IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA ROTINA DOS ESTUDANTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.853

Palavras-chave:

COVID-19, Dificuldades de Aprendizagem, Estudantes, Instituição de Ensino Superior

Resumo

Diante do atual cenário de incertezas, ao planejar o ensino presencial, o dilema se estabelece ao reconhecer os estudantes como potenciais transmissores do vírus, também como vulneráveis à contaminação, sendo assim, é de extrema importância utilizar novas estratégias para o processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Realizar uma revisão narrativa sobre o impacto da pandemia da covid-19 na rotina dos estudantes de instituição de ensino superior (IES). Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo de revisão narrativa. As bases de dados utilizadas para a busca de artigos foram Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Utilizando cruzamento dos Descritores de Ciências da Saúde (DeCS): ‘’COVID-19’’ ‘’Desafios’’ ‘’Estudantes’’ ‘’Instituição de Ensino Superior’’ integradas ao operador boelano AND. Resultados: Os professores e gestores assumiram a tarefa de garantir, além da qualidade na formação, estratégias para que os estudantes atendam aos requisitos desta, reconhecendo a pressão enfrentada pelos serviços de enfermagem na busca por profissionais competentes para assumir os diversos papéis exercidos pelo enfermeiro. Conclusão: Diante da literatura revisada foi visto que foram adotadas medidas para minimizar os danos na educação de ensino, contudo existem desafios e benefícios no uso de tecnologias digitais. foram adotadas medidas como Educação a Distância (EAD). No entanto, para que o aprendizado remoto seja bem-sucedido, deve-se mudar a mentalidade do ensino, focando em um ensino mais ativo e dinâmico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Sarytha Edith Harrys de Lemos dos Santos Silva

Discente do Centro Universitário Brasileiro - UNIBRA

Israyane Nascimento dos santos

Discente do Centro Universitário Brasileiro,No 10 período de enfermagem Email:isranascimento2019@gmail.com

Milena Maria Andrade de Oliveira

 

Discente do Centro Universitário Brasileiro,Email: enfer.andrade@yahoo.com,

https://orcid.org/0000-0002-6475-4712

Mirela Claudia da Silva

Discente do Centro Universitário Brasileiro,Email: mirelaclaudia2011@gmail.com,

https://orcid.org/0000-0003-0102-9705

Giselda Bezerra Correia Neves

Enfermeira - Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra,Bacharel em Enfermagem - Universidade de Pernambuco,Doutora em Biologia Aplicada à Saúde - LIKA/UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, Brasil,Email:giseldamilamari@hotmail.com,https://orcid.org/0000-0002-7902-5184

José Luís Silva dos Santos

Discentes do curso de Bacharelado em Enfermagem - Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife – PE, E-mail:jose.luiss16@hotmail.com, https://orcid.org/0000-0001-7280-0005

Matheus Gabriel da Silva Cavalcanti Viturino

 

Bacharel em Enfermagem. Residente de Traumatologia e Ortopedia no Hospital Getúlio Vargas pela Universidade Federal de Pernambuco - COREMU UFPE, Email:matheus.viturino.res@ufpe.br,https://orcid.org/0000-0002-6799-8149

Wanuska Munique Portugal, UNIBRA

Bacharel em Enfermagem - Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)
Mestranda - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares(PROTEN), Departamento de Energia Nuclear (DEN)
Universidade Federal de Pernambuco, Recife - Pernambuco, Brasil.
Coordenadora Acadêmica dos cursos de Bacharelado em Enfermagem, Tecnologia em Estética e Cosmetologia e Tecnologia em Radiologia - Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA)

Camila Bezerra Correia Neves

                                            

Mestranda -Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, BRASIL

Hugo Christian de Oliveira Felix, UNIBRA

Doscente do Centro Universitario Brasileiro- UNIBRA 

Referências

AQUINO, E.M.L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciênc. Saúde coletiva. Rio de Janeiro, v. 25, supl. 1, p. 2423-2446, June 2020. https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10502020.

BOAS, P.A.F.V. et al. A relevância da educação superior no combate ao coronavírus. 3. ed. Brasília: Edux consultoria. 2020. 81 p. v. 3. ISBN 9786599091230.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 20 de out. 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: Acesso em: 20 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 492, 23 de março de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-492-de-23-de-marco-de-2020-249317442. Acesso em: 20 out. 2021.

CERQUEIRA, B.R.S. Educação no ensino superior em tempos de pandemia. Revista olhar de Professor. vol. 23, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16175.209209226867.0616.

COSTA, R. et al. Nursingteaching in covid-19 times: howtoreinvent it in thiscontext?.Revista Texto & Contexto Enfermagem. 2020, v. 29: e20200202. ISSN 1980-265X DOI https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0002-0002.

FRANZOI, M.A.H; CAUDURO, F.L.F. Atuação de estudantes de enfermagem na pandemia de Covid-19.Cogitare enfermagem. 25: e73491, 2020. Disponível em: http:// dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.73491.

GUSSO, A.K. et al. Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Enfermagem durante a pandemia da COVID-19: Revisão integrativa. Research, Society andDevelopment. v. 10, n. 6, p. e13610615576, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i6.15576.

GUSSO, H.L et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educ. Soc. v. 41, e238957, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/es.238957.

ISAÚDE. Como surgiu o COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.isaude.com.br/noticias/detalhe/noticia/saiba-como-surgiu-o-covid-19. Acesso em: 21 nov. 2020.

JIN, Y.H. et al. A rapidadviceguideline for thediagnosisandtreatmentof 2019 novel coronavirus (2019-nCoV) infected pneumonia (standard version). Military Medical Research. 2020. 7:4. https://doi.org/10.1186/s40779-020-0233-6

LIRA, A.L.B.C. et al. Educação em enfermagem: desafios e perspectivas em tempos da pandemia COVID-19.Revista Brasileira de Enfermagem. 2020; 73 (Suppl 2):e20200683. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-068.

SANTOS, A.C.M. et al. Reflexões Sobre o Impacto da Pandemia no Ensino Superior Privado no Ano de 2020. Capitulo 2. Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas em Tempos de Pandemia tensões e novas perspectivas na educação brasileira. Publicado em: 02/07/2021. DOI: 10.37885/210304003

SILVA, R.S. Diferenças entre ferramentas síncronas e assíncronas no EAD. EADBOX. 2020. Disponível em: https://eadbox.com/ferramentas-sincronas-e-assincronas/. Acessado em: 15 out. 2021.

FEITOSA, M.C. et al. V CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. Porto Alegre. Ensino Remoto: O que Pensam os Alunos e Professores?. p. 60-68. Anais. 2020. DOI: https:// doi.org/10.5753/ctrle.2020.11383.

CARNEIRO, P.R.VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Maceió- AL. O ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnologias remotas em tempos de pandemia do coronavírus (covid-19). Anais. 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68989. Acesso em: 20 de out. 2021.

YUEN, K.S. et al. SARS-CoV-2 e COVID-19: as questões de pesquisa mais importantes. CellBiosci, v. 10, 2020. DOI 10.1186/s13578-020-00404-4.

Publicado

08/12/2021

Como Citar

Harrys de Lemos dos Santos Silva, S. E., Nascimento dos santos, I., Maria Andrade de Oliveira, M., Claudia da Silva, M., Bezerra Correia Neves, G., Luís Silva dos Santos, J., … Christian de Oliveira Felix, H. (2021). IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA ROTINA DOS ESTUDANTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) . RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(11), e211853. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.853