PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO REMOTO NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE JARÚ-RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5118

Palavras-chave:

Recursos Metodológicos, Ensino durante a pandemia, Recursos metodológicos

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo conhecer a percepção de professores de matemática, da cidade de Jarú-RO, sobre os desafios enfrentados na modalidade de Ensino Remoto (ERE), bem como as metodologias utilizadas e uma avaliação sobre sua prática docente em ambientes virtuais e atividades assíncronas. A pesquisa foi realizada com seis professores da rede estadual de ensino que ministraram aula de matemática nas turmas de ensino médio durante a pandemia. Eles responderam um questionário sobre os desafios e as práticas utilizadas no ERE, que foi analisado para entender como se comportaram quanto às ferramentas e aos procedimentos utilizados nas aulas remotas. Os resultados mostraram que os professores tiveram que adaptar as metodologias do ensino presencial para o ERE. Dentre as mudanças, está o uso das plataformas digitais para ministrar as aulas nas redes sociais, além de ser uma forma de comunicação do aluno com o professor em momentos distintos dos horários das aulas. Os recursos das plataformas digitais e a utilização das redes sociais no processo de ensino, tiveram papel fundamental no trabalho docente durante a pandemia e, apesar das diferenças metodológicas para o ensino presencial, algumas delas foram incorporadas e adaptadas para o ensino presencial, a fim de beneficiar no aprendizado dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Jocassia dos Santos Neris

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia.

 

Reginaldo Tudeia dos Santos

Doutor em Ciências Climáticas em Modelagem Dinâmica/Estocástica (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), especialização em Educação Matemática e graduação em Licenciatura em Matemática (Universidade Federal de Rondônia-UNIR). Professor da UNIR, campus Ji-Paraná.

Marcia Rosa Uliana

Doutora em Educação em Ciência e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática (REAMEC), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-Minas, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia, professora da Universidade Federal de Rondônia.

Enoque da Silva Reis

Pós Doutor (Universidade Federal da Grande Dourados), doutor e Mestre em Educação Matemática (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), graduado em Licenciatura em Matemática (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), professor da UNIR.

Referências

ARAÚJO, F. W. G. de; SILVA, E. M. de A. G.; SILVA, R. de A. G. Uma análise da educação matemática durante a pandemia de Covid-19. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, VII, 15-17, out., Maceió, 2020. Anais Eletrônicos [...] Maceió, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID90_01092020003741.pdf. Acesso em: 30 nov. 2022.

BRASIL. Covid-19 – Painel Coronavírus. Brasilia: Coronavírus Brasil, 2020. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 19 dez. 2022.

BRASIL. Ensino a distância em cursos presenciais. Brasilia: MEC, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/86441-mec-autoriza-ensino-a-distancia-em-cursos-presenciais. Acesso em: 10 out. 2021.

BRASIL. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Brasilia: Presidência da República, 2020. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/913976559/lei-14040-20. Acesso em: 10 set. 2021.

BRASIL. Parecer Homologado Parcialmente Cf. Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 1º/6/2020, Seção 1, Pág. 32. Ver Parecer CNE/CP nº 9/2020.

BRASIL. Recomendações Conselho Nacional de Saúde, nº 022. Brasilia: Conselho Nacional de Saúde – CNS, 2020. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns. Acesso em: 17 dez. 2022.

BURCI, T. V. L. et al. Ambientes virtuais de aprendizagem: a contribuição da Educação a Distância para o ensino remoto de emergência em tempos de pandemia. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 11, n. 2, 2020. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/3155/82e4dd1aa8e5b5ae7cba0779f1641da5d52c.pdf?_ga=2.35286561.1027958322.1671463650-718989144.1671463650. Acesso em: 30 nov. 2022.

CAMPOS, M. A. et.al. Uma sequência didática e o ensino de matemática no contexto da/pós pandemia Covid-19: discutindo o acesso, a viabilidade e as possibilidades. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 11, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/download/247802/pdf. Acesso em: 30 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.247802

CUNHA, L. F. F. da; SILVA, A. de S.; SILVA, A. P. da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acesso em: 3 set. 2021.

ELEVA, P. Metodologia do Ensino: tudo o que você precisa saber sobre o tema. Blog Eleva Plataforma, 23 set. 2021. Disponível em: https://blog.elevaplataforma.com.br/metodologia-de-ensino. Acesso em: 30 nov. 2022.

FERNANDES, R. Rendimentos de Alunos caiu até 80% durante os meses de ensino remoto. O Livre, 1 ago. 2021. Disponível em: https://olivre.com.br/rendimento-de-alunos-caiu-ate-80-durante-os-meses-de-ensino-remoto. Acesso em: 30 nov. 2022.

FETTERMANN, J. Ensino remoto e ressignificação de práticas e papéis na educação. Texto Livre, Linguagem e Tecnologia, v. 11, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24941

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

HASSTENTEUFEL, G. R.; PERTILE, K. Influências da pandemia no ensino de matemática: uma reflexão sobre os saberes mobilizados por professores do ensino médio. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 7, p. 386-400, 2021. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/1694. Acesso em: 2 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1694

LIMA, J. A.; SANTOS, R. T.; REIS, E. S.; CARDOSO, F. L. Algumas contribuições da planilha eletrônica do software librem office no ensino do Cálculo Numérico. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 4, 2023. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3002

MAGALHÃES, C. A. et al. Mudanças e adaptações feitas no estudo EaD em época de pandemia e suas implicações. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/185. Acesso em: 4 dez. 2022.

PAMPLONA, N. Segundo IBGE, 4,3 milhões de estudantes brasileiros entraram na pandemia sem acesso à internet. Jornal de Brasília – Redação do Jornal de Brasília, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/brasil/segundo-ibge-43-milhoes-de-estudantes-brasileiros-entraram-na-pandemia-sem-acesso-a-internet/. Acesso em: 30 nov. 2022.

RIBEIRO, Ana Elisa. Escrever, hoje – palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2018. p. 73.

ROCHA, R. Profissionais explicam a diferença entre ensino a distância e ensino remoto. Notícias do Instituto Federal de Alagoas. 10 fev. 2021. Disponível em: https://www2.ifal.edu.br/noticias/profissionais-explicam-a-diferenca-entre-ensino-remoto-e-ensino-a-distancia. Acesso em: 30 nov. 2022.

SILVA, A. V. de M.; SILVA, N. P. do N. Ensinando matemática em tempos de pandemia. Revista Educação Pública, v. 21, n. 16, maio 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/16/ensinando-matematica-em-tempos-de-pandemia. Acesso em: 30 nov. 2022.

SILVA, P. L. S.; AZEVEDO, G. X. de. A transição do ensino presencial para o ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ed. 11, v. 6, p. 68-91, nov. 2022. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/ensino-remoto. Acesso em: 12 dez. 2022.

SOARES, L. de V.; COLARES, M. L. I. S. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, v. 12, n. 28, p. 19-41, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10157. Acesso em: 6 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41

VEIGA, S. A. da; TOLEDO, H. S.; PORTILHO, T. G. Ensino remoto: quais foram os impactos na vida das pessoas que compõem o processo de ensino-aprendizagem? UNITAU, Taubaté, set. 2020. Disponível em: https://repositorio.pgsskroton.com/bitstream/123456789/34638/1/20_041.pdf. Acesso em: 30 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.17143/ciaed.XXVICIAED.2020.62034

Publicado

12/04/2024

Como Citar

dos Santos Neris, J., Tudeia dos Santos, R., Rosa Uliana, M., & da Silva Reis, E. (2024). PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO REMOTO NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE JARÚ-RO. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(4), e545118. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5118