PROTAGONISMO DOS ALUNOS: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Júlio dos Santos Silva
  • Ivone Lima Santos
  • Maria Nilza Andrade Araújo de Oliveira
  • José Augusto Silva Costa
  • Marilei kuhn Maraskim
  • Lucimeri Stoco Beger

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4326

Palavras-chave:

Objetivo. Aprendizagem. Sala de aula.

Resumo

Tornar o aluno como protagonista no processo de aprendizagem é o objetivo básico a ser alcançado no novo contexto educacional do país, mas, enraizado na cultura escolar, ainda temos o antigo modelo em que o conhecimento em sala de aula centra-se no professor. Garantir que os alunos sejam protagonistas na vida escolar significa que eles assumem maior responsabilidade pela sua própria aprendizagem sob a orientação dos seus professores. O ponto de partida para a ideia de protagonista é que os alunos de qualquer nível de ensino – do ensino básico ao ensino superior – possam desenvolver a capacidade de gerir a sua própria aprendizagem, de forma independente e mais ativa. Proporcionar um espaço na sala de aula para que todos possam compartilhar experiências e adquirir novos conhecimentos é a essência da liderança na educação. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar o protagonismo dos alunos e a importância da gestão escolar na formação dos discentes.

 

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Júlio dos Santos Silva

    Graduado em Pedagogia e Letras/Inglês. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Língua Inglesa. Mestrando em Educação.

  • Ivone Lima Santos

    Graduada em Pedagogia e Artes. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica. Mestranda em Educação.

  • Maria Nilza Andrade Araújo de Oliveira

    Graduada em Pedagogia e Superior Tecnológico em Gestão Ambiental. Pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Especial, Neuropsicopedagogia, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Resíduos Sólidos e suas Tecnologias. Mestranda em Educação.

  • José Augusto Silva Costa

    Graduado em Pedagogia. Pós-graduado em Gestão, Supervisão e Planejamento Educacional, Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia, Psicologia da Educação e Aprendizagem, Gestão Escolar e Educacional, Atendimento Educacional Especializado e Alfabetização e Letramento. Mestrando em Educação.

  • Marilei kuhn Maraskim

     Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Gestão do Trabalho Pedagógico. Mestranda em Educação.

  • Lucimeri Stoco Beger

    Graduada em Pedagogia pela UFPR. Pós graduada em Metodologia do ensino de 1° e 2° Graus. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

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Publicado

30/11/2023

Como Citar

PROTAGONISMO DOS ALUNOS: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124326. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4326