do aprender: novos paradigmas da pós-modernidade. São Paulo: Editoras Unidas, 2000.

FERREIRA, Aurélio, Buarque de Holanda. Novo Aurélio Séc XXI: o dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2002.

GAIGHER, Nuccia. Piscologando: teorias de desenvolvimento-Henri Wallon. [S. l.: s. n.], 2008. Disponível em: http://psicologandonanet.blogspot.com.br/2008/03/teorias-de-desenvolvimento-henri-wallon.html. Acesso em: 29 jan. 2024.

HILGARD, E. F. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1973.

LZAK, M. D. Neuropsychological assessment. 3 ed. New York: Oxford University Press, 1983.

MORIN, Edgar. A Cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad.: Eloá Jacobina. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de (org). Educação infantil: muitos olhares. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

QUEIROZ, S. S. Tipificação de erros em jogos de regras: uma abordagem construtivista. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Psicologia, UFES, Vitória, 2000.

REGO, T. C. Vygotsky – uma perspectiva histórico-cultural da educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

RIVERO, T.S. Neuropsicologia e Ciência Cognitiva. São Paulo: [s. n], 2007.

SANTOS, Maria F. S. a Teoria das Representações Sócias. In: SANTOS, Maria F. S.; ALMEIDA, Leda M. (orgs.) Diálogos com a Teoria das Representações Sociais. Paraíba, PE: UFPE, 2005. 200p.

STEINER, Rudolf. A arte da educação – I: O estudo geral do homem: uma base para a pedagogia. 9. ed. São Paulo: Antroposófica, 1992.

VYGOTSKI, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

WALLON, Henri. A evolução Psicológica da Criança. São Paulo: Martins, 2007.

WALLON, Henri. CAIXETA, Leonardo. Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Ed. Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

29/02/2024

Como Citar

NEUROPEDAGOGIA E NEURODIDÁTICA NA IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE TRANSTORNOS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(2), e524886. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4886