PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO REMOTO NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE JARÚ-RO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5118Palavras-chave:
Aulas de Matemática, Ensino durante a pandemia, Recursos MetodológicosResumo
A presente pesquisa teve por objetivo conhecer a percepção de professores de matemática, da cidade de Jarú-RO, sobre os desafios enfrentados na modalidade de Ensino Remoto (ERE), bem como as metodologias utilizadas e uma avaliação sobre sua prática docente em ambientes virtuais e atividades assíncronas. A pesquisa foi realizada com seis professores da rede estadual de ensino que ministraram aula de matemática nas turmas de ensino médio durante a pandemia. Eles responderam um questionário sobre os desafios e as práticas utilizadas no ERE, que foi analisado para entender como se comportaram quanto às ferramentas e aos procedimentos utilizados nas aulas remotas. Os resultados mostraram que os professores tiveram que adaptar as metodologias do ensino presencial para o ERE. Dentre as mudanças, está o uso das plataformas digitais para ministrar as aulas nas redes sociais, além de ser uma forma de comunicação do aluno com o professor em momentos distintos dos horários das aulas. Os recursos das plataformas digitais e a utilização das redes sociais no processo de ensino, tiveram papel fundamental no trabalho docente durante a pandemia e, apesar das diferenças metodológicas para o ensino presencial, algumas delas foram incorporadas e adaptadas para o ensino presencial, a fim de beneficiar no aprendizado dos alunos.
Downloads
Referências
ARAÚJO, F. W. G. de; SILVA, E. M. de A. G.; SILVA, R. de A. G. Uma análise da educação matemática durante a pandemia de Covid-19. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, VII, 15-17, out., Maceió, 2020. Anais Eletrônicos [...] Maceió, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID90_01092020003741.pdf. Acesso em: 30 nov. 2022.
BRASIL. Covid-19 – Painel Coronavírus. Brasilia: Coronavírus Brasil, 2020. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 19 dez. 2022.
BRASIL. Ensino a distância em cursos presenciais. Brasilia: MEC, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/86441-mec-autoriza-ensino-a-distancia-em-cursos-presenciais. Acesso em: 10 out. 2021.
BRASIL. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Brasilia: Presidência da República, 2020. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/913976559/lei-14040-20. Acesso em: 10 set. 2021.
BRASIL. Parecer Homologado Parcialmente Cf. Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 1º/6/2020, Seção 1, Pág. 32. Ver Parecer CNE/CP nº 9/2020.
BRASIL. Recomendações Conselho Nacional de Saúde, nº 022. Brasilia: Conselho Nacional de Saúde – CNS, 2020. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns. Acesso em: 17 dez. 2022.
BURCI, T. V. L. et al. Ambientes virtuais de aprendizagem: a contribuição da Educação a Distância para o ensino remoto de emergência em tempos de pandemia. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 11, n. 2, 2020. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/3155/82e4dd1aa8e5b5ae7cba0779f1641da5d52c.pdf?_ga=2.35286561.1027958322.1671463650-718989144.1671463650. Acesso em: 30 nov. 2022.
CAMPOS, M. A. et.al. Uma sequência didática e o ensino de matemática no contexto da/pós pandemia Covid-19: discutindo o acesso, a viabilidade e as possibilidades. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 11, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/download/247802/pdf. Acesso em: 30 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.247802
CUNHA, L. F. F. da; SILVA, A. de S.; SILVA, A. P. da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acesso em: 3 set. 2021.
ELEVA, P. Metodologia do Ensino: tudo o que você precisa saber sobre o tema. Blog Eleva Plataforma, 23 set. 2021. Disponível em: https://blog.elevaplataforma.com.br/metodologia-de-ensino. Acesso em: 30 nov. 2022.
FERNANDES, R. Rendimentos de Alunos caiu até 80% durante os meses de ensino remoto. O Livre, 1 ago. 2021. Disponível em: https://olivre.com.br/rendimento-de-alunos-caiu-ate-80-durante-os-meses-de-ensino-remoto. Acesso em: 30 nov. 2022.
FETTERMANN, J. Ensino remoto e ressignificação de práticas e papéis na educação. Texto Livre, Linguagem e Tecnologia, v. 11, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24941
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
HASSTENTEUFEL, G. R.; PERTILE, K. Influências da pandemia no ensino de matemática: uma reflexão sobre os saberes mobilizados por professores do ensino médio. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 7, p. 386-400, 2021. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/1694. Acesso em: 2 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1694
LIMA, J. A.; SANTOS, R. T.; REIS, E. S.; CARDOSO, F. L. Algumas contribuições da planilha eletrônica do software librem office no ensino do Cálculo Numérico. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 4, 2023. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3002
MAGALHÃES, C. A. et al. Mudanças e adaptações feitas no estudo EaD em época de pandemia e suas implicações. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/185. Acesso em: 4 dez. 2022.
PAMPLONA, N. Segundo IBGE, 4,3 milhões de estudantes brasileiros entraram na pandemia sem acesso à internet. Jornal de Brasília – Redação do Jornal de Brasília, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/brasil/segundo-ibge-43-milhoes-de-estudantes-brasileiros-entraram-na-pandemia-sem-acesso-a-internet/. Acesso em: 30 nov. 2022.
RIBEIRO, Ana Elisa. Escrever, hoje – palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2018. p. 73.
ROCHA, R. Profissionais explicam a diferença entre ensino a distância e ensino remoto. Notícias do Instituto Federal de Alagoas. 10 fev. 2021. Disponível em: https://www2.ifal.edu.br/noticias/profissionais-explicam-a-diferenca-entre-ensino-remoto-e-ensino-a-distancia. Acesso em: 30 nov. 2022.
SILVA, A. V. de M.; SILVA, N. P. do N. Ensinando matemática em tempos de pandemia. Revista Educação Pública, v. 21, n. 16, maio 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/16/ensinando-matematica-em-tempos-de-pandemia. Acesso em: 30 nov. 2022.
SILVA, P. L. S.; AZEVEDO, G. X. de. A transição do ensino presencial para o ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ed. 11, v. 6, p. 68-91, nov. 2022. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/ensino-remoto. Acesso em: 12 dez. 2022.
SOARES, L. de V.; COLARES, M. L. I. S. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, v. 12, n. 28, p. 19-41, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10157. Acesso em: 6 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41
VEIGA, S. A. da; TOLEDO, H. S.; PORTILHO, T. G. Ensino remoto: quais foram os impactos na vida das pessoas que compõem o processo de ensino-aprendizagem? UNITAU, Taubaté, set. 2020. Disponível em: https://repositorio.pgsskroton.com/bitstream/123456789/34638/1/20_041.pdf. Acesso em: 30 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.17143/ciaed.XXVICIAED.2020.62034
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.