EDUCATION IN FOCUS: THE PERCEPTION OF HIGHER EDUCATION STUDENTS ABOUT THE OFFER IN BRAZIL

Authors

  • Revista
  • Marcio Magera Conceição https://orcid.org/0000-0001-6477-4580
  • Paulo Cesar Chanan Silva
  • Francislene A. Hasmann
  • Hélio Doyle
  • João Osti
  • Meline R. K. Rodrigues
  • Patrícia Bulbovas
  • Ricardo Costa
  • Fabrício B. Dalmas

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4960

Keywords:

EAD, Higher education, Students

Abstract

This study, conducted by the Brazilian Association of College Administrators and the University of Guarulhos, investigates the perception of Brazilian higher education students on the offer of face-to-face and distance learning (EAD). With the participation of 4,307 individuals from all Brazilian states, the research reveals a preference for the face-to-face modality, although EAD is considered for its flexibility and lower cost. Higher education in Brazil is marked by significant evolution in recent decades, influenced by economic, demographic, and technological changes, especially with the increase in the offer and demand for EAD. The study points out that, although EAD is an attractive option for many due to its convenience and accessibility, there is a clear preference of students for face-to-face education, associated with a perception of higher quality and market value. The research participants, mostly women, aged between 31 and 40 years, coming from public schools, and with a monthly family income of up to R$ 2,900, expressed several concerns with the EAD modality, including the lack of direct interaction with teachers and peers, difficulties in maintaining motivation and self-discipline, and concerns about the quality and recognition of distance courses. The analysis of the collected data suggests that higher education institutions should consider these perceptions when developing or expanding their EAD offerings, emphasizing the quality of teaching, student support, and the inclusion of practical face-to-face components in predominantly distance courses.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcio Magera Conceição

Economista pela PUC- Campinas. MBA de Marketing - ESAMC, Sorocaba. Mestrado em Administração pela UNG - Guarulhos. Mestrado em Sociologia pela PUC - São Paulo. Doutorado em Sociologia pela PUC - São Paulo. Doutorado em Administração pela FCU - USA. Pós Doutor Unicamp - Campinas. Pós Doutor FCU - USA. Pós Doutor UC- Portugal. Jornalista e Escritor. Avaliador do MEC/INEP. Pró Reitor da Universidade Guarulhos, SP. Editor-chefe da RECIMA21 – REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR. Ph.D, UNG; CFE - U.C Portugal.

Paulo Cesar Chanan Silva

Diretor de Regulação e Procurador Institucional do Grupo SER Educacional. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Direito Empresarial pela OAB/PR-INBRAPE e Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia. Presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras das Faculdades (Abrafi).

Francislene A. Hasmann

Graduou-se em Engenharia Industrial Química pela Escola de Engenharia de Lorena (USP) - antiga FAENQUIL, (1996), conclui em 2000 mestrado em BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL pela mesma instituição e, em 2004 concluiu doutorado em BIOTECNOLOGIA pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP . De 2004 a 2007, conduziu projeto de Pós-doutoramento (com o apoio de bolsa FAPESP) em projeto desenvolvido em cooperação entre a ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA e a FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS-USP. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos Industriais e Operações Unitárias aplicadas à Separação/Purificação, e saneamento ambiental. Possui experiência didática em nível médio e profissionalizante, graduação e pós graduação. . Na FACULDADE DE ROSEIRA exerceu funções administrativas de Coordenador de Graduação e Pós-Graduação, Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Diretor Acadêmico, e atua como Procurador Institucional junto ao MEC. Atualmente, atua como docente no Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano.

References

ARQUIVO NACIONAL. Academia Real Militar. (On-line), Brasília, DF: Publicado: Sexta, 04 de Novembro de 2016. Disponível em: <https://bit.ly/2HP3vqq>. Acesso em: 21 jan. 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2022: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022.Disponível em: notas_estatisticas_censo_escolar_2022.pdf (inep.gov.br) Acesso em 21 de janeiro de 2024

DURHAM, Eunice Ribeiro et al. O ensino superior no Brasil: público e privado. 2003.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 2/2007 - Dispõe sobre carga horária mínima e procedi-mentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial . MEC: Brasília - DF, 2007. BRASIL.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 4/2009 -Dispõe sobre carga horária mínima e procedi-mentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação em Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudio-logia, Nutrição e Terapia Ocupacional, Bacharelados, na Modalidade Presencial. MEC: Brasília - DF, 2007. BRASIL.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília: Ju¬nho, 20016.

CHANAN-SILVA, P. C. A evolução da educação superior no Brasil. Louveira, SP: Pear¬son, 2023. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 09 jan. 2024.

BRASIL. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. MEC: Brasília - DF, 2017. BRASIL.41

SAMPAIO, Helena. Evolução do ensino superior brasileiro. São Paulo, NUPES, Docu-mento de Trabalho, v. 8, p. 91, 1991.

DE FIGUEIREDO, Erika Suruagy A. Reforma do Ensino Superior no Brasil: um olhar a partir da história. Revista UFG, v. 7, n. 2, 2005.

BRASIL. Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2004.

BRASIL.Portaria Portaria 2253/2001, de 18 de outubro de 2001. MEC: Brasília - DF, 2001. BRASIL.

UEUDISON, et al. EAD E ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: POLÍTICAS PÚBLICAS E USO DE TICS. RECIMA21, v. 4, ed.6, p. 3- 8, 2023.

FERNANDES, Stéfani Martins; HENN, Leonardo Guedes; KIST, Liane Batistela. O en¬sino a distância no Brasil: alguns apontamentos. Research, Society and Development, v. 9, n. 1, p. e21911551-e21911551, 2020.

BRENNAND, Edna G.; BRENNAND, Eládio de Góes. Inovações tecnológicas e a ex-pansão do ensino superior no Brasil. 2012.

ARRUDA, Eucídio P. A., ARRUDA, E. P. D., EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL: POLÍ-TICAS PÚBLICAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. Educação em Revista: Belo Horizonte, p. 321-, 2015

Ragusa A, Caggiano V, Trigueros Ramos R, González-Bernal JJ, Gentil-Gutiérrez A, Bastos SAMC, González-Santos J, Santamaría-Peláez M. High Education and University Teaching and Learning Processes: Soft Skills. Int J Environ Res Public Health. 2022 Aug 27;19(17):10699. doi: 10.3390/ijerph191710699. PMID: 36078415; PMCID: PMC9518473.

HASMANN, Francislene; FIDALGO, Betânia, Capítulo IV - Modelos pedagógicos cria-tivos e inovadores como saberes e fazeres na educação superior . In: Estudos: Revista da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior: Criatividade e inovação na construção da educação superior pós-pandemia. - ano 33, n. 45 (Abril 2022). - Brasília: ABMES Editora, 2022. p. 95-136.

NEVES, C.E.B. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Sociologias, Porto Alegre, ano 9, nº 17, jan./jun. 2007, p. 14-21.

Picinini Lengler, L., Gonçalves, A. C., & Silva de Souza, D. (2022). ANÁLISE DO MER-CADO DE ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL E OFERTA DE FERRAMENTAS DE ACES-SIBILIDADE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(11), e3112170. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.217042

SILVA, Ana Carolina Oliveira; DE ARAÚJO SOUSA, Shirliane; DE MENEZES, Jones Baroni Ferreira. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, n. 36, p. 298-315, 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2022: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022. Dis¬ponível em: notas_estatisticas_censo_escolar_2022.pdf (inep.gov.br) Acesso em 15 de novembro de 2023

Streiner DL, Norman GR. Health Measurement Scales: A Practical Guide to their De-velopment and Use. Oxford: Oxford University Press, 2008. 352p

The Jamovi Project (2022). Jamovi. (Version 2.3) [Computer Software]. Retrieved from https://www.jamovi.org.

R Core Team (2021). R: A Language and environment for statistical computing. (Ver¬sion 4.1) [Computer software]. Retrieved from https://cran.r-project.org. (R packages re¬trieved from MRAN snapshot 2022-01-01).

CALDEIRA, B.F., ALVES, M.T.G. PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ES¬COLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR. Educ. Soc., Campinas, v. 42, e239138, 2021.

BRASIL. Mapa do Ensino Superior no Brasil. Disponível em:https://www.semesp. org.br/mapa/. Acesso em 15 de dezembro de 2023.

BRASIL. MEC abre consulta pública sobre cursos de graduação EaD. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/mec-abre-consulta-pu-blica-sobre-cursos-de-graduacao-ead. Acesso em 15 de janeiro de 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Covid-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/90771-covid-19. Acesso em 13 de ja-neiro de 2024

Brasil. INEP:Censo da educação superior: Divulgação dos resultados 2022. Dispo¬nível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documen-tos/2022/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2022.pdf. Acesso em 15 de ja¬neiro de 2024.

MELO, Marlene Catarina de Oliveira Lopes; FARIA, VILMA SANTOS PEREIRA DE; LOPES, ANA LÚCIA. A construção da identidade profissional: estudo com gestoras das gerações Baby Boomers, X e Y. Cadernos EBAPE.

capebook3

Published

20/03/2024

How to Cite

Revista, Magera Conceição, M., Chanan Silva, P. C., A. Hasmann, F., Doyle, H., Osti, J., … B. Dalmas, F. (2024). EDUCATION IN FOCUS: THE PERCEPTION OF HIGHER EDUCATION STUDENTS ABOUT THE OFFER IN BRAZIL . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e514960. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4960

Issue

Section

E-BOOKS

Categories