EL USO DE JUEGOS DIGITALES: UNA PROPUESTA PEDAGÓGICA PARA LA ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3824Palabras clave:
digitales pueden ayudar a los profesores de MatemáticasResumen
Este trabajo es un artículo cuyo objetivo es identificar cómo los juegos digitales pueden ayudar a los profesores de Matemáticas en sus clases. La fundamentación teórica de este trabajo se basó en investigaciones sobre sitios y depósitos del entorno digital. En plena Cuarta Revolución Industrial, el entorno digital ha ganado un gran espacio en la educación. Ante esto, ya existen investigaciones que reportan la importancia de los juegos digitales para la enseñanza de las Matemáticas. Para el análisis de resultados se seleccionaron para el análisis 7 trabajos de Maestría ubicados en la BDTD que utilizaron juegos digitales en su investigación de campo con estudiantes. Tal investigación se caracteriza como bibliográfica. Los resultados obtenidos señalaron la importancia de los juegos digitales en la enseñanza de las Matemáticas, así como sus consecuencias en las clases de Matemáticas. Además, se destacaron las principales barreras para la inserción de estos instrumentos digitales en las clases, lo que dificulta al docente la aplicación de los juegos digitales.
Descargas
Citas
ALMEIDA JÚNIOR, Francisco Erivan de. Jogo digital BomberPick: Uma proposta para o ensino-aprendizagem do Teorema de Pick. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Profissional em Matematica em Rede Nacional. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, p. 64. 2020.
AZEVEDO, Greiton Toledo de. CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO A PARTIR DA PRODUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS EM UM AMBIENTE CONSTRUCIONISTA DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, p. 236. 2017.
Borges, Aline Silvestre. MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA TEORIA DOS CONJUNTOS FUZZY NO ENSINO MÉDIO. Dissertação ( Mestrado) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Uberlândia, p. 218. 2022.
BURIHAN, Cláudia Maria Lopes de Avelar. Os videogames como recursos de ensino-aprendizagem: uma experiência nas aulas de matemática do ensino fundamental da rede pública. Dissertação (Mestrado). PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO. São Paulo, p. 112. 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
FELCHER, Carla Denize Ott. Tecnologias Digitais e Ensino de Matemática: O uso de Facebook no processo de ensino dos números racionais. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, p. 142. 2016.
HENZ, Carla Cristina. O uso das tecnologias no ensino-aprendizagem de Matemática. Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e das Missões. Erechim, 2008.
MARTUCHI, Marcos Antônio. DISCALCULANDO: JOGO DIGITAL PARA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA – DISCALCULIA. Dissertação (Mestrado) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIA E TECNOLOGIA. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”. Bauru, p. 85. 2023.
MORAES, Francéli Dalberto de. USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Dissertação (Mestrado) - Programa de PósGraduação em Educação Profissional e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, p. 194. 2022.
MUELLER, Liliane Carine. USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. Centro Universitário UNIVATES. Lageado, p.117. 2013.
OLIVEIRA JÚNIOR, Walter dos Santos. GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO: O USO DOS JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS E OS IMPACTOS NA MOTIVAÇÃO E NO APRENDIZADO. Dissertação (Mestrado) - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Belém, p. 68. 2018.
RAMOS, Márcio Roberto Vieira. O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA. LENPES – PIBID de Ciências Sociais. Edição Nº. 2, Vol. 1, jul-dez. 2012.
ROCHA, Aline. AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS COGNITIVOS DIGITAIS AO APRIMORAMENTO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO ESCOLAR. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, p. 180. 2017.
SANTOS, Daniel Matias.; SILVA, Márcio José.; FERREIRA, Samara Almeida. A DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 4, n. 5, p. e453075, 2023.
SANTOS, Danielle de Sousa Silva dos. Jogo digital na alfabetização matemática: contribuição para caminhos didáticos metodológicos. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, p. 177. 2020.
SANTOS, Gisélia Maria dos. MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MÉTODO PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROBLEMAS NO AMBIENTE DOS JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS. Dissertação (Mestrado) - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Natal, p. 102. 2020.
SCHWANTES, Vilson. Et al. Reflexão sobre etnomatemática como possibilidade pedagógica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 07, Vol. 11, pp. 148-165. Julho de 2019. ISSN: 2448-0959
SILVA, Ana Lúcia da. MUNDO VIRTUAL MINECRAFT: UM CONTEXTO DE APRENDIZAGENS DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação de Ensino de Ciências e Educação Matemática. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. CAMPINA GRANDE, p. 118. 2018.
SILVA, Hudson William da. ESTUDO SOBRE AS POTENCIALIDADES DO JOGO DIGITAL MINECRAFT PARA O ENSINO DE PROPORCIONALIDADE E TÓPICOS DE GEOMETRIA. Dissertação (Mestrado) - curso de pósgraduação stricto sensu. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO. São Paulo, p. 113. 2017.
SILVA, Jean Carlo da. PRODUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS POR JOVENS: Uma possibilidade de Interação com a Matemática. Tese (Doutorado) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Uberlândia, p. 226. 2016.
SILVA, Sindia Liliane Demartini da. A INTERATIVIDADE DOS JOGOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UMA DISCUSSÃO EM NEUROCIÊNCIA. Dissertação (Mestrado) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO. UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Erechim, p. 115. 2017.
TATAGIBA, Jociléa de Souza. Jogos digitais educativos e o ensino da matemática: diferentes olhares e experiências. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Duque de Caxias, p. 121. 2017.
TENÓRIO, Marcos Mincov. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM BASEADO EM GAMIFICAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. Tese (Doutorado) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Ponta Grossa, p. 144. 2019.
TEÓFILO, Fábio Mendes. DESENVOLVENDO GAMES DE MATEMÁTICA UTILIZANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS DIGITAIS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR MEIO DE UM CURSO ONLINE ABERTO E MASSIVO. Tese (Doutorado) - Programa de PósGraduação em Formação Científica. UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Curitiba, p. 115. 2002.
TOKARNIA, Mariana. Pesquisa aponta que maioria dos alunos gosta de estudar português e matemática. Agência Brasil. 25 de abril de 2019. Acesso em 28 de Junho de 2023. Disponível em: https://imirante.com/noticias/brasil/2019/04/25/pesquisa-aponta-que-maioria-dos-alunos-gosta-de-estudar-portugues-e-matematica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.