GESTÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR: DESAFIOS ENFRENTADOS NAS ESCOLAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Vilma Andrade Ribeiro
  • Adair Pires de Moraes dos Santos
  • Antônia Margarida da Silva
  • Erk Sônia Alves dos Santos
  • Helena Leandro de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4357

Palavras-chave:

Educação. Escola. Gestão. Pandemia. Supervisão.

Resumo

A pesquisa aqui apresentada tem o desígnio de trazer uma abordagem reflexiva acerca do trabalho do gestor e do supervisor escolar e a sua relação com o corpo docente na unidade escolar, sem esquecer de destacar as responsabilidades atribuídas ao exercício desses profissionais, mostrando que estão compreendidas no desenvolvimento do planejamento, na organização e na execução do projeto pedagógico escolar, além de mencionar as suas posições hierárquicas diante de suas equipes e como elas podem interferir no desenvolvimento da unidade escolar de modo geral. Para tanto, esta pesquisa apresenta como fundamentação teórica algumas concepções de cunho bibliográfico, advindas de autores renomados e que discutem em suas obras a temática aqui abordada, com o propósito de fazer conhecer o processo histórico que abarca o gestor  e o supervisor escolar, tendo em vista as suas responsabilidades, desde o seu início até as mudanças ocorridas em suas atribuições e que se mostram em atividade atualmente, buscando, com isso, destacar a posição de liderança intrínseca de suas funções, além de apresentar as concepções e todos os fatores que compreendem os seus trabalhos dentro da instituição de ensino. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ueudison Alves Guimarães

Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Vilma Andrade Ribeiro

Licenciada em Matemática. Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática. Mestranda em Educação.

 

Adair Pires de Moraes dos Santos

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Pedagogia Social e Educação Infantil. Mestranda em Educação.

Antônia Margarida da Silva

Graduada em Letras e Pedagogia. Pós graduada em Língua Portuguesa e Educação Integral. Mestranda em Educação.

Erk Sônia Alves dos Santos

Licenciada em Letras. Pós-graduada em Programa de Ensino de Língua Portuguesa. Mestranda em Educação.

Helena Leandro de Sousa

Graduada em Pedagogia e Geografia. Pós-graduada em Psicopedagogia. Mestranda em Educação.

Referências

ALARCÃO, Isabel. (org.). Formação reflexiva de professores: Estratégias de Supervisão. Coimbra: Porto, 1996.

ALARCÃO, Isabel. Do olhar supervisivo ao olhar sobre supervisão. In: _______. Supervisão pedagógica: princípios e práticas. 4. ed. Campinas: 2004.

ALONSO, Myrtes. A Supervisão e o desenvolvimento profissional do professor. In: FERREIRA, Naura Carapeto (org). Supervisão Educacional para uma escola de qualidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FERREIRA, Naura Silva C. Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FERREIRA, Naura Silva C. Supervisão educacional uma reflexão crítica. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

FREITAS, Ana Lúcia de Souza. Pedagogia da Conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

GATTI, Bernardete. A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, São Paulo, v. 34, n.100, 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Tradução: Maria da Conceição Fornos de Magalhães. 15. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação científica. Petrópolis: Vozes, 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da sua escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 18 ed. Loyola: São Paulo. 2002.

NERICI, Imídeo G. Introdução à Supervisão Escolar. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1974.

PISTRAK, M. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2002.

WELLEN, Henrique; WELLEN, Hericka. Gestão organizacional e escolar: uma análise crítica. Curitiba: Ibpex, 2010.

Publicado

04/12/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Andrade Ribeiro, V., Pires de Moraes dos Santos, A., Margarida da Silva, A., Sônia Alves dos Santos, E., & Leandro de Sousa, H. (2023). GESTÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR: DESAFIOS ENFRENTADOS NAS ESCOLAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124357. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4357