IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA ROTINA DOS ESTUDANTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.853

Palavras-chave:

COVID-19, Dificuldades de Aprendizagem, Estudantes, Instituição de Ensino Superior

Resumo

Diante do atual cenário de incertezas, ao planejar o ensino presencial, o dilema se estabelece ao reconhecer os estudantes como potenciais transmissores do vírus, também como vulneráveis à contaminação, sendo assim, é de extrema importância utilizar novas estratégias para o processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Realizar uma revisão narrativa sobre o impacto da pandemia da covid-19 na rotina dos estudantes de instituição de ensino superior (IES). Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo de revisão narrativa. As bases de dados utilizadas para a busca de artigos foram Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Utilizando cruzamento dos Descritores de Ciências da Saúde (DeCS): ‘’COVID-19’’ ‘’Desafios’’ ‘’Estudantes’’ ‘’Instituição de Ensino Superior’’ integradas ao operador boelano AND. Resultados: Os professores e gestores assumiram a tarefa de garantir, além da qualidade na formação, estratégias para que os estudantes atendam aos requisitos desta, reconhecendo a pressão enfrentada pelos serviços de enfermagem na busca por profissionais competentes para assumir os diversos papéis exercidos pelo enfermeiro. Conclusão: Diante da literatura revisada foi visto que foram adotadas medidas para minimizar os danos na educação de ensino, contudo existem desafios e benefícios no uso de tecnologias digitais. foram adotadas medidas como Educação a Distância (EAD). No entanto, para que o aprendizado remoto seja bem-sucedido, deve-se mudar a mentalidade do ensino, focando em um ensino mais ativo e dinâmico.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sarytha Edith Harrys de Lemos dos Santos Silva

    Discente do Centro Universitário Brasileiro - UNIBRA

  • Israyane Nascimento dos Santos

    Discente do Centro Universitário Brasileiro,No 10 período de enfermagem Email:isranascimento2019@gmail.com

  • Milena Maria Andrade de Oliveira

     

    Discente do Centro Universitário Brasileiro,Email: enfer.andrade@yahoo.com,

    https://orcid.org/0000-0002-6475-4712
  • Mirela Claudia da Silva

    Discente do Centro Universitário Brasileiro,Email: mirelaclaudia2011@gmail.com,

    https://orcid.org/0000-0003-0102-9705
  • Giselda Bezerra Correia Neves

    Enfermeira - Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra,Bacharel em Enfermagem - Universidade de Pernambuco,Doutora em Biologia Aplicada à Saúde - LIKA/UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, Brasil,Email:giseldamilamari@hotmail.com,https://orcid.org/0000-0002-7902-5184

  • José Luís Silva dos Santos

    Discentes do curso de Bacharelado em Enfermagem - Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife – PE, E-mail:jose.luiss16@hotmail.com, https://orcid.org/0000-0001-7280-0005

  • Matheus Gabriel da Silva Cavalcanti Viturino

     

    Bacharel em Enfermagem. Residente de Traumatologia e Ortopedia no Hospital Getúlio Vargas pela Universidade Federal de Pernambuco - COREMU UFPE, Email:matheus.viturino.res@ufpe.br,https://orcid.org/0000-0002-6799-8149

  • Wanuska Munique Portugal, UNIBRA

    Bacharel em Enfermagem - Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)
    Mestranda - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares(PROTEN), Departamento de Energia Nuclear (DEN)
    Universidade Federal de Pernambuco, Recife - Pernambuco, Brasil.
    Coordenadora Acadêmica dos cursos de Bacharelado em Enfermagem, Tecnologia em Estética e Cosmetologia e Tecnologia em Radiologia - Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA)

  • Camila Bezerra Correia Neves

                                                

    Mestranda -Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, BRASIL

  • Hugo Christian de Oliveira Felix, UNIBRA

    Doscente do Centro Universitario Brasileiro- UNIBRA 

Referências

AQUINO, E.M.L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciênc. Saúde coletiva. Rio de Janeiro, v. 25, supl. 1, p. 2423-2446, June 2020. https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10502020.

BOAS, P.A.F.V. et al. A relevância da educação superior no combate ao coronavírus. 3. ed. Brasília: Edux consultoria. 2020. 81 p. v. 3. ISBN 9786599091230.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 20 de out. 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: Acesso em: 20 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 492, 23 de março de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-492-de-23-de-marco-de-2020-249317442. Acesso em: 20 out. 2021.

CERQUEIRA, B.R.S. Educação no ensino superior em tempos de pandemia. Revista olhar de Professor. vol. 23, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16175.209209226867.0616.

COSTA, R. et al. Nursingteaching in covid-19 times: howtoreinvent it in thiscontext?.Revista Texto & Contexto Enfermagem. 2020, v. 29: e20200202. ISSN 1980-265X DOI https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0002-0002.

FRANZOI, M.A.H; CAUDURO, F.L.F. Atuação de estudantes de enfermagem na pandemia de Covid-19.Cogitare enfermagem. 25: e73491, 2020. Disponível em: http:// dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.73491.

GUSSO, A.K. et al. Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Enfermagem durante a pandemia da COVID-19: Revisão integrativa. Research, Society andDevelopment. v. 10, n. 6, p. e13610615576, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i6.15576.

GUSSO, H.L et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educ. Soc. v. 41, e238957, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/es.238957.

ISAÚDE. Como surgiu o COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.isaude.com.br/noticias/detalhe/noticia/saiba-como-surgiu-o-covid-19. Acesso em: 21 nov. 2020.

JIN, Y.H. et al. A rapidadviceguideline for thediagnosisandtreatmentof 2019 novel coronavirus (2019-nCoV) infected pneumonia (standard version). Military Medical Research. 2020. 7:4. https://doi.org/10.1186/s40779-020-0233-6

LIRA, A.L.B.C. et al. Educação em enfermagem: desafios e perspectivas em tempos da pandemia COVID-19.Revista Brasileira de Enfermagem. 2020; 73 (Suppl 2):e20200683. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-068.

SANTOS, A.C.M. et al. Reflexões Sobre o Impacto da Pandemia no Ensino Superior Privado no Ano de 2020. Capitulo 2. Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas em Tempos de Pandemia tensões e novas perspectivas na educação brasileira. Publicado em: 02/07/2021. DOI: 10.37885/210304003

SILVA, R.S. Diferenças entre ferramentas síncronas e assíncronas no EAD. EADBOX. 2020. Disponível em: https://eadbox.com/ferramentas-sincronas-e-assincronas/. Acessado em: 15 out. 2021.

FEITOSA, M.C. et al. V CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. Porto Alegre. Ensino Remoto: O que Pensam os Alunos e Professores?. p. 60-68. Anais. 2020. DOI: https:// doi.org/10.5753/ctrle.2020.11383.

CARNEIRO, P.R.VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Maceió- AL. O ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnologias remotas em tempos de pandemia do coronavírus (covid-19). Anais. 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68989. Acesso em: 20 de out. 2021.

YUEN, K.S. et al. SARS-CoV-2 e COVID-19: as questões de pesquisa mais importantes. CellBiosci, v. 10, 2020. DOI 10.1186/s13578-020-00404-4.

Downloads

Publicado

08/12/2021

Como Citar

IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA ROTINA DOS ESTUDANTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) . (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(11), e211853. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.853