CHALLENGES AND STRATEGIES OF PERSONAL BRAND MANAGEMENT IN FEMALE ENTREPRENEURSHIP

Authors

  • Fabiana Sampaio Machado 11937614145

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5501

Keywords:

Personal Brand. Female entrepreneurship. Challenges

Abstract

This article presents the challenges and strategies of management in personal branding, in entrepreneurship feminism, in which the important points that can prevent women from developing their personal brand and that involve social and cultural barriers, fear of judgment, lack of knowledge, harassment, among others, were addressed. Names of Brazilian entrepreneurs who stand out for their personal brand and the strategies that the entrepreneur can apply for her development were reported. It is concluded that women entrepreneurs still have a lot to face when it comes to entrepreneurship, which can impact their personal brand.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fabiana Sampaio Machado, 11937614145

Contadora, advogada especialista em processo e direito do trabalho, especialista em gestão de pessoas em competências e coaching. Coach, analista comportamental DISC. Consultora em Personal Branding formada pela Escola Executiva em Personal Branding pela Personal Branding Academy, Analista de Marca Pessoal BrandYou 360°, Consultora e Coaching de Imagem pela Ecole Supérieure de Relooking. Mestranda em direitos fundamentais pela UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina . Gestão de Pessoas e professora de cursos de extensão, graduação e pós graduação na área de Gestão de Pessoas, Contabilidade e Direito. Sócia-administradora da empresa Universia Cursos, Consultoria e Projetos e do escritório contábil FS Contabilidade. Mentora de mulheres na liderança e no empreendedorismo. Apresentadora do Programa Elite Rosa na Rádio na Voz delas, Investidora Anjo na empresa Mulheres no Comando. Coautora no livro” Extraordinariamente elas” e voluntária no Projeto Justiceiras.

 

References

ALMEIDA. F. de. Síndrome da impostora. O que é e como combater. FORBES, 2022. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-mulher/2022/08/sindrome-da-impostora-o-que-e-e-como-combater/ . Acesso em: maio 2024.

BACELAR, D. Encontre sua marca. Salvador - BA: Academia do Saber, 2023, p. 36. v. 3.

BENDER, A. Personal branding: construindo sua marca pessoal. São Paulo: Intergare Editora, 2009.

BRITES, R. Síndrome da impostora: Por que nunca nos achamos boas o suficiente. São Paulo: Planeta, 2020.

CENTENARO, L.; VIEK, D.; ZANELLA, S. Personal Branding nas empresas. Barueri, SP: Chave Mestra, 2022, p. 17.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilidade de novas. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007, p. 30.

https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/sebrae-em-dados-empreendedorismo-feminino. Acesso em: jun. 2024.

MANUS, R. Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas. Rio de Janeiro: Sextante, 2019, p. 17.

MORAES BRUM, D. Feminismo para quem?, Bauru - SP: Astral Cultural, 2020, p. 27.

MORETTI, P. Você não é para todo mundo e nem todo mundo é para você - A Arte da Gestão da Marca Pessoal. São Paulo: Paulo Moretti, s. d. Disponível em: https://www.paulomoreti.com/voce-nao-e-para-todo-mundo-e-nem-todo-mundo-e-para-voce-a-arte-da-gestao-da-marca-pessoal. Acesso em: maio 2024.

SEBRAE. Empreendedorismo feminino. Boletim Sebrae, 2023. Disponível em: https://datasebrae.com.br/data/docs/datasebrae-para/Boletins-de-mercado-2023/Empreendedorismo-Feminino-2023-SEBRAE-PA.pdf. Acesso em: jun. 2024.

SEBRAE. Marca Pessoal para mulheres empreendedoras. [S. l.]: Sebrae, 2022. Disponível em: https://www.sebrae-sc.com.br/blog/marca-pessoal-para-mulheres-empreendedoras. Acesso em: mai. 2024

SEBRAE. Sebrae em dados: empreendedorismo feminino. [S. l.]: Sebrae, s. d. Disponível em:

SEBRAE. Tendências para o empreendedorismo em 2024. [S. l.]: Sebrae, 2024. Disponível em: https://www.sebrae-sc.com.br/blog/tendencias-empreendedorismo-feminino. Acesso em: maio 2024.

Published

20/07/2024

How to Cite

Sampaio Machado, F. (2024). CHALLENGES AND STRATEGIES OF PERSONAL BRAND MANAGEMENT IN FEMALE ENTREPRENEURSHIP. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(7), e575501. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5501