THE RACE BETWEEN THE "FINTECHS" AND THE TRADITIONAL BANKS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1088

Keywords:

and companies are embedded in an accelerated

Abstract

Society and companies are embedded in an accelerated interconnectivity revolution, promoted by existing technological advances and challenging the use of traditional learning. As an example of the above quote, it can be said that the current "startups" seek to conquer a market that was dominated by other players, an example is what happens with "fintechs", whose meaning represents a technology company that operates in the financial segment, and its objective is to gain part of this market, challenging traditional banks. In this context, the study aimed to map the reason why the public aged 18 to 29 chose fintechs instead of moving with traditional financial institutions. In addition, we sought to understand what they consider important within this financial security scenario. The study was based on an "online" questionnaire, distributed through social networks such as LinkedIn, Facebook and WhatsApp, it was available during the days 08 to 11 Feb. 2021, with 268 replies. The return of these responses contributed to identify that the majority of respondents performed this migration to the digital platform, but still feel insecure about the security of existing digital platforms. This fact signals to digital organizations the urgency to demonstrate how to generate security for their audience as much as a more traditional institution.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Danylo Augusto Armelin

Docente e coordenador no Claretiano - Centro Universitário. Mestre em Administração de Empresas, Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Especialista em Gestão em Educação a Distância, MBA em Gestão de Pessoas. Graduação em Direito, Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis e CST em Logística. Docente orientador de monografia dos cursos de pós-graduação Lato Sensu pelo PECEGE - ESALQ/USP.

Allan Rodrigues Nunes

Relationship & Negotiation Coordinator na Creditas

References

em 10 brasileiros não querem usar serviços de fintech, diz Google, 2019. Disponível em: <https://valorinveste.globo.com/produtos/servicos-financeiros/noticia/2019/11/12/4-em-10-brasileiros-nao-querem-usar-servico-de-fintechs-diz-pesquisa-do-google.ghtml>. Acesso em: 16 fev. 2021.

Benefits of business process automation; 2014. Disponível em: <https://blog.soliditech.com/blog/7-benefits-of-business-process-automation>. Acesso em: 30 jan. 2021.

Bioni, B.R.. 2019. Proteção de dados pessoais. Editora Forense, São Paulo, SP, Brasil.

Brasil tem 134 milhões de usuários de internet, aponta pesquisa; 2020. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-05/brasil-tem-134-milhoes-de-usuarios-de-internet-aponta-pesquisa>. Acesso em: 15 fevereiro de 2021.

Brasil, o país das Fintechs: panorama do setor para 2020 (Computerworld). 2019. Disponível em: <https://www.sinfacsp.com.br/noticia/brasil-o-pais-das-fintechs-panorama-do-setor-para-2020-computerworld> Acesso em: 15 fev. 2021.

Brasileiros Estão Cada Vez Conscientes Mais Sustentáveis e. 2019. Disponível em: <https://www.nielsen.com/br/pt/insights/article/2019/brasileiros-estao-cada-vez-mais-sustentaveis-e-conscientes/>. Acesso em: 21 mar. 2021.

Censo Demográfico. 2010. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/9662-censo-demografico-2010.html>. Acesso em 15 fev. 2021.

Comitê Gestor da Internet no Brasil [CGI.BR]. 2018. Tic Domicílios. Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros. Disponível em <https://www.cgi.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-domicilios-brasileiros-tic-domicilios-2018/>. Acesso em: 13 mar. 2021.

Goldman Sachs. Como consomem os millennials?; 2016. Disponível em: <https://www.consumidormoderno.com.br/2016/03/15/como-consomem-os-millennials/>. Acesso em: 20 fev. 2021.

Estudo Institucional - Geração Y. 2009. Disponível em: https://bridgeresearch.com.br/dv_files/arquivos/201211011424_dbarquivos.pdf. Acesso em:15 fev. 2021.

Evolução de share de bancos tradicionais x bancos digitais: a revolução digital no setor bancário; 2020. Disponível em: <https://www.meliuz.com.br/blog/bancos-tradicionais-x-bancos-digitais/>. Acesso em: 13 mar. 2021.

Fintech e Banco Central: entenda a regulamentação. 2020. Disponível em: <https://urbe.me/lab/fintech-banco-central/>. Acesso em: 05 de jan. 2021.

Cantarino Brasileira. Fintech View apresenta pesquisa inédita sobre o perfil de clientes de bancos digitais. 2018. Disponível em: https://cryptoid.com.br/banco-de-noticias/fintech-view-apresenta-pesquisa-inedita-sobre-o-perfil-de-clientes-de-bancos-digitais/. Acesso em: 21 mar. 2021.

Fintechs versus Bancos: Competição ou Parceria. 2019. Disponível em: <https://www.economia.unicamp.br/midia/fintechs-versus-bancos-competicao-ou-parceria>. Acesso em: 13 fev.2021.

Hootsuite. We Are Social. Digital 2020. 2020: Brazil. Disponível em: <https://datareportal.com/reports/digital-2020-brazil>. Acesso em: 13 mar. 2021.

Industria bancária em 2030. 2018. Disponível em: <https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/financial-services/articles/industria-bancaria-futuro.html>. Acesso em: 13 fev. 2021.

Kotler. P. 2000. Administração de Marketing. Prentice Hall, São Paulo, SP, Brasil.

Pirâmide Etária. 2019. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18318-piramide-etaria.html>. Acesso em: 30 jan. 2021.

Kotler, P.; Hayes, T.; Bloom, P. N. 2002. Marketing de serviços profissionais: estratégias inovadoras para impulsionar sua atividade, sua imagem e seus lucros. Manole, São Paulo, SP, Brasil.

Kotler, P.; Kartajaya, H.; Setiawan, I. 2016. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital, GMT Editores Ltda, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Manual de atendimento ao cliente: criando equipes de alta performance. 2019. Disponível em: <https://www.zendesk.com.br/blog/manual-atendimento-ao-cliente/>. Acesso em: 16 de fev. 2021.

Minayo, M.C.S. 1993. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade, Editora Vozes, São Paulo, SP, Brasil

Lenin, W. 1965. Cahiers philosophiques, Editora Sociales, Paris, França

O brasileiro e o dinheiro. 2019. Disponível em: <https://mindminers.com/blog/o-brasileiro-e-o-dinheiro-onda-2/>. Acesso em: 15 fev. 2021.

O que é um chatbot? Entenda de uma vez por todas. 2019. Disponível em: <https://www.zenvia.com/blog/o-que-e-um-chatbot-entenda-de-uma-vez-por-todas/>. Acesso em: 30 jan. 2021.

O que é uma startup?; 2014. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-uma-startup,6979b2a178c83410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 31 jan. 2021.

Os donos de negócios no brasil: Análise por faixa de renda. 2013. Disponível em: <https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/5233f8a3bfff4044344918255d387502/$File/5772.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2021.

Pandemia acelera bancarização e uso de canais digitais no Brasil. 2020. Disponível em: <https://noomis.febraban.org.br/temas/inovacao/pandemia-acelera-bancarizacao-e-uso-de-canais-digitais-no-brasil>. Acesso em: 13 fev. 2021.

Panorama das fintechs no Brasil. 2020. Disponível em: <https://distrito.me/panorama-fintechs/>. Acesso em: 16 fev. 2021.

Pesquisa Nacional sobre Perfil e Opinião dos Jovens Brasileiros. 2013. Disponível em: <https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/estatisticas/agenda_juventude_brasil__vs_jan2014.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2021.

Pesquisa revela que 27% dos brasileiros já realizam transações conciliando bancos tradicionais e digitais. 2020. Disponível em: <https://www.fujitsu.com/br/about/resources/news/press-releases/2020/fbr-20200729.html>. Acesso em: 15 fev. 2021.

PNAD Contínua 2017. 2017. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/21253-pnad-continua-2017-numero-de-jovens-que-nao-estudam-nem-trabalham-ou-se-qualificam-cresce-5-9-em-um-ano>. Acesso em: 15 fev. 2021.

Por que os bancos e as fintechs terão um futuro em comum?. 2019. Disponível em: <https://www.visa.com.br/sobre-a-visa/noticias-visa/sala-de-imprensa/por-que-bancos-e-fintechs-terao-um-futuro-em-comum.html>. Acesso em: 15 fev. 2021.

Redação. 2017. Novo Radar FintechLab mostra crescimento de 36% no número de “fintechs” do Brasil. Disponível em: <https://fintechlab.com.br/index.php/2017/11/24/novo-radar-fintechlab-mostra-crescimento-de-36-no-numero-de-”fintechs”-do-brasil/>. Acesso em: 15 nov. 2020.

Regulamentação dos bancos digitais: quais oportunidades de crescimento gera para a sua empresa?. 2020. Disponível em: <https://zoop.com.br/blog/regulamentacao/regulamentacao-bancos-digitais/>. Acesso em 13 fev. 2021.

Rogers, D.L. 2017.Transformação digital: Repensando o seu negócio para a era digital, editora Autêntica Business, São Paulo, SP, Brasil.

Situação da População Mundial. 2014. Disponível em: <https://brazil.unfpa.org/pt-br/publications/situa%C3%A7%C3%A3o-da-popula%C3%A7%C3%A3o-mundial-2014>. Acesso em: 24 jan. 2021.

Cohen, Stephen S. 1999. Social Capital and Capital Gains in Silicon Valley. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.2307/41165989>. Acesso em: 21 mar. 2021.

Solomon, R. 2002. Construa confiança nos negócios, na política e na vida. Zaida Maldonado – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Um em cada três brasileiros não tem conta em banco, mostra pesquisa Locomotiva; 2019. Disponível em: <https://www.ilocomotiva.com.br/single-post/2019/09/24/um-em-cada-tr%C3%AAs-brasileiros-n%C3%A3o-tem-conta-em-banco-mostra-pesquisa-locomotiva>. Acesso em: 15 fev. 2021.

Wertsch, J.V. 1998. A necessidade da ação na pesquisa sociocultural. Artmed, Porto Alegre, RS, Brasil.

Published

02/03/2022

How to Cite

Armelin, D. A., & Rodrigues Nunes, A. (2022). THE RACE BETWEEN THE "FINTECHS" AND THE TRADITIONAL BANKS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(3), e331088. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1088