PROTAGONISMO DOS ALUNOS: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4326Palavras-chave:
Objetivo. Aprendizagem. Sala de aula.Resumo
Tornar o aluno como protagonista no processo de aprendizagem é o objetivo básico a ser alcançado no novo contexto educacional do país, mas, enraizado na cultura escolar, ainda temos o antigo modelo em que o conhecimento em sala de aula centra-se no professor. Garantir que os alunos sejam protagonistas na vida escolar significa que eles assumem maior responsabilidade pela sua própria aprendizagem sob a orientação dos seus professores. O ponto de partida para a ideia de protagonista é que os alunos de qualquer nível de ensino – do ensino básico ao ensino superior – possam desenvolver a capacidade de gerir a sua própria aprendizagem, de forma independente e mais ativa. Proporcionar um espaço na sala de aula para que todos possam compartilhar experiências e adquirir novos conhecimentos é a essência da liderança na educação. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar o protagonismo dos alunos e a importância da gestão escolar na formação dos discentes.
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