GESTÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR: DESAFIOS ENFRENTADOS NAS ESCOLAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Vilma Andrade Ribeiro
  • Adair Pires de Moraes dos Santos
  • Antônia Margarida da Silva
  • Erk Sônia Alves dos Santos
  • Helena Leandro de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4357

Palavras-chave:

Educação. Escola. Gestão. Pandemia. Supervisão.

Resumo

A pesquisa aqui apresentada tem o desígnio de trazer uma abordagem reflexiva acerca do trabalho do gestor e do supervisor escolar e a sua relação com o corpo docente na unidade escolar, sem esquecer de destacar as responsabilidades atribuídas ao exercício desses profissionais, mostrando que estão compreendidas no desenvolvimento do planejamento, na organização e na execução do projeto pedagógico escolar, além de mencionar as suas posições hierárquicas diante de suas equipes e como elas podem interferir no desenvolvimento da unidade escolar de modo geral. Para tanto, esta pesquisa apresenta como fundamentação teórica algumas concepções de cunho bibliográfico, advindas de autores renomados e que discutem em suas obras a temática aqui abordada, com o propósito de fazer conhecer o processo histórico que abarca o gestor  e o supervisor escolar, tendo em vista as suas responsabilidades, desde o seu início até as mudanças ocorridas em suas atribuições e que se mostram em atividade atualmente, buscando, com isso, destacar a posição de liderança intrínseca de suas funções, além de apresentar as concepções e todos os fatores que compreendem os seus trabalhos dentro da instituição de ensino. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Vilma Andrade Ribeiro

    Licenciada em Matemática. Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática. Mestranda em Educação.

     

  • Adair Pires de Moraes dos Santos

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Pedagogia Social e Educação Infantil. Mestranda em Educação.

  • Antônia Margarida da Silva

    Graduada em Letras e Pedagogia. Pós graduada em Língua Portuguesa e Educação Integral. Mestranda em Educação.

  • Erk Sônia Alves dos Santos

    Licenciada em Letras. Pós-graduada em Programa de Ensino de Língua Portuguesa. Mestranda em Educação.

  • Helena Leandro de Sousa

    Graduada em Pedagogia e Geografia. Pós-graduada em Psicopedagogia. Mestranda em Educação.

Referências

ALARCÃO, Isabel. (org.). Formação reflexiva de professores: Estratégias de Supervisão. Coimbra: Porto, 1996.

ALARCÃO, Isabel. Do olhar supervisivo ao olhar sobre supervisão. In: _______. Supervisão pedagógica: princípios e práticas. 4. ed. Campinas: 2004.

ALONSO, Myrtes. A Supervisão e o desenvolvimento profissional do professor. In: FERREIRA, Naura Carapeto (org). Supervisão Educacional para uma escola de qualidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FERREIRA, Naura Silva C. Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FERREIRA, Naura Silva C. Supervisão educacional uma reflexão crítica. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

FREITAS, Ana Lúcia de Souza. Pedagogia da Conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

GATTI, Bernardete. A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, São Paulo, v. 34, n.100, 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Tradução: Maria da Conceição Fornos de Magalhães. 15. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação científica. Petrópolis: Vozes, 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da sua escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 18 ed. Loyola: São Paulo. 2002.

NERICI, Imídeo G. Introdução à Supervisão Escolar. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1974.

PISTRAK, M. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2002.

WELLEN, Henrique; WELLEN, Hericka. Gestão organizacional e escolar: uma análise crítica. Curitiba: Ibpex, 2010.

Downloads

Publicado

04/12/2023

Como Citar

GESTÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR: DESAFIOS ENFRENTADOS NAS ESCOLAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124357. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4357