OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO HUAMBO, ANGOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5746

Palavras-chave:

TIC, Ensino de Geografia, Formação de Professores.

Resumo

Este estudo teve como escopo analisar as percepções e práticas dos professores de Geografia no uso de recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem desta disciplina no Liceu Comandante Vilinga, na província do Huambo. Utilizando uma abordagem qualitativa e quantitativa, a recolha de dados envolveu questionários aplicados aos alunos e professores de Geografia. A análise foi realizada com o recurso ao software SPSS, que forneceu uma análise quantitativa dos dados recolhidos. Os resultados apontam uma lacuna entre o conhecimento teórico dos professores sobre ferramentas digitais e a sua implementação efectiva em sala de aula, devido à falta de familiarização destes com as ferramentas tecnológicas de análise espacial, habilidades de manuseio insuficientes e infra-estrutura inadequada. Os professores ainda dependem predominantemente de meios de ensino tradicionais, como mapas geográficos, globos e cartazes. O estudo sugere que as políticas educativas devem priorizar a actualização tecnológica nas escolas, incluindo a aquisição de equipamentos, a formação contínua dos professores em tecnologias de ensino aplicadas a cada disciplina de ensino, e a criação de ambientes de aprendizagem digitais, que permitam aos alunos explorar e analisar os conteúdos geográficos de forma interactiva e dinâmica, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Além disso, a integração de recursos tecnológicos pode ajudar a desenvolver habilidades críticas e analíticas nos alunos, preparando-os melhor para os desafios do mundo moderno, além de estimular o interesse na área da Geografia e em campos relacionados.

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Biografia do Autor

António Alcidio Chimbaia David

Colégio Comandante Dangereux do Huambo, Angola.

Fernando Vianeque Agostinho

Doutorado em Ciências Pedagógicas, área de "Formação de Professores de Geografia". Professor de Metodologia de Ensino das Ciências da Natureza no Mestrado em Metodologia do Ensino Primário, Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola.

Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes

Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola

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Publicado

14/10/2024

Como Citar

Alcidio Chimbaia David, A., Agostinho, F. V., & da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes, M. (2024). OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO HUAMBO, ANGOLA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105746. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5746