OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO HUAMBO, ANGOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5746

Palavras-chave:

TIC, Ensino de Geografia, Formação de Professores.

Resumo

Este estudo teve como escopo analisar as percepções e práticas dos professores de Geografia no uso de recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem desta disciplina no Liceu Comandante Vilinga, na província do Huambo. Utilizando uma abordagem qualitativa e quantitativa, a recolha de dados envolveu questionários aplicados aos alunos e professores de Geografia. A análise foi realizada com o recurso ao software SPSS, que forneceu uma análise quantitativa dos dados recolhidos. Os resultados apontam uma lacuna entre o conhecimento teórico dos professores sobre ferramentas digitais e a sua implementação efectiva em sala de aula, devido à falta de familiarização destes com as ferramentas tecnológicas de análise espacial, habilidades de manuseio insuficientes e infra-estrutura inadequada. Os professores ainda dependem predominantemente de meios de ensino tradicionais, como mapas geográficos, globos e cartazes. O estudo sugere que as políticas educativas devem priorizar a actualização tecnológica nas escolas, incluindo a aquisição de equipamentos, a formação contínua dos professores em tecnologias de ensino aplicadas a cada disciplina de ensino, e a criação de ambientes de aprendizagem digitais, que permitam aos alunos explorar e analisar os conteúdos geográficos de forma interactiva e dinâmica, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Além disso, a integração de recursos tecnológicos pode ajudar a desenvolver habilidades críticas e analíticas nos alunos, preparando-os melhor para os desafios do mundo moderno, além de estimular o interesse na área da Geografia e em campos relacionados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • António Alcidio Chimbaia David

    Colégio Comandante Dangereux do Huambo, Angola.

  • Fernando Vianeque Agostinho

    Doutorado em Ciências Pedagógicas, área de "Formação de Professores de Geografia". Professor de Metodologia de Ensino das Ciências da Natureza no Mestrado em Metodologia do Ensino Primário, Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola.

  • Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes

    Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola

Referências

AGOSTINHO, F. V. O Ensino de Sistemas de Informação Geográfica na formação do professor de Geografia: relato de experiência no ISCED-Benguela, Angola. In: PEREIRA, W. F. Tecnologias educacionais: metodologias, técnicas e ambientes em pesquisa. [S. l.]: Editora Científica, 1.ª ed., 2022. Vol. 2, p. 162. doi:10.37885/978-65-5360-245-8 DOI: https://doi.org/10.37885/221111013

AGOSTINHO, F. V.; SAVETA, I. A. Uso do Facebook Durante o Estado de Emergência pela COVID-19: Experiência com os Estudantes de Geografia do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela Revista Angolana de Extensão Universitária, v. 2, n. 2, p. 106 - 130, 25 jul. 2020. Disponível em: https://www.portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/142

ASSIS, C. A. Uso da Google Earth como ferramenta de aprendizagem no ensino da Geografia. [S. l.]: UEM, 2013

BANHARA, G. D. A utilização das novas tecnologias de ensino da Geografia. [S. l.]: Passei Direito, 2021.

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DA UNIÃO INTERNACIONAL PARA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA. Declaração Internacional sobre Educação Geográfica. [S. l.: s. n.], 2007. Disponível em: https://www.igeo-education.org/declaracao. Acesso em: 21 ago. 2024.

FREITAS, F. C.; SOUSA, F. A.; FIUZA, L. M. Uso das tecnologias nas aulas de Geografia no ensino Médio. Revista Multidisciplinar em educação, 2020. DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5064

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, F. F. Impotancia da formação continuada. [S. l.]: Licuri, 2024. DOI: https://doi.org/10.58203/Licuri.22324

GONÇALVES, I. B.; FILHO, J. D. As novas tecnologias digitais no ensino de Geografia. São Paulo: CESP, 2013.

HAGUETE, T. M. Metodologias Qualitativas. Petropolis: Vozes, 1977.

JULIÃO, R. P. Geografia informação e sociedade. GeoNova, 1999.

KARNOPP, C. A tecnologia nas aulas de Geografia e sua mediação na construção do conhecimento. Panamá: Panamá GE, 2013.

KOCHHANN, A.; MARTINS, I.; LEMOS, P.; LIMA, J. D.; OLIVEIRA, R. R.; SILVA, W. B. Metaverso na Educação: Uma Análise Conceptual e crítica. Peer Review, v. 10, p. 11-12, 2023.

MOMOLI, A. C.; PEREIRA, A. M. A formação dos professores de Geografia para o uso das tecnologias digitais. [S. l.]: UFFS, 2019.

MOREIRA, M. A. Metodologia em pesquisa de ensino. São Paulo: LF, 2011.

NUMA, E. N. Probabilidade e estatística conceitos elementares. Buenos Ares: Punto Rojo, 2021.

PANIZZA, A. D.; FONSECA, F. P. Técnicas de interpretação visual de imagens. Geousp-espaço e terra, v. 15, n. 3, 2011. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74230

PILAR, G. G. Um estudo sobre o Google Earth como ferramenta de escrita virtual. 2006. Monografia (Comunicação social) - UFRS, Porto Alegre, 2006.

REIS, P. Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Lisboa: CCPAP, 2011.

RODRIGUES, W. N. O ensino da Geografia e o uso de tecnologias na prática educacional. [S. l.]: UFA, 2023.

SÁ, I. V. Importância e o Uso das TIC no Ensino de Geografia. [S. l.]: AGB, 2022. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.6192331075

SILVA, M. L.; BASTOS, M. F.; CUNHA, T. R. Metaverso: Um olhar soba perspectiva da educação. Revista Foco, n. 6, 2023.

SOUSA, Karine Heloise Felix de. Quizzez Gamificados com recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem da Programação. 2023. Dissertação (Mestradado) - Instituto Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235325

Downloads

Publicado

14/10/2024

Como Citar

OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO HUAMBO, ANGOLA. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105746. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5746