APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: VISÃO DISCENTE DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA EM UMA DISCIPLINA CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.752

Palavras-chave:

A Resolução Nº 569, de 08 de dezembro de 2017 expressa pressupostos, princípios

Resumo

A Resolução Nº 569, de 08 de dezembro de 2017 expressa pressupostos, princípios e diretrizes comuns para as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação da área da saúde. No contexto desta resolução, o inciso VII descreve a necessidade de utilização de metodologias de ensino que promovam a aprendizagem colaborativa e significativa. Assim, é importante que metodologias ativas façam parte dos currículos dos cursos, mesmo que de forma parcial. Diante do contexto de mudanças em prol da utilização destas metodologias, o presente estudo visa relatar uma experiência da aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em uma disciplina de Biologia Celular e Molecular, no curso de Fisioterapia. Os alunos foram devidamente preparados e submetidos à uma sessão de ABP, que aconteceram em dois momentos: abertura e fechamento. Após, foram convidados a responder um questionário formulado na plataforma Google Docs, com questões relacionadas a sua satisfação e às percepções em face da metodologia aplicada. Como resultado, as respostas acerca dos questionamentos foram divididos em três grandes eixos, sendo eles: 1) Percepções dos alunos após a aplicação da ABP; 2) Opinião dos discentes em relação à aplicação da ABP e 3) Autoavaliação discente antes e após a aplicação da ABP. Como conclusão, não há dúvidas que a aplicação da ABP, desde que bem orientada pelo professor/tutor, desenvolve uma série de características importantes no estudante, como ser o responsável pela sua aprendizagem, estimular e facilitar o trabalho em grupo, e no que parece, facilitar a questão do aprendizado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Melissa Negro-Dellacqua

    Doutora em Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos - Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

  • Iane Franceschet de Sousa

    Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

  • Franciely Vanessa Costa

    Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

  • Tiago Bortolotto

    Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

  • Bruna Daniel Rabelo

    Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

  • Geovana Dagostim Savi Bortolotto

    Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Referências

AGUIAR, R.G.; BARBOSA, G.R.; OLIVEIRA, A.M.B.; MOCCELLIN, A.S.; COSTA, M.R.C.D.; SILVEIRA, N.A. Implantação de um curso de fisioterapia baseado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, v. 1, n. 1, p. 13–18, 2014. Disponível em: https://lagarto.ufs.br/uploads/content_attach/path/11324/implantacao_curso_fisioterapia_baseado_em_metodologias_ativas_ensino_aprendizagem_0.pdf. Acesso em: 6out, 2021.

BACICH, L.; MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BARBIERI, L.F.; BARRO, D.B.; BARRO, F.C. projeto de aperfeiçoamento teórico e prático: uma proposta de metodologia ativa. Revista de Educação do IDEAU, v. 1, ed. 1, pág. 57-69, 2021. Disponível em: https://www.bage.ideau.com.br/wp-content/files_mf/162630393330Textodoartigo23411020210713.pdf. Acesso em: 5out, 2021.

BERBEL, N.N.: “Problematization” and Problem-Based Learning: different words or different ways? Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v.2, n.2, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/BBqnRMcdxXyvNSY3YfztH9J/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 11ago, 2021.

BLASKO, C.E.; CLARO, A.L.A.; UJIIE, N.T. A contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários. Educação & Formação, v.6, n.2, e3908, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/5858/585866867002/585866867002.pdf. Acesso em: 5out, 2021.

BOLLELA, V.R.; CASTRO, M. Avaliação de programas educacionais nas profissões de saúde: conceitos básicos. Medicina (Ribeirão Preto), 47(3): p.332-42, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86686/89832. Acesso em: 6out, 2021.

BOROCHOVICIUS, E.; TORTELLA, J.C.B. Aprendizagem Baseada em Problemas: Um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio, v. 22, n. 83, p. 263–294, 2014. Disponível em https://www.scielo.br/j/ensaio/a/QQXPb5SbP54VJtpmvThLBTc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 6out, 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 569 de 8 de dezembro de 2017. Publicada DOU nº 38, seção 01, 26/02/2018, páginas 85 a 90. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2017/Reso569.pdf. Acesso em: 05out,2021.

CAPELLATO, P.; RIBEIRO, L.M.S.; SACHS, D. Metodologias Ativas no Processo de Ensino-Aprendizagem Utilizando Seminários como Ferramentas Educacionais no Componente Curricular Química Geral. Research, Society and Development, v. 8(8), p. 1–20, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=560662197050. Acesso em: 06out,2021.

CHIESA, A.M.; NASCIMENTO, D.D.G.; BRACCIALLI, L.A.D; OLIVEIRA, M.A.C.; CIAMPONE, M.H.T. A Formação de Profissionais da Saúde: Aprendizagem Significativa à Luz da Promoção da Saúde. Cogitare Enfermagem, v. 12, n. 2, p. 236–240, 2007. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/9829/6740. Acesso em: 06out,2021.

DIAS-LIMA, A.; SILVA, M.C.; RIBEIRO, L.C.V.; BENDICHO, M.T.; GUEDES, H.T.V.; LEMAIRE, D.C. Avaliação, Ensinagem e Metodologias Ativas: uma Experiência Vivenciada no componente Curricular Mecanismos de Agressão e de Defesa, no curso de Medicina da Universidade do Estado da Bahia, Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, 43(2), 216-224, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/sjTVkBgYZ4H3vDTHQV68SJs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06out,2021.

DORNELAS, R.; BARRETO, A.C.O.; GRANZOTTI, R.B.G.; DOMENIS, D.R.;CÉSAR, C.P.H.A.R.; ALENCAR, R.I.A.; SILVA, K. Metodologias Ativas: Uma experiência na Fonoaudiologia. Distúrbios da Comunicação, v. 26, n. 4, p. 815–821, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/19261/15970. Acesso em: 06out,2021.

FREITAS, R.A.M. da M. Ensino por problemas: Uma abordagem para o desenvolvimento do aluno. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 2, p. 403–418, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/sk8JPtqzGPdVN4jyTXyB7wd/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 06out,2021.

GONÇALVES, M.F.; GONÇALVES, A.M.; GONÇALVES, I.M. F. Aprendizagem baseada em problemas: uma abordagem no ensino superior na área da saúde. Revista do PEMO, v. 2, n. 1, p. 1–12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3676/4051. Acesso em: 06out,2021.

HERNADEZ, H.Y.M.; NEGRO-DELLACQUA, M.; COSTA, F.V.; RABELO, B.D.; BORTOLOTTO, G.D.S.; BORTOLOTTO, T.; SOUSA, I.F. Aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas em uma disciplina do curso de Fisioterapia em uma Universidade Pública do Sul do Brasil: relato de experiência. AL PSI, Revista de Investigação em Psicologia do Algarve, n. 2, v. 1, p. 175-87, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339289788_AL_PSI_Revista_de_Investigacao_em_Psicologia_do_Algarve. Acesso em: 21 jul.2021.

LARA, E.M.O.; LIMA, V.V.; MENDES, J.D.; RIBEIRO, E.C.O.; PADILHA, R.Q. O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, p. 1–15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/ZvjJ4wJr4SWLZL5hJmWD6QR/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 06out,2021.

MARCONDES, E. Currículo Nuclear. Medicina (Ribeirão Preto); 29: p.389-95, 1996. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/772/784. Acesso em: 5out, 2021.

NEGRO-DELLACQUA, M.; COSTA, F.V; SOUSA, I.F.; SÁ-JÚNIOR, A.R.; LIEBEL, G. Aprendizagem baseada em equipes e aprendizagem baseada em projetos no curso de Fisioterapia: estudo piloto. Revista Espaço para a Saúde, 19(1): 53-59, 2018. Disponível em: https://faculdadespequenoprincipe.edu.br/wp-content/uploads/2019/01/FPP_SUPLEMENTO_Espa%C3%A7oSaude_V-FINALVALENDO_compressed.pdf. Acesso em 5out, 2021.

NEGRO-DELLACQUA, M.; CARVALHO JUNIOR, P. M.; SÁ-JUNIOR, A. R. de; BORTOLOTTO, T.; COSTA, F. V.; SOUSA, I. F. de. Potentials and challenges of application of active methodologies in Physiotherapy teaching: student vision. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 5, p. e32851022, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i5.1022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1022. Acesso em: 5out, 2021.

NEGRO-DELLACQUA, M.; SOUSA, I.F. de; ALEXANDRE, C.S.; MACHADO, C.F.B.; WEINGÄRTNER, B.L.; BORGES, M.C. da S.; DA SILVA, L.E. Use of Project-Based Learning in the teaching of Cellular and Molecular Biology: experience report in the Physiotherapy course. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e417985579, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.5579. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5579. Acesso em: 11ago, 2021.

NOGUEIRA, V.L.V.; NEGRÃO, K.R.M.; GONÇALVES, E.C.G.; SABOYA, S.M.P. Desenvolvimento de competências e habilidades profissionais por meio de metodologias ativas de aprendizagem: a percepção dos discentes do curso de Administração da Estácio FAP. Revista de Administração e Contabilidade - RAC, [S.l.], v. 7, n. 14, maio 2021. ISSN 2358-1948. Disponível em: <http://www.revistasfap.com/ojs3/index.php/rac/article/view/384>. Acesso em: 11ago, 2021.

REZENDE, K.T.A.; COSTA, M.C.G.; RODRIGUES, M.E.; TONHOM, F.R. Aprendizagem Baseada em Problemas em um Curso de Medicina: Desafios na sua Implementação. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 4, p. 1–7, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/L75nj9QhmLcQ7mGXzvgJszx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 6out, 2021.

SILVA, L.R.M.S. Metodologias ativas na educação superior: como docentes e discentes percebem a implementação das metodologias sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas. Mestrado em Educação. Universidade de Lisboa, 2021. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/47822/1/ulfpie054269_tm.pdf. Acesso em: 21jul, 2021.

SILVA, R.P.; CAMACHO, A.C.L.F.; SILVA, M.A.P.; MENEZES, H.F. Estratégias do uso de metodologia ativa na formação de acadêmicos de enfermagem: relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. e160963543, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3543. Acesso em: 6out, 2021.

SOUSA, I. F. de; NEGRO-DELLACQUA, M. Implantação de Currículo Integrado e Interdisciplinar no Ensino Médico: A Experiência de uma Instituição Federal de Ensino. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 2, n. 6, p. 1–20, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.435. Acesso em: 5out, 2021.

TIBÉRIO, I.F.L.C.; ATTA, J.A.; LICHTENSTEIN, A. O aprendizado baseado em problemas – PBL. Rev. Med. (São Paulo), v. 82(1-4), pág. 78-80. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/62624/65422. Acesso em: 11ago, 2021.

VIEIRA, G.R. ; NEVES, L. dos S. .; BEZERRA, C.G. .; GOMES, B. G. da R. C. .; FERREIRA, B.M.; QUEIROZ, M. S. F. de; MATOS, R. J. B. de. Academic monitoring and active methodologies in Physiology teaching: an experience report. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 12, p. e34791211344, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i12.11344. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11344. Acesso em: 5out, 2021.

Downloads

Publicado

30/10/2021

Como Citar

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: VISÃO DISCENTE DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA EM UMA DISCIPLINA CURRICULAR. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(10), e210752. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.752