EDUCAÇÃO EM FOCO: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR ACERCA DA OFERTA NO BRASIL

Autores

  • Revista
  • Marcio Magera Conceição https://orcid.org/0000-0001-6477-4580
  • Paulo Cesar Chanan Silva
  • Francislene A. Hasmann
  • Hélio Doyle
  • João Osti
  • Meline R. K. Rodrigues
  • Patrícia Bulbovas
  • Ricardo Costa
  • Fabrício B. Dalmas

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4960

Palavras-chave:

EAD, Estudantes, Ensino Superior

Resumo

Este estudo, realizado pela Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades e a Universidade de Guarulhos, investiga a percepção dos estudantes do ensino superior brasileiro sobre a oferta de educação presencial e à distância (EAD). Com a participação de 4.307 indivíduos de todos os estados brasileiros, a pesquisa revela uma preferência pela modalidade presencial, embora a EAD seja considerada por sua flexibilidade e menor custo. A educação superior no Brasil é marcada pela evolução significativa nas últimas décadas, influenciada por mudanças econômicas, demográficas e tecnológicas, especialmente com o aumento da oferta e demanda por EAD. O estudo aponta que, apesar de a EAD ser uma opção atrativa para muitos devido à sua conveniência e acessibilidade, há uma clara preferência dos estudantes pela educação presencial, associada a uma percepção de maior qualidade e valorização no mercado de trabalho. Os participantes da pesquisa, majoritariamente mulheres, com idades entre 31 e 40 anos, provenientes de escolas públicas e com renda familiar mensal de até R$ 2.900, expressaram várias preocupações com a modalidade EAD, incluindo a falta de interação direta com professores e colegas, dificuldades em manter a motivação e a autodisciplina, e preocupações com a qualidade e o reconhecimento dos cursos à distância. A análise dos dados coletados sugere que as instituições de ensino superior devem considerar essas percepções ao desenvolver ou expandir suas ofertas de EAD, enfatizando a qualidade do ensino, o suporte ao aluno, e a inclusão de componentes práticos presenciais em cursos predominantemente à distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Marcio Magera Conceição

Economista pela PUC- Campinas. MBA de Marketing - ESAMC, Sorocaba. Mestrado em Administração pela UNG - Guarulhos. Mestrado em Sociologia pela PUC - São Paulo. Doutorado em Sociologia pela PUC - São Paulo. Doutorado em Administração pela FCU - USA. Pós Doutor Unicamp - Campinas. Pós Doutor FCU - USA. Pós Doutor UC- Portugal. Jornalista e Escritor. Avaliador do MEC/INEP. Pró Reitor da Universidade Guarulhos, SP. Editor-chefe da RECIMA21 – REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR. Ph.D, UNG; CFE - U.C Portugal.

Paulo Cesar Chanan Silva

Diretor de Regulação e Procurador Institucional do Grupo SER Educacional. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Direito Empresarial pela OAB/PR-INBRAPE e Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia. Presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras das Faculdades (Abrafi).

Francislene A. Hasmann

Graduou-se em Engenharia Industrial Química pela Escola de Engenharia de Lorena (USP) - antiga FAENQUIL, (1996), conclui em 2000 mestrado em BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL pela mesma instituição e, em 2004 concluiu doutorado em BIOTECNOLOGIA pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP . De 2004 a 2007, conduziu projeto de Pós-doutoramento (com o apoio de bolsa FAPESP) em projeto desenvolvido em cooperação entre a ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA e a FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS-USP. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos Industriais e Operações Unitárias aplicadas à Separação/Purificação, e saneamento ambiental. Possui experiência didática em nível médio e profissionalizante, graduação e pós graduação. . Na FACULDADE DE ROSEIRA exerceu funções administrativas de Coordenador de Graduação e Pós-Graduação, Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Diretor Acadêmico, e atua como Procurador Institucional junto ao MEC. Atualmente, atua como docente no Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano.

Referências

ARQUIVO NACIONAL. Academia Real Militar. (On-line), Brasília, DF: Publicado: Sexta, 04 de Novembro de 2016. Disponível em: <https://bit.ly/2HP3vqq>. Acesso em: 21 jan. 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2022: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022.Disponível em: notas_estatisticas_censo_escolar_2022.pdf (inep.gov.br) Acesso em 21 de janeiro de 2024

DURHAM, Eunice Ribeiro et al. O ensino superior no Brasil: público e privado. 2003.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 2/2007 - Dispõe sobre carga horária mínima e procedi-mentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial . MEC: Brasília - DF, 2007. BRASIL.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 4/2009 -Dispõe sobre carga horária mínima e procedi-mentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação em Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudio-logia, Nutrição e Terapia Ocupacional, Bacharelados, na Modalidade Presencial. MEC: Brasília - DF, 2007. BRASIL.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília: Ju¬nho, 20016.

CHANAN-SILVA, P. C. A evolução da educação superior no Brasil. Louveira, SP: Pear¬son, 2023. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 09 jan. 2024.

BRASIL. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. MEC: Brasília - DF, 2017. BRASIL.41

SAMPAIO, Helena. Evolução do ensino superior brasileiro. São Paulo, NUPES, Docu-mento de Trabalho, v. 8, p. 91, 1991.

DE FIGUEIREDO, Erika Suruagy A. Reforma do Ensino Superior no Brasil: um olhar a partir da história. Revista UFG, v. 7, n. 2, 2005.

BRASIL. Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2004.

BRASIL.Portaria Portaria 2253/2001, de 18 de outubro de 2001. MEC: Brasília - DF, 2001. BRASIL.

UEUDISON, et al. EAD E ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: POLÍTICAS PÚBLICAS E USO DE TICS. RECIMA21, v. 4, ed.6, p. 3- 8, 2023.

FERNANDES, Stéfani Martins; HENN, Leonardo Guedes; KIST, Liane Batistela. O en¬sino a distância no Brasil: alguns apontamentos. Research, Society and Development, v. 9, n. 1, p. e21911551-e21911551, 2020.

BRENNAND, Edna G.; BRENNAND, Eládio de Góes. Inovações tecnológicas e a ex-pansão do ensino superior no Brasil. 2012.

ARRUDA, Eucídio P. A., ARRUDA, E. P. D., EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL: POLÍ-TICAS PÚBLICAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. Educação em Revista: Belo Horizonte, p. 321-, 2015

Ragusa A, Caggiano V, Trigueros Ramos R, González-Bernal JJ, Gentil-Gutiérrez A, Bastos SAMC, González-Santos J, Santamaría-Peláez M. High Education and University Teaching and Learning Processes: Soft Skills. Int J Environ Res Public Health. 2022 Aug 27;19(17):10699. doi: 10.3390/ijerph191710699. PMID: 36078415; PMCID: PMC9518473.

HASMANN, Francislene; FIDALGO, Betânia, Capítulo IV - Modelos pedagógicos cria-tivos e inovadores como saberes e fazeres na educação superior . In: Estudos: Revista da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior: Criatividade e inovação na construção da educação superior pós-pandemia. - ano 33, n. 45 (Abril 2022). - Brasília: ABMES Editora, 2022. p. 95-136.

NEVES, C.E.B. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Sociologias, Porto Alegre, ano 9, nº 17, jan./jun. 2007, p. 14-21.

Picinini Lengler, L., Gonçalves, A. C., & Silva de Souza, D. (2022). ANÁLISE DO MER-CADO DE ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL E OFERTA DE FERRAMENTAS DE ACES-SIBILIDADE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(11), e3112170. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.217042

SILVA, Ana Carolina Oliveira; DE ARAÚJO SOUSA, Shirliane; DE MENEZES, Jones Baroni Ferreira. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, n. 36, p. 298-315, 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2022: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022. Dis¬ponível em: notas_estatisticas_censo_escolar_2022.pdf (inep.gov.br) Acesso em 15 de novembro de 2023

Streiner DL, Norman GR. Health Measurement Scales: A Practical Guide to their De-velopment and Use. Oxford: Oxford University Press, 2008. 352p

The Jamovi Project (2022). Jamovi. (Version 2.3) [Computer Software]. Retrieved from https://www.jamovi.org.

R Core Team (2021). R: A Language and environment for statistical computing. (Ver¬sion 4.1) [Computer software]. Retrieved from https://cran.r-project.org. (R packages re¬trieved from MRAN snapshot 2022-01-01).

CALDEIRA, B.F., ALVES, M.T.G. PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ES¬COLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR. Educ. Soc., Campinas, v. 42, e239138, 2021.

BRASIL. Mapa do Ensino Superior no Brasil. Disponível em:https://www.semesp. org.br/mapa/. Acesso em 15 de dezembro de 2023.

BRASIL. MEC abre consulta pública sobre cursos de graduação EaD. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/mec-abre-consulta-pu-blica-sobre-cursos-de-graduacao-ead. Acesso em 15 de janeiro de 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Covid-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/90771-covid-19. Acesso em 13 de ja-neiro de 2024

Brasil. INEP:Censo da educação superior: Divulgação dos resultados 2022. Dispo¬nível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documen-tos/2022/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2022.pdf. Acesso em 15 de ja¬neiro de 2024.

MELO, Marlene Catarina de Oliveira Lopes; FARIA, VILMA SANTOS PEREIRA DE; LOPES, ANA LÚCIA. A construção da identidade profissional: estudo com gestoras das gerações Baby Boomers, X e Y. Cadernos EBAPE.

capebook3

Publicado

20/03/2024

Como Citar

Revista, Magera Conceição, M., Chanan Silva, P. C., A. Hasmann, F., Doyle, H., Osti, J., … B. Dalmas, F. (2024). EDUCAÇÃO EM FOCO: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR ACERCA DA OFERTA NO BRASIL . RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e514960. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4960

Edição

Secção

E-BOOKS

Categorias