PREVENCIÓN DEL BULLYING EN ESCUELAS PÚBLICAS: ANÁLISIS DE LAS MEDIDAS DE ABORDAJE EN RÍO DE JANEIRO (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4097Palabras clave:
Acoso escolar, Escuelas públicas, Administración públicaResumen
El estudio tuvo como objetivo evaluar la implementación y los efectos de las medidas preventivas contra el acoso escolar en escuelas públicas de Río de Janeiro (RJ), con el fin de comprender su eficacia en la reducción de incidentes y en el bienestar de los estudiantes. Se trata de una investigación descriptiva, con enfoque cualitativo y naturaleza aplicada, que utilizó un cuestionario electrónico y contó con la participación de 42 profesionales de la educación. Además, se obtuvo respuesta de la Secretaría de Educación a 10 preguntas sobre las medidas de prevención y enfrentamiento al acoso escolar. Como limitación, el estudio enfrentó demoras en la autorización para visitar las unidades escolares, lo que excedió el cronograma del estudio y evitó la observación directa y las entrevistas presenciales con los profesores. Los resultados revelaron intervenciones por parte de la gestión municipal, que incluyeron la capacitación de los profesores y acciones de concienciación sobre diferentes formas de violencia, abordando directamente la lucha contra el acoso escolar.
Descargas
Citas
ABRACE. https://abraceprogramaspreventivos.com.br/escola-sem-bullying/. Acesso em: 23 de set. de 2022.
ALBUQUERQUE, Amanda Pereira; MACIEL, Sílvia. BULLYING ESCOLAR: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Contexto & Educação, v. 37, n. 117, p. 186-198, 2022. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/12877. Acesso em 19 jul. 2023.
BRANDÃO NETO, W. et al.. Formation of protagonist adolescents to prevent bullying in school contexts. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, p. e20190418, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0418.
BRASIL. Lei n.º 13.185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm. Acesso em: 14 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Música. FNDE, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br. Acesso em: 23 de setembro de 2022.
BRASIL. Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/l13935.htm. Acesso em: 14 set. 2022.
CARNEIRO, N. C. Enfrentamento do bullying no ambiente escolar. Paco Editorial. São Paulo, 2019.
CNN BRASIL. Dez anos após realengo, bullying nas escolas está longe de ser superado. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/dez-anos-apos-realengo-bullying-nas-escolas-esta-longe-de-ser-superado/. Acesso em: 23 de set. 2022.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FARAJ, S. P. et al. Enfrentando o bullying na escola: experiências de intervenções no combate à violência. Aletheia, v. 54, n. 2, 2021. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/aletheia/article/view/6867. Acesso em 18 jul. 2023
GALLI, Mariana Vicente. Bullying: características desencadeadoras na opinião de universitários. 87f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem). Universidade Estadual Paulista – UNESP. Bauru (SP), 2017). Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/150479. Acesso em: 18 jul. 2023.
GOMES, F. V. F. Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: relato de experiência em psicologia escolar/educacional. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.] , v. 11, n. 15, pág. e240111537162, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i15.37162. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37162. Acesso em: 14 mar. 2023.
HARTH, R. F. et al. . Prevalence of bullying in school context: a study with school children in a city of Rio de Janeiro. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 7, p. e1511729516, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i7.29516. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29516. Acesso em: 14 jul. 2023.
LIMA, A. B. C. . A compreensão do fenômeno bullying em adolescentes a partir de reportagens online. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Fametro. Fortaleza, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifametro.edu.br/handle/123456789/765. Acesso em: 15 jul. 2023.
MARQUES, W. R. et al. . Bullying no! Public policies and the perspective of the sociology and psychology of education to face violence in the school environment. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 9, p. e1911931343, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i9.31343. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/31343. Acesso em: 14 jul. 2023.
MEMÓRIA GLOBO. Massacre em Realengo. 28/10/2021. Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/coberturas/massacre-em-realengo/noticia/massacre-em-realengo.ghtml. Acesso em: 14 set. 2022.
MENDES, L. C. A responsabilidade civil das instituições de ensino por atos de bullying. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito). Universidade São Judas Tadeu. São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28421. Acesso em: 14 set. 2022.
MELO, E. F.; MOURA, D. B. . Uma violência invisível em educação: o assédio moral. Revista Philologus, v. 27, n. 79 Supl., p. 1481-98, 2021.
MUNDO NEGRO. Estudante negra sofre ataque racista em escola e colegas se mobilizam em ação de apoio: “Justiça por Vitória”. 31 de março de 2023. Disponível em: https://mundonegro.inf.br/estudante-negra-sofre-ataque-racista-em-escola-e-colegas-se-mobilizam-em-acao-de-apoio-justica-por-vitoria/. Acesso em: 02 abr. 2023.
PANOSSO, M. G.; KIENEN, N.; BRINO, R. DE F.. Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature Review. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 39, p. e39310, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/mxxr8sKfLTt8fdHfRgd9jQF/?lang=pt#. Acesso em 19 jul. 2023.
PODER360. Brasil teve 5 ataques com mortes em escolas em 2022 e 2023. 06/04/2023. Disponível em: https://www.poder360.com.br/brasil/brasil-teve-5-ataques-com-mortes-em-escolas-em-2022-e-2023/. Acesso em 09 jul. 2023.
PORTAL G1. Aluna com autismo é vítima de bullying dentro de escola, vídeos repercutem e geram protesto em Natividade (RJ). G1 Norte Fluminense. 31/03/2023. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2023/03/31/aluna-com-autismo-e-vitima-de-bullying-dentro-de-escola-videos-repercutem-e-geram-protesto-em-natividade-rj-video.ghtml. Acesso em: 02. Abr. 2023.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RIO DE JANEIRO (Município). Lei ordinária n.º 5.089 de 6 de outubro de 2009. Dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao Bullying escolar no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas do Município do Rio de Janeiro e dá outras providências. Disponível em: http://mail.camara.rj.gov.br/APL/Legislativos/contlei.nsf/. Acesso em: 14 set. 2022.
RIO DE JANEIRO (Município). Lei ordinária n.º 6368, de 28 de maio de 2018. Aprova o Plano Municipal de Educação – PME e dá outras providências. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=361534. Acesso em: 18 jul. 2023.
RIO DE JANEIRO (Município). Lei ordinária nº 7.139, de 24 de novembro de 2021. Dispõe sobre a utilização de material publicitário nos veículos de transporte escolar com intuito de combater o bullying infantil e dá outras providências. Disponível em: http://aplicnt.camara.rj.gov.br/APL/Legislativos/contlei.nsf/7cb7d306c2b748cb0325796000610ad8/bf83005781502a6803258797004cb69c?OpenDocument. Acesso em: 14 set. 2022.
SILVA, G. R. R. E . et al.. A influência da violência familiar e entre pares na prática do bullying por adolescentes escolares. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 4933–4943, out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320212611.3.20632019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/yyDS4xFjTVpz3szVmW4jzRD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 mar. 2023.
SILVA; M. V. da; VINHA, T. P. . Bullying na escola: uma reflexão sobre suas características, 2011. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/eventos/coppem/sites/www.coppem.fe.unicamp.br/files/46-monica-valentin.pdf. Acesso em: 16 de out. 2022.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: Mentes Perigosas Nas Escolas. Editora Fontanar. Rio de Janeiro, 2010.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA - SBP. Guia Prático de Atualização: Bullying. nº 3, novembro de 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/20032d-GPA_-_Bullying.pdf. Acesso em: 16 de out. 2022.
TOGNETTA, L. R. P. et al. . Validação de instrumento sobre engajamento e desengajamento moral de docentes diante do bullying na escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. 1, p. 3, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8583202. Acesso em: 18 de jul. 2023.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 6 ed. Atlas. Rio de Janeiro, 2019.
ZEQUINÃO, M. A. et al.. Associação entre bullying escolar e o país de origem: um estudo transcultural. Revista Brasileira de Educação, v. 24, p. e240013, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782019240013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.