GESTÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR: DESAFIOS ENFRENTADOS NAS ESCOLAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4357Palavras-chave:
Educação. Escola. Gestão. Pandemia. Supervisão.Resumo
A pesquisa aqui apresentada tem o desígnio de trazer uma abordagem reflexiva acerca do trabalho do gestor e do supervisor escolar e a sua relação com o corpo docente na unidade escolar, sem esquecer de destacar as responsabilidades atribuídas ao exercício desses profissionais, mostrando que estão compreendidas no desenvolvimento do planejamento, na organização e na execução do projeto pedagógico escolar, além de mencionar as suas posições hierárquicas diante de suas equipes e como elas podem interferir no desenvolvimento da unidade escolar de modo geral. Para tanto, esta pesquisa apresenta como fundamentação teórica algumas concepções de cunho bibliográfico, advindas de autores renomados e que discutem em suas obras a temática aqui abordada, com o propósito de fazer conhecer o processo histórico que abarca o gestor e o supervisor escolar, tendo em vista as suas responsabilidades, desde o seu início até as mudanças ocorridas em suas atribuições e que se mostram em atividade atualmente, buscando, com isso, destacar a posição de liderança intrínseca de suas funções, além de apresentar as concepções e todos os fatores que compreendem os seus trabalhos dentro da instituição de ensino.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. (org.). Formação reflexiva de professores: Estratégias de Supervisão. Coimbra: Porto, 1996.
ALARCÃO, Isabel. Do olhar supervisivo ao olhar sobre supervisão. In: _______. Supervisão pedagógica: princípios e práticas. 4. ed. Campinas: 2004.
ALONSO, Myrtes. A Supervisão e o desenvolvimento profissional do professor. In: FERREIRA, Naura Carapeto (org). Supervisão Educacional para uma escola de qualidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FERREIRA, Naura Silva C. Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FERREIRA, Naura Silva C. Supervisão educacional uma reflexão crítica. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
FREITAS, Ana Lúcia de Souza. Pedagogia da Conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
GATTI, Bernardete. A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, São Paulo, v. 34, n.100, 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Tradução: Maria da Conceição Fornos de Magalhães. 15. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação científica. Petrópolis: Vozes, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da sua escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 18 ed. Loyola: São Paulo. 2002.
NERICI, Imídeo G. Introdução à Supervisão Escolar. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1974.
PISTRAK, M. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2002.
WELLEN, Henrique; WELLEN, Hericka. Gestão organizacional e escolar: uma análise crítica. Curitiba: Ibpex, 2010.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.